google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

OPINIÃO: Donovan Mitchell fora da corrida para MVP é o maior desrespeito da liga hoje

Atualizado: 15 de fev.

Donovan Mitchell é um ala-armador de 27 anos, de Elmsford, que foi selecionado na décima terceira escolha do Draft de 2017, pelo Denver Nuggets, mas foi trocado posteriormente, para o Utah Jazz. Atualmente, Mitchell joga pelo Cleveland Cavaliers.


Foto: ASSOCIATED PRESS/Sue Ogrocki


Donovan Mitchell é o principal nome dos Cavaliers desde que chegou ao time, ele chegou para assumir esse posto e preencher a lacuna deixada por Collin Sexton, na época que a troca com o Jazz aconteceu. Os Cavs venceram 20 dos últimos 25 jogos que disputaram e Mitchell é o quarto da liga na média de pontos por jogo, com 28.5, mas o armador não está entre os dez da corrida para o prêmio de MVP (jogador mais valioso). O que motiva isso?


Donovan Mitchell lidera os Cavs nessa temporada


A temporada de Spida não é suficiente para entrar na briga? No ranking de média de pontos por jogo, está na frente de nomes como Jayson Tatum, Kevin Durant, Devin Booker, Anthony Edwards, Kawhi Leonard e Nikola Jokic. Mitchell não é eficiente para seu time? Mas tem 47.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra, tendo uma média de 21.2 arremessos tentados por jogo, então a média dele é considerável pra um cara que arremessa tanto. Spida não marca bem? É o segundo da liga na média de roubos por jogo, com 1.9, mesmo que a métrica de analisar um defensor pelos roubos de bola, não seja a melhor para se aplicar, mas diante da classificação, mostra que agrega um certo impacto defensivo. Os Cavaliers não é um time tão bom? O Cavs é simplesmente o segundo colocado da Conferência Oeste e no recorde dos últimos dez jogos de cada, é o time mais quente da liga. Então se a razão para o ala-armador ser desrespeitado, for uma dessas perguntas, são simplesmente narrativas rasas e sem sentido, mas se a razão não for nada disso, o que seria então?


Fora as épocas com LeBron James, o Cleveland Cavaliers nunca foi uma forte vitrine na liga, a cidade de Cleveland não é imensa igual Nova York, não é midiática igual Los Angeles e não é ''barata'' igual Miami, portanto, talvez isso possa explicar o descuido que ocorre com os Cavs, pois o elenco é simplesmente muito bom para ser ignorado, além de que Donovan Mitchell nunca jogou em um amplo mercado. Salt Lake City também não é atrativo tal qual as cidades grandes, então esse desrespeito com Spida, talvez seja nutrido por esse fato (pelo menos até então). Então ele só seria devidamente respeitado, jogando em cidades mais evidentes? É o que a mídia e a liga indicam, já que cidades como Cleveland, Portland, Sacramento, sempre são tratadas na irrelevância e praticamente nada que venha desses locais, é interessante pra liga.


É difícil entender a ausência de Spida nas pautas para MVP, mas isso não é surpresa quando você pega o tratamento da liga em anos anteriores. A intenção não é dizer que Mitchell devia ganhar o prêmio, mas sim que esteja no mínimo entre os 10 jogadores que entram na corrida pelo prêmio. Não é difícil enaltecer a temporada que Donovan Mitchell e o Cleveland Cavaliers estão fazendo.


As médias do armador nos últimos sete jogos:

  • 32.9 pontos

  • 7.1 assistências

  • 5.7 rebotes

  • 1.4 roubos

  • 53.5% nos arremessos de quadra

  • 41.9 nos arremessos de três pontos


Nesse recorte de sete jogos, dá pra analisar o impacto surreal de Mitchell para os Cavaliers, porém vale lembrar que o time joga, boa parte da temporada, desfalcado de nomes como Evan Mobley e Darius Garland, grandes jogadores do time, fora Spida, então assim se percebe ainda mais, o valor dele.


Além de que, os Cavaliers nunca estiveram numa posição tão alta na tabela sem LeBron James. Então pedir que Spida esteja numa lista de 10 nomes para concorrer ao MVP, é basicamente o mínimo que se espera, de um jogador tão impactante, num time tão sólido.


Este foi meu texto de hoje, sou o Ewerton Moreira e toda semana irei escrever algo sobre essa liga amada por tantos. Siga o Dimensão MVP para notícias de NBA, NFL, MLB e muito mais: @DimensaoMVP no X e @dimensao.mvp no Instagram. Até a próxima!



*A opinião aqui emitida, é de total responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do Dimensão Esportiva.

62 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page