google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

OPINIÃO: Lebron James está velho para NBA?

Após uma série avassaladora do Denver Nuggets em cima do Los Angeles Lakers, nas finais da conferência Oeste, colocou em xeque uma questão que há muito tempo vem sendo discutida: Lebron James está velho demais para NBA?


A resposta é que ainda não. Claro, com seus 38 anos de idade, James não enterra mais com a cabeça chegando à altura do aro. Ele já passou do seu duradouro auge. É um jogo muito desgastante, ainda mais na maior liga de basquete do mundo, não há corpo que aguente.


No Jogo 4, Lebron realizou de tudo para evitar a eliminação, foram 40 pontos, dez rebotes e nove assistências. Ele não ficou mais de um minuto fora da partida e deu tudo que poderia. No entanto, ao longo da série contra os Nuggets, as falhas de Lebron prevaleceram no decorrer das demais partidas, com erros básicos que raramente - ou até mesmo nunca - vi ele cometer. Foram passes errados, bolas roubadas, arremessos de amassar o aro e bandejas mal-executadas (com um destaque especial para essa - vídeo abaixo). E eu nunca vi o Lebron com um vislumbre tão cansado como ele estava no Jogo 3.





Após a derrota, o jogador foi questionado quais seriam os seus planos para a próxima temporada, ele deixou uma incerteza sobre o seu futuro no basquete.


Não é divertido não poder chegar à final. Vamos ver o que acontece no futuro. Tenho muito a pensar, para ser honesto. Apenas comigo, avançando no jogo de basquete, tenho muito em que pensar."

Sua afirmação indica uma consideração de aposentadoria, algo que em declarações prévias seria apenas após jogar uma temporada com seu filho mais velho, Bronny James, que estaria elegível ao Draft de 2024. A ideia de antecipar a aposentadoria é decorrente do seu descontentamento com a equipe, a queda dos playoffs, desgaste físico e críticas em torno de sua idade. Porém, mesmo com a eliminação e com um desempenho menor, não quer dizer que o “King James” perdeu sua majestade.


Com 20 temporadas nas costas, Lebron conseguiu ajudar o Los Angeles Lakers a chegar em uma final de conferência. Claro, agora ele não tem a mesma capacidade de carregar o time inteiro, como fazia em Cleveland e Miami - agora seu papel é muito mais de liderança. Coordenando a bola em quadra, ele tem que se apoiar mais em seus colegas de equipe, tendo Anthony Davis como seu principal parceiro.


Lebron coloca a "coroa" após vitória em cima do Memphis Grizzilies (Reprodução: Instagram/@lakers)
Lebron coloca a "coroa" após vitória em cima do Memphis Grizzlies (Reprodução: Instagram/@lakers)

Na primeira série enfrentando o Memphis Grizzlies, um time formado por muitos jogadores jovens, ficou visível a experiência de jogo em sua barba grisalha. Em declarações após o Jogo 2, Dillon Brooks alegou que Lebron estaria velho, após ter realizado o tempo inteiro a marcação em cima dele. Claro, isso apenas motivou James para retornar com fogo para as seguintes partidas. O Camisa 6 realizou pontos decisivos e ajudou a organizar a retomada da equipe na série, que acabou em 4 a 2.


Como se não bastasse, os Lakers teriam que enfrentar em seguida o Golden State Warriors. Eles passaram, sem muitos problemas, por seus eternos rivais, encerrando a série em 4 a 1. Ao longo da pós-temporada ele manteve uma média de 24.5 pontos, 6.6 assistências, 9.9 rebotes e 1.1 bloqueios.


Independentemente, se ele vai se aposentar de fato ou não, Lebron é um jogador único, um talento inigualável, o maior pontuador da história, com uma longevidade e qualidade comparável a estrelas como Tom Brady e Kelly Slater, e foi, talvez, o mais próximo a chegar aos pés de excelência de Michael Jordan. Ele provou que ainda tem mais alguns anos no tanque. Claro, não da mesma forma que antes, mas ainda com jogadas impressionantes. E, se esse foi seu jogo de despedida, que jogo!


(Texto escrito por: Ian Casalecchi)

*As opiniões aqui emitidas são de total responsabilidade dos seus autores, e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page