google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Primeira escolha do Draft 2023: A promessa de Wembanyama


O San Antonio Spurs selecionou na primeira posição do Draft 2023, Victor Wembanyama, considerado uma das maiores promessas da NBA nos últimos anos. A expectativa em torno do jovem francês com 2,25 metros de altura é enorme, especialistas apontam que ele pode mudar de vez o jogo de basquete.


Wembanyama possui um arsenal vasto de habilidades, com dribles, arremessos de três, enterradas e proteção do garrafão. Isso é algo impressionante para um alguém do seu tamanho, pois embora hoje em dia é mais comum ver jogadores muito altos batendo a bola em direção à cesta e tentando arremessos de longa distância, como Joel Embiid e Anthony Davis, é muito difícil ver algo semelhante com o que o Wembanyama faz em quadra.


Victor Wembanyama, primeira escolha do Draft 2023 (Reprodução: USA Sports Today/Lucas Peltier)
Victor Wembanyama, primeira escolha do Draft 2023 (Reprodução: USA Sports Today/Lucas Peltier)

A comparação mais próxima para ser realizada seria com Kevin Durant, ambos são os chamados “unicórnios”, ou seja, jogadores altos que conseguem exercer funções que normalmente não seriam designados. O francês, no caso, é ainda mais surpreendente conseguindo ser mais versátil fazendo coisas realizadas por armadores e alas, como arremessos e dribles, e incrivelmente com aparente facilidade. Não à toa o astro Lebron James disse que ele é um " alien” - já ta aí um apelido para a NBA.


"Todo mundo tem sido considerado um unicórnio nos últimos anos, mas ele é mais tipo um alien. Ninguém nunca viu ninguém alto como ele jogar de maneira tão fluída e graciosa. É certamente um talento geracional.", afirmou Lebron James

Para provar a excepcionalidade do rapaz, ele conseguiu arremessar uma bola de três e pegar o seu próprio rebote para embalar em uma enterrada (Veja o vídeo abaixo).





A expectativa em torno de Victor Wembanyama é extremamente grande, tanto que a própria NBA vem transmitindo partidas do basquete francês para ver seus jogos com o Metropolitans 92. Provavelmente, não houve uma comoção tão grande desde o draft de Lebron James, em 2003, que tinha jogos de ensino médio sendo transmitidos em televisão nacional e profissionais da mídia apontando ele como o atleta à assumir “a posição de Michael Jordan”. Até houve grandes promessas de draft nesse meio tempo, como Zion Williamson e Blake Griffin, porém nenhum foi referenciado como um promissor jogador que iria “revolucionar o esporte”.


O técnico Gregg Popovich, do Spurs, terá oportunidades vastas para explorar Wembanyama em quadra, podendo testá-lo entre as posições 3, 4 e 5. Embora, com uma estatura maior que muito pivô por aí ele pode facilmente atuar como ala. Sua habilidade permite com que ele seja trabalhado nos dois lados da quadra, visto suas habilidades ofensivas, com arremessos e enterradas, e seu potencial defensivo para tanto proteger o aro quanto marcar defensores longe do garrafão.


Claro, como toda promessa há um receio que ele não cumpra as expectativas, por isso há de se considerar algumas variáveis do seu jogo. Por ser um jogador extremamente alto, é ainda um pouco incerto sobre sua resistência e recuperação em relação à lesões, tanto que será necessário um desenvolvimento cuidadoso no quesito físico, pois jogadores desse porte não costumam ter uma carreira tão longínqua.


Wembanyama dando um toco em Scott Henderson, em partida entre Metropolitans 92 e G-League Ignite
Wembanyama dando um toco em Scott Henderson (Reprodução: Ethan Miller/Getty Images)

A parte física será de fato há se provar do rapaz, pois o jogo físico é muito mais intenso comparado ao basquete europeu. Ainda houveram poucas partidas que Wembanyama pudesse experienciar isso, em outubro de 2022 o Metropolitans 92 disputou dois jogos contra o G-League Ignite, estrelado por Scott Henderson, draftado na terceira escolha pelo Portland Trail Blazers. Ao final, cada um levou uma, e Wembanyama experienciou um pouco do basquete norte-americano.



Primeira escolha no Draft, Victor Wembanyama aponta não somente para uma carreira de alto nível na NBA, segundo analistas, e sim para se tornar um dos maiores fenômenos da história e “revolucionar” o basquete.


(Texto escrito por: Ian Casalecchi)


Comments


bottom of page