google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

OPINIÃO: Precisamos falar sobre a temporada mágica de Domantas Sabonis

O pivô Lituano vem tendo sua melhor temporada na carreira em números, e em impacto ofensivo e defensivo, um casamento que deu muito certo com a franquia de Sacramento.


Foto: EZRA SHAW / AFP


Todos nós sabemos que Sabonis vem melhorando a cada ano na NBA, desde quando atuou pelo time de Oklahoma na sua temporada de calouro em 16/17, até ir para o Pacers e por lá permanecer durante 5 temporadas, até a temporada 2020/21 quando atingiu um status de bom pra ótimo jogador e ai veio a troca para o Kings. Pacers e Kings envolveram Haliburton e Sabonis em uma troca que, na época, gerou alguma desconfiança, mas que hoje é vista como uma das melhores trocas dos últimos anos, pois as duas franquias venceram.


A adição de Sabonis ao elenco dos Kings, além de melhorar o time e trazer finalmente um companheiro confiável a Fox, também foi peça fundamental para acabar com o jejum de 16 anos da franquia sem ir aos playoffs, e colocar Sacramento de volta no mapa do basquete.


Sabonis é a cara da cultura "Light the Beam" por ser sempre um lutador dentro de quadra. Jogador de 2,08 metros de altura, seu destaque ultrapassa a capacidade atlética, por que demonstra inteligência, advinda do basquete europeu, para vencer duelos nos dois lados da quadra e conseguir rebotes. Além disso na temporada passada ajudou Sacramento a ter e manter um ataque super explosivo que, inclusive, foi o melhor da liga. Estes fatores levaram a equipe Californiana a estender o contrato do pivô, que foi All Star e agora recebe U$$217 milhões até 2028.


Sabonis é mais um que vem mostrando essa características de pivôs passadores e isso fica nítido ao ver que ele tem 13 triplos duplos só nessa temporada. O cara além de ser uma maquina de rebotes, melhorou sua capacidade de leitura de jogo e sempre acha um companheiro para finalizar melhor a jogada, ponto que anteriormente era falho no jogo dele, fato que é demonstrado pela sua média de quase oito assistências na atual temporada.


O fato é que cada vez que ele melhora, isso automaticamente traz uma melhora coletiva. Sabonis está no top 50 de todas as principais estatísticas dessa temporada, são:


20,0 pontos por jogo (47º melhor marca)

13,0 rebotes por jogo (Lidera a liga no quesito)

7,9 assistências por jogo (7º melhor marca)

61,9% de FG (8º melhor marca)


Sem falar que na vitória da ultima segunda-feira 29/01 contra o Memphis Grizzlies, ele entrou de vez na história da NBA, anotou 20 pontos, 26 rebotes, 5 assistências e teve 90% de FG. Com esses números, Sabonis tornou-se o segundo jogador da história da liga a fazer um jogo de 20/25/5 com 90% de FG, junto com Wilt Chamberlain que conseguiu o feito seis vezes.


Até onde pode chegar essa equipe dos Kings?


*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.


27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page