google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

OPINIÃO: Bilibili Gaming larga na frente pelo título, mas a disputa é franca pelo segundo finalista da LPL

Atualizado: 31 de mar.

Na última quarta-feira (27) se encerrou a temporada regular da LPL, que é o campeonato de League of Legends da China. O início dos playoffs da liga será no domingo (31), com 10 times participando e os dois primeiros da regular, já garantidos na fase final, que é composta por quatro times.


FOTO: REPRODUÇÃO/Riot Games

Os playoffs são disputados com séries em melhor de cinco jogos, então são três vitórias que fazem o time garantir o avanço para a próxima fase. Vejamos agora, como ficou a tabela final da temporada regular, desse primeiro split de LPL:


FOTO: REPRODUÇÃO/LEAGUE OF LEGENDS PRO LEAGUE

Invictus Gaming (iG), Team WE (WE), Oh My God (OMG), Weibo Gaming (WBG), LNG Esports (LNG), Ninjas in Pyjamas (NiP), FunPlus Phoenix (FPX), JD Gaming (JDG), Top Esports (TES) e Bilibili Gaming (BLG) estão garantidos nos playoffs, que a primeira rodada é disputada entre os times que ficaram entre sétimo e décimo lugares, como veremos abaixo:


FOTO: REPRODUÇÃO/LPL

O vencedor do jogo entre OMG (8°) x WE (9°) enfrenta NiP (5°) na terceira partida dos playoffs. O vencedor de WBG (7°) e iG (10°) enfrenta LNG (6°) na quarta partida. Após a segunda rodada, a ordem se inverte para a terceira, com o vencedor da terceira partida enfrentando FPX (4°) e o vencedor da quarta enfrentando JDG (3°).


Após as seis séries disputadas, teremos dois classificados para a segunda fase dos playoffs, com o vencedor da quinta partida enfrentando BLG (1°) e o vencedor da sexta enfrentando TES (2°), as duas primeiras séries da segunda fase, abrem o chaveamento em modelo de eliminação dupla, onde os times que perderem na chave superior, caem para a chave inferior, jogando séries onde a derrota custa a eliminação do torneio. Dados todos os detalhes dos playoffs da LPL, vamos partir para a minha prévia do que acredito que irá acontecer:



Opiniões nem sempre deixam de ser contraditórias, mas a contradição lhe permite ser imprevisível, então farei minha explicação sobre as escolhas:


  • Invictus Gaming: Esse time na real é uma grande decepção pra mim, parecem presos num ciclo onde não há recursos para jogar a médio/longo prazo. Vale lembrar que a iG foi a única equipe que venceu a BLG na regular, e venceu com autoridade, mas o time caiu ladeira abaixo no final da regular, e teve mais sorte que juízo para classificar aos playoffs, terão vida dura contra a WBG. Wink é o maior responsável pelas chamadas na comunicação do time durante as partidas, então fica um destaque aqui para ele.

  • Oh My God: É um time que entregou tudo que podia, na minha visão. A OMG é uma org de orçamento modesto, apesar de ser muito tradicional na China, e o grande split de Angel, deu uma sobrevida ao time que parecia em situação complicada para o ano de 2024. Entram em um jogo equilibrado contra a WE, onde é difícil prever o vencedor.

  • Team WE: Acho que estão aonde era previsto para eles também, talvez um pouco abaixo, mas não foge da realidade. Wayward está em um bom split, o time é relativamente experiente, mas terão jogo equilibrado contra OMG, a partida abre os playoffs da LPL.

  • Weibo Gaming: Ok, talvez eu tenha sido um pouco audacioso no palpite para esse time, mas a WBG deixou uma impressão satisfatória para o começo dos playoffs. Dos times que compõem a primeira rodada, é o time que melhor jogou nesse final, na minha visão. O talento de Light é sempre algo preocupante para os adversários. O Ad Carry da WBG é um dos melhores do campeonato, mas o time também conta com a experiência de Xiaohu e Crisp, que lideram esse time desde que chegaram. Mas se o time passar para a terceira rodada, pode ter chances claras de chegar na segunda fase, e passando para a segunda fase, é um time que não pode ser desacreditado de chegar na tão sonhada final, que seria a primeira da organização.

  • LNG Esports: Esse time definitivamente viveu uma experiência na regular. O time teve um começo pífio, chegando a ser o 15° colocado da competição, e não mostrava sinal algum de que pudesse reverter a situação, o time chegou a colocar Hang no lugar de Mark, para ser o suporte titular, mas a situação só começou a melhorar, após a demissão de Crescent, técnico do time. Após a saída do técnico, o time venceu sete de oito partidas, para efeito de comparação, a LNG só não teve uma sequência melhor que a líder da temporada regular, BLG. A arrancada permitiu que o time terminasse a regular em sexto lugar, que parecia inimaginável pelo começo terrível que tiveram. O jogador mais experiente do time, que foi o MVP (Jogador mais valioso) da LPL no ano passado, Scout, recuperou a grande forma que ele sempre mostrou na sua carreira, que já foi coroada por um Mundial conquistado em 2021, pela EDG. A LNG também conta o bicampeão do MSI, pela RNG, GALA, que é conhecido por fazer bons jogos em playoffs, mas vamos ver como será dessa vez. Por ironia do destino, eu acabei colocando LNG e WBG no mesmo escalão, mas os dois times já podem se enfrentar na segunda rodada, valendo a permanência no torneio. Caso ocorra mesmo a partida, ela tem tudo para ser uma das melhores destes playoffs.

  • Ninjas in Pyjamas: O time teve um começo brilhante, embora a parte mais complicada de seu calendário, tenha sido mais para o final da regular. Porém, o time era cercado de muito potencial, tendo jogadores como Shanji e Photic, ao lado da experiência de um dos maiores jogadores da história da LPL, que é o mid laner Rookie. Mas o final de temporada do time não deixou boa impressão, com muitas derrotas que tiraram o time dos quatro primeiros do campeonato. Apesar da corneta na Tierlist, fiquei levemente desapontado com o rendimento do time, e não acredito que eles chegarão na segunda fase dos playoffs.

  • FunPlus Phoenix: Esse time sem dúvidas tem a melhor história dessa temporada na LPL. A FPX passa por um momento difícil financeiramente, e montou um time com orçamento super modesto, mas que ainda conseguiram trazer dois jogadores vindos da Coréia do Sul: deokdam e Life. A manutenção de Xiaolaohu e Care era uma tentativa do time seguir moldando seus jogadores que começaram a carreira na organização. Mas a estrela do time é, sem dúvidas, o jungler Milkyway, que veio por empréstimo da RNG, e está cotado para o prêmio de MVP do split, mesmo sendo um novato na liga. O jogador botou a FPX novamente no radar de uma competição internacional, que o time não consegue disputar desde 2021, na fatídica eliminação do Mundial, ainda na fase de grupos. A FPX é um forte palpite para chegar na segunda fase da LPL, mas resta sabermos se vai mesmo. Chegando lá, eu acredito sim numa possível final para o time, que daria vaga ao MSI (Mid-Season Invitational), que é a competição internacional de League of Legends, disputada em Maio.

  • JD Gaming: Aqui o autor do texto pode cravar, antes de tudo, que o primeiro jogo da JDG nos playoffs, também será um dos melhores de ver. A JDG tem o favorito (racional) ao MVP do split, Kanavi, que é sem dúvidas, a engrenagem do time. Vale lembrar também que a JDG tem aquele que é discutivelmente, o melhor Ad Carry da história do jogo, Ruler, e também é um time muito experiente, que vai contar com Sheer, como top laner. Sheer é o jogador mais jovem da LPL entre os titulares, e virou titular no meio da temporada regular, mas mostrando bons jogos, dando um novo gás a um time que parecia meio confuso no começo, mesmo vencendo os jogos, a JDG se mostrou um time com dificuldades em jogar fase de rotas, mas com uma capacidade absurda em lutas e também com potencial no jogo macro-mecânico. Eu não descarto esse time de uma final, pois eles são capazes de melhorar o ritmo apresentado.

  • Top Esports: A minha opinião sobre esse time é confusa. Eu vejo que eles, tem sim muito talento para jogar, mas a tomada de decisões deles é simplesmente terrível, coisa que era esperado de ser resolvido com a chegada de Meiko, porém, novamente a TES foi um time que sangrou muito para conseguir fazer objetivos, mesmo que até tenha melhorado no macro, com o retorno de 369 para o time, após dois anos na JDG. Mas sim, o time foi o segundo geral na temporada regular, então eles já estão garantidos na segunda fase dos playoffs e apenas aguardam a conclusão da primeira fase, mas eu simplesmente não confio nesse time chegando na final. Ainda assim, o palpite mais racional realmente é dizer que eles farão a final contra a BLG, só que a minha opinião não necessariamente vai refletir a razão.

  • Bilibili Gaming: É o melhor time da China por uma boa margem, e isso não é opinião, é um fato. Eles executam bem, tudo que é necessário, para o jogo fluir de forma natural. A forma que eles conseguem vencer partidas, simplesmente diz totalmente, porque eles são os melhores do campeonato. E no caso da BLG, não dá para dizer apenas um jogador que se destaca, pois os cinco jogadores jogaram muito bem e balanceiam o time de um jeito que ninguém na China consegue. Para mim eles já são os campeões, e o caminho deles será mera formalidade.


Espero que eu tenha conseguido elucidar tudo que eu penso, e espero também que todos tenham entendido todas as explicações feitas, não só das minhas opiniões, como também, sobre como funciona esse campeonato maravilhoso!



*A opinião aqui emitida, é de total responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do Dimensão Esportiva.

Commentaires


bottom of page