google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

OPINIÃO: Bennedict Mathurin pode ser um grande jogador no futuro

Bennedict Mathurin é um jogador canadense de 21 anos, que jogou em Arizona Wildcats no College, e foi selecionado na sexta escolha geral do Draft de 2022, pelo Indiana Pacers, time atual do jogador. Mathurin tem médias de 14.5 pontos, 4.1 rebotes, 2.1 assistências, 38.1% nas bolas de três, em 26.1 minutos por jogo, nessa temporada.


FOTO: ASSOCIATED PRESS/Matt Slocum


Mathurin entrou no basquete durante sua adolescência e jogando pelo time da província de Quebec, em 2018 ele foi para o NBA Academy, visando oportunidades no basquete universitário e se tornando o primeiro jogador nascido no Canadá que participou do programa. Mathurin atraiu interesses de Baylor e Arizona, com ele optando por jogar em Arizona.


Benn chegou ao time dos Wildcats para a temporada 2020-21, começou como reserva, mas foi ganhando confiança durante a temporada. No dia 2 de Janeiro de 2021, Mathurin fez 24 pontos e 11 rebotes na vitória contra Washington State por 86 a 82, 12 dias depois, ele fez 31 pontos e oito rebotes na vitória contra Oregon State por 98 a 64. Bennedict terminou a temporada regular com médias de 10.8 pontos, 8.8 rebotes, 1.2 assistências e 41.8% nas bolas de três. Sua temporada chamou a atenção para o Draft de 2021, mas ele optou por jogar mais uma temporada em Arizona.


Na temporada 21-22, Mathurin foi titular absoluto de Arizona e grande nome do time. Durante a temporada regular, Benn registrou médias de 17.7 pontos, 5.6 rebotes, 2.5 assistências, um roubo e 36.9% nas bolas de três. Mathurin foi eleito MOP (Jogador mais prominente) da final da PAC-12, que é a conferência dos Wildcats, ele também foi eleito jogador do ano na PAC-12. A grande temporada de Bennedict fez com que ele fosse nome forte para o Draft de 2022, o que acabou se concretizando com ele na sexta escolha geral daquele ano.



Chegada aos Pacers e dias atuais


Bennedict Mathurin já chegou mostrando seu talento na Summer League de 2022, com grandes jogos que fizeram ele ser eleito para o segundo time da Summer League daquele ano. Ele estreou oficialmente pela NBA em 19 de Outubro de 2022, fazendo 19 pontos vindo do banco, em derrota dos Pacers para os Wizards por 114 a 107, mas ele deixou uma impressão positiva na estreia, sendo um jogador que mostra talento para pontuar, sua segunda partida oficial foi contra os Spurs, quando contribuiu com 26 pontos e a terceira partida foi contra os Pistons, num jogo que ele fez 27 pontos. Os 72 pontos somados de Mathurin, nos seus três primeiros jogos na NBA, são a maior marca registrada por um novato, desde Jerry Stackhouse na temporada de 95-96. No dia 26 de Outubro, Benn se tornou o primeiro jogador da história do Indiana Pacers a fazer mais de 100 pontos, nos primeiros cinco jogos da carreira. No dia 29 de Outubro, Mathurin fez 32 pontos e cinco rebotes e seis bolas de três em nove tentativas, na vitória por 125 a 116 contra o Brooklyn Nets. No dia 9 de Novembro de 2022, Bennedict fez 30 pontos com 10 arremessos convertidos em 17 tentativas, na derrota dos Pacers para os Nuggets. Mathurin foi eleito o novato do mês na Conferência Leste em Novembro.


No dia 13 de Fevereiro de 2023, Benn Mathurin se tornou o novato dos Pacers que chegou mais rápido aos 1000 pontos na NBA, desde Chuck Person em 1986-87. Mathurin foi titular nos últimos jogos dos Pacers em 2022-23 e no dia 28 de Março, ele registrou 29 pontos e nove rebotes, além de se tornar o novato dos Pacers com mais bolas de três convertidas na história da franquia. Benn foi eleito para o primeiro time de novatos da liga na temporada e ficou em quarto na votação de novato do ano.


Mathurin começou a temporada 23-24 como titular, mas acabou voltou para o banco depois, porém, ele não deixou de ser um grande pontuador. No dia 8 de Novembro de 2023, Bennedict registrou 22 pontos, nove rebotes, quatro assistências, dois roubos e quatro bolas de três, em vitória contra o Jazz, no dia seguinte a este jogo, ele contribuiu com 26 pontos, 11 rebotes, um roubo e um toco, na vitória contra os Bucks.


Mathurin recebeu muita atenção no último Rising Stars Challenge, que é um mini torneio entre novatos e segundo anistas. Mathurin fez grande exibição e foi saudado pela torcida local, além de ser eleito MVP (Jogador mais valioso) do torneio. Nos últimos três jogos (até o momento que esse texto foi publicado), os Pacers tiveram o desfalque de Aaron Nesmith, o que deu chances para Mathurin ser titular novamente, e Mathurin registrou médias de 21.3 pontos, oito rebotes e quatro assistências, além de ter arremessado para 50% de aproveitamento dos três pontos, nesses jogos sem Nesmith, em um desses jogos, Mathurin fez a maior pontuação da carreira, foram 34 pontos contra o Toronto Raptors, no último dia 26 de Fevereiro.


Opinião


Na minha perspectiva, Mathurin pode se tornar um pontuador nato de um time de ponta, pois ele tem recurso para pontuar de qualquer maneira. Se fosse para comparar Benn com algum jogador da atualidade, seria com Khris Middleton, já que Mathurin não se omite dos jogos, mesmo em momentos que ele está mal, o que pode ser primordial em momentos que seu time estiver sofrendo, além de que ele arremessa muito bem dos três pontos também. Eu vejo talento em Mathurin para ser titular de um bom time, mas indo um pouco além, acredito que se ele virar sexto homem em sua carreira, ele pode ser um dos melhores da história da liga nessa função, desde que ele não tenha azar com lesões.



Este foi meu texto de hoje, sou o Ewerton Moreira e toda semana irei escrever algo sobre essa liga amada por tantos. Siga o Dimensão MVP para notícias de NBA, NFL, MLB e muito mais: @DimensaoMVP no X e @dimensao.mvp no Instagram. Até a próxima!



*A opinião aqui emitida, é de total responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do Dimensão Esportiva.

Comments


bottom of page