google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

O que está acontecendo com o Memphis Grizzlies?

O Memphis Grizzlies foi um dos grandes na temporada passada, terminando em segundo lugar no oeste com 51 vitórias e 31 derrotas. Neste ano, a equipe não está na mesma boa fase, são 7 derrotas e apenas uma vitória. Este é um problema não apenas pela ausência de Ja Morant, existem outros fatores, vamos entender melhor o que está acontecendo em Memphis.

Ja Morant Memphis Grizzlies
Imagem: Reprodução/ESPN

Mudanças na offseason

A intertemporada dos Grizzlies teve mudanças no elenco, mas também a postura do time foi um ponto de mudança. Zach Kleiman, General Manager da equipe, disse em entrevista coletiva que houve muitas distrações no time - se referindo a Ja Morant com seus problemas fora das quadras e Dillon Brooks com sua postura provocativa - e que terão uma abordagem diferente para esta temporada. Brooks foi trocado para o Houston Rockets, Kristaps Porzingis foi para os Celtics e Tyus Jones para o Washington Wizards. Como reforços, os principais contratados foram Marcus Smart e Derrick Rose.


Já havia um projeto de rebuild em andamento em Memphis desde o draft de 2018. A começar pela escolha de Jaren Jackson Jr que se tornou uma potência defensiva. No ano seguinte a escolha de Ja Morant, que em quadra, dispensa comentários; depois o draft de Desmond Bane, contratação de Steven Adams e draft de Brandon Clarke. Um time que se solidificou em uma reconstrução e conseguiu se tornar um dos mais fortes da conferência oeste.


Qual o problema dos Grizzlies?

Dado o contexto da offseason até aqui, podemos entender melhor o que está acontecendo. O primeiro erro foi a troca de Tyus Jones para os Wizards, um armador que assumiu um papel importante na lesão de Ja Morant no ano passado e que soube conduzir muito bem a equipe. Para substituí-lo, a equipe trouxe Derrick Rose, baseando-se na expectativa de mudança de comportamento dos jogadores por influência do armador, porém, em sua chegada ele já deixou claro que não estaria lá para cuidar de ninguém.

“Não estou aqui para ser babá… estou aqui para vencer jogos.”

Derrick Rose Memphis Grizzlies
Imagem: Reprodução/Daily Memphian

Com a suspensão de Ja Morant, Rose assumiu a titularidade e as coisas não deram certo. O armador jogou apenas 4 partidas e sofreu uma lesão no joelho, suas médias são de 8 pontos, 2.8 assistências e 0.5 roubo de bola por jogo. Tyus Jones faz muita falta na criação de jogadas. Com a lesão de Derrick Rose, o cenário piorou ainda mais, pois Marcus Smart foi forçado a assumir a responsabilidade de playmaker. Todos nós sabemos que ele é um jogador de personalidade defensiva, armando o jogo ele possui média de 4 turnovers por partida neste ano. A única vitória da equipe, contra Portland, foi mérito de Desmond Bane e Jaren Jackson Jr, que juntos somaram 57 pontos.


A ausência de Ja Morant para armar o jogo é de grande impacto no elenco de Memphis, mas esse não é o único problema. A equipe nos mostrou isso, inclusive, na temporada passada, quando Morant se machucou ficando fora por 25 jogos e o time ganhou 20 deles. Dillon Brooks faz muita falta, apesar de sua postura agressiva, ele era um jogador que fazia a diferença marcando 15 ou 20 pontos em muitos jogos. Isso ele está mostrando em Houston, com média de 15 pontos por jogo. Steven Adams no garrafão também é uma peça muito importante, em jogadas com e sem a bola, a equipe precisa de um jogador como Adams, é uma carência grande.


Os Grizzlies ainda terão 18 jogos sem Morant por suspensão, a forte competitividade da conferência pode cobrar caro para equipe tantas partidas de espera. Não é garantido que Ja Morant mude o panorama e os transforme em vencedores assim que chegar. O time chegou a ficar com campanha 0-6, isso só aconteceu outras 4 vezes em toda a história da franquia. Esta temporada está castigando o Memphis Grizzlies, vamos observar de que maneira eles buscarão uma reação.


13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page