google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Saiba tudo sobre o Thanksgiving da NFL - História, curiosidades e jogos

O Thanksgiving é um feriado muito importante nos Estados Unidos. É uma data tradicional para agradecer a família, a colheita e ao ano que passou. A data sempre é marcada para a última quinta-feira de novembro e antecede a famosa Black Friday.


Neste dia, temos os famosos Thanksgiving Games (jogos de Ação de Graças). Ao invés de ser apenas o Thursday Night Football, dois jogos são adicionados para acontecerem ao longo da tarde. O intuito é reunir a família para comemorar, agradecer o ano e apreciar bons jogos de futebol americano.


Conheça a seguir a história que resultou neste grande evento que são os jogos no dia de Ação de Graças:

NFL Thanksgiving
Imagem: Reprodução/MarketWatch

Como a tradição começou

A tradição de ter jogos no dia de Ação de Graças originou-se no século XIX, mais precisamente no ano de 1876. A partida entre as universidades de Yale e Princeton iniciou a prática anual dos jogos de futebol americano no feriado. Alguns anos depois a Universidade de Michigan passou a ser tradicional nas partidas de Thanksgiving.


Na década de 1920, o futebol americano profissional começou a ganhar mais espaço no cenário esportivo americano e outros times passaram a jogar no dia de Ação de Graças, porém, nenhum deles possuía um lugar reservado naquela data.


Em 1934, o Portsmouth Spartans, equipe pertencente ao radialista George Richards, se mudou para Detroit e se tornou o Detroit Lions. Nesta época, a cidade contava apenas com a equipe de baseball, Detroit Tigers, como atração esportiva. Com um novo esporte sendo praticado profissionalmente em Detroit, a equipe foi muito bem acolhida pela população.


Richards conseguiu fechar um acordo com a grandíssima emissora de rádio, NBC, para transmitir a partida de Thanksgiving entre Detroit Lions e Chicago Bears, em 94 estações de rádio espalhadas pelo país. Uma tradição estava sendo estabelecida. Os ingressos se esgotaram e ainda sobraram muitos fãs fora do estádio, foi um sucesso! Os Bears venceram o jogo por 19-16.


A partir deste ano, os Lions não deixaram de jogar as partidas de Ação de Graças. Exceto entre 1939 e 1944, nesse período não houve partidas de Thanksgiving devido a Segunda Guerra Mundial.

Imagem: Reprodução/Ebay


Em 1951, os Lions enfrentaram o Green Bay Packers na partida que somou o maior número de pontos da história do feriado, foram 87 pontos totais. O Detroit Lions venceu por 52-35. O primeiro jogo de Ação de Graças televisionado ocorreu em 1953. A emissora responsável foi a DuMont Television Network, três anos depois a CBS comprou os direitos de transmissão.


Saltando para 1962, mais uma partida entre os rivais Detroit Lions e Green Bay Packers entrou para a história. Os Lions tinham 8 vitórias e 2 derrotas na temporada, enquanto os Packers (liderados pelo lendário treinador Vince Lombardi) estavam invictos. Esse jogo ficou conhecido como “O Massacre do Dia de Ação de Graças”. O Green Bay Packers tinha sido campeão na temporada anterior, isso os colocou como os favoritos para vencer esta temporada também. Os Packers possuíam uma campanha invicta de 10 vitórias, isso corroborou para a ideia de favoritismo para a partida. Os Lions atropelaram o lendário quarterback Bart Starr - ele sofreu 11 sacks - em rede nacional e venceram o jogo por 26-14. O momento capturado pela transmissão em que Lombardi grita para os seus jogadores - “QUE DIABOS ESTÁ ACONTECENDO AQUI!?” - ficou bem famoso desde então.


Imagem: Reprodução/Today in Pro Football History


Chegada dos Cowboys

Em 1966, outra equipe apareceu nos jogos do feriado de Thanksgiving, o Dallas Cowboys. O General Manager da equipe, Tex Schramm, viu o feriado como uma oportunidade para colocar sua equipe para sediar o jogo no dia em que todos os americanos estão acompanhando a NFL. O jogo de estreia da equipe no Thanksgiving foi um sucesso, as arquibancadas lotaram e os Cowboys venceram os Browns por 26-14. A partir daí, um segundo time tradicionalíssimo se estabeleceu nessa data tão importante para a cultura norte-americana.


Nove anos depois, o St. Louis Cardinals solicitou para sediar as partidas do feriado. Então, foram os anfitriões em 1975 e 1977 (Dallas em 1976). Porém, os Cardinals não atraíram sequer metade do público que os Cowboys traziam para seu estádio e não venciam jogos como a equipe do Texas. Em 1978 o time de Dallas voltou a ser o anfitrião das partidas de Ação de Graças juntamente dos Lions. Os Lions jogavam a primeira partida do dia e os Cowboys a segunda.


Desde 2006, um terceiro jogo é disputado no Thanksgiving. A partida de horário nobre que originalmente foi transmitida pela NFL Network como o Thursday Night Football, em 2012 passou a ser televisionada pela NBC, que fizeram com que os jogos noturnos fossem entre duas equipes da mesma divisão (com exceção para 2016, quando os Steelers enfrentaram os Colts e para 2021 entre Saints e Bills).

Imagem: Reprodução/sikids.com


Em memória a John Madden

Em 2022, a NFL nomeou os jogos de Thanksgiving como “John Madden Thanksgiving Celebration”, para homenagear o lendário Head Coach e comentarista que faleceu em dezembro de 2021.

Imagem: Reprodução/NFL (X)

Curiosidades

Em 1974 o quarterback dos Cowboys, Roger Staubach, se lesionou durante a partida de Ação de Graças contra o Washington Redskins. O desconhecido quarterback, Clint Longley, entrou em campo e reverteu o resultado de 16-3 para 25-23 com direito a um passe de 50 jardas para Drew Pearson anotar o touchdown e vencer a partida faltando 28 segundos. Esse foi um dos jogos mais marcantes da história do feriado.


Em 1998 ocorreu o memorável jogo entre Cowboys e Vikings que em apenas três recepções, Randy Moss marcou três touchdowns e somou 163 jardas. Esta partida fica ainda mais interessante devido ao fato de que os Cowboys não acreditaram em Moss e não o escolheram no draft do mesmo ano. Os Vikings venceram por 46-36.

Jogos de Thanksgiving 2023:

Detroit Lions x Green Bay Packers - 14:30

Dallas Cowboys x Washington Commanders - 18:30

Seattle Seahawks x San Francisco 49ers - 22:20

Todos serão transmitidos pelo Dimensão Esportiva!


19 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page