google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

OPINIÃO: Não é preciso endeusar Cuca para dar o devido valor a seu ato

Atualizado: 14 de mar.


Cuca em treino no Athletico-PR. Foto: José Tramontin / athletico.com.br

Na era das redes sociais, a expressão "8 ou 80" nunca foi tão condizente com a realidade. Um exemplo é a repercussão do pronunciamento de Cuca após sua estreia pelo Athletico-PR. Por quase 40 anos, o nome de Cuca esteve atrelado a um crime terrível. Condenado em 1987, o treinador teve a sentença anulada apenas neste ano. Sem entrar no mérito do caso, que já está às claras para quem quiser pesquisar, é importante discorrer sobre o que significa a fala do treinador após a vitória por 6x0 sobre o Londrina:


“Eu pensei que eu estava livre da minha angústia quando solucionei meu problema com a anulação do processo e a indenização. Mas entendi que não acabou porque não dependia apenas da decisão judicial, mas que eu precisava entender o que a sociedade esperava de mim. O que vocês vão ver de mim daqui para frente não serão palavras, serão atitudes. Mas obrigado por me ouvirem hoje", disse o técnico.

O pronunciamento foi o suficiente para desencadear o caos na internet. É a repercussão negativa sobre a fala somada à incontrolável vontade de cancelar qualquer um que tenha opinião divergente.


Ninguém é obrigado a elogiar o ato de Cuca. Eu mesmo mantenho minhas opiniões sobre o treinador, mas acho que o depoimento após a sua estreia no CAP não é de se ignorar. Não há registros de um personagem do futebol masculino que tenha trazido um relato tão condizente com a realidade. De novo, a constatação do óbvio não é um motivo para colocá-lo num pedestal e querer canonizá-lo. No entanto, em um mundo em que dizer o óbvio é necessário, tal ato já chama a atenção.


O que mais gera incômodo é o fato de o conteúdo da mensagem de Cuca ser ignorado, mesmo que esteja de acordo com o raciocínio de quem ataca. De novo: ninguém precisa “perdoar” ele por tudo o que envolve o seu nome. As pessoas até podem continuar o demonizando do jeito que fazem hoje, esse direito é delas. Atacar qualquer pessoa que trace linha de raciocínio diferente, diz mais sobre os canceladores do que sobre os "cancelados". Jornalistas como Jorge Iggor, Vitor Sérgio Rodrigues e outros que foram atacados apenas por suas opiniões a respeito do caso, só demonstram o quanto a mentalidade desses "juízes da internet" é fraca.


Cuca não deve ser colocado na posição de "herói" só por essa fala, pois tudo que envolve seu nome segue sendo muito pesado, mas reconhecer o poder que suas palavras podem ter e espalhá-las para mais pessoas ouvirem pode trazer benefícios.


Não podemos esquecer tudo que envolve o nome de Cuca, e, por isso, mantenho meus pensamentos sobre ele. É importante, porém, destacar quando um dos maiores símbolos atuais das angústias femininas mostra, enfim, remorso e empatia com o que acontece diariamente com elas, e promete ações - que precisam agora ser cumpridas.


Ninguém é obrigado a pensar que nem eu, mas é patético querer criminalizar qualquer um que não integre uma cartilha para linchar seres humanos.



*As opiniões aqui emitidas são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.

32 visualizações1 comentário

1 Comment


Teste IPTV Melhor teste IPTV


Teste IPTV 2 melhor teste

Like
bottom of page