google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Ok, precisamos conversar seriamente sobre o São Bernardo

Tigre vem mostrando um projeto com muito futuro e os frutos já são colhidos desde a última temporada, graças ao grande trabalho de Márcio Zanardi


Foto: Christopher Henrique/@oChrisHenrique


"Nasceu pra jogar e crescer, enfrentar o adversário, sem nada temer", já diz o início do hino do São Bernardo Futebol Clube, que é a grande sensação da edição 2023 do Campeonato Paulista. Porém, não é de hoje que o "Tigre do ABC" se tornou uma das equipes mais fortes e organizadas do estado depois dos considerados "clubes grandes".


Antes de qualquer opinião, vale lembrar que o São Bernardo FC tem apenas 18 anos de história, quase 77 anos de diferença para o EC São Bernardo, outra equipe que também leva o nome da cidade.


Em quase duas décadas de vida, o Bernô já teve mais campanhas de destaque que o seu rival de município. Um exemplo é o SBFC disputar a Série A1, algo que o Cachorrão Alvinegro nunca conseguiu, parando em 1986 nas semifinais e ficando de fora da elite paulista.


Além disso, o Tigre conquistou duas vezes a Copa Paulista e o Paulistão da Série A2, além de um acesso inédito para a Série C do Brasileirão nesse ano de 2023. Algo que a torcida comemora até hoje.


Depois de muito pensar no que falar sobre o São Bernardo, cheguei a conclusão que são quatro fatores cruciais para o rápido crescimento da equipe, e o porquê de considerar uma das equipes a brigar pelo acesso à Série B em 2024.


A torcida, que vai onde o Tigre for

Foto: Christopher Henrique/@oChrisHenrique


Uma coisa que percebo nos jogos do São Bernardo é o apoio incondicional dos torcedores, que seja onde for, está com o clube e apoiando até o fim, na vitória ou na derrota.


Mesmo não sendo uma torcida muito grande, tendo em vista também que algumas pessoas na própria cidade preferem o Cachorrão do que o Tigre, os apoiadores vem crescendo cada vez mais, e qual o resultado? Bons públicos no Estádio Primeiro de Maio, a casa do Bernô.


Alex Alves: o paredão do Tigre

Foto: Christopher Henrique/@oChrisHenrique


Contratado em 2022 pelo São Bernardo após passagens por diversos clubes do Brasil, o goleiro Alex Alves sempre mostrou segurança na defesa, sendo assim uma das principais peças no acesso histórico do Bernô para a Série C do Brasileirão.


Mesmo com 36 anos, o arqueiro mostra um físico de atleta mais novo, e os 1,90m sendo fundamentais em lances mais difíceis para um goleiro. Não é atoa que Alex Alves sofreu apenas oito gols no Paulistão, sendo metade deles na derrota por 4 a 1 para o Mirassol.


Márcio Zanardi: um dos melhores treinadores do Paulistão?

Foto: Gabriel Goto/São Bernardo FC


Pode parecer loucura falar que Márcio Zanardi é o melhor treinador nessa edição do Campeonato Paulista, superando Abel Ferreira, Rogério Ceni, Odair Hellmann e Fernando Lázaro. No entanto, se analisar as partidas do Tigre, além da organização e calma que o técnico de 44 anos realiza nesse clube, mostra que sim, ele é o melhor.


Um exemplo simples foi ter colocado o Corinthians "na roda" quando enfrentou a equipe alvinegra em São Bernardo do Campo. Mesmo que o adversário não tinha duas peças importantes, a equipe da casa não perdeu tempo e aproveitou as chances para vencer o jogo por 2 a 0, que poderia ter sido mais.


Por ser um treinador novo, Zanardi mostra que a tendência é de clubes de maior escalão de nível nacional irem atrás de seu trabalho em um futuro próximo. Porém, se seguir no Tigre, assim como Vojvoda faz no Fortaleza, é esperado que o São Bernardo apareça nas principais divisões nacionais nos próximos anos.


Por fim, a união dessa equipe que resulta na grande campanha

Foto: Christopher Henrique/@oChrisHenrique


Quando você assiste um jogo do São Bernardo, percebe que mesmo quando está atrás do placar, a equipe não desiste de buscar o resultado, e na insistência, consegue empatar o jogo ou até mesmo virar. Exemplo disso foi a grande vitória contra o Botafogo, após estar perdendo por 1 a 0 até os 43 minutos do segundo tempo.


Vitinho - autor dos dois gols contra o Botafogo, seu ex-clube - além de Chrystian Barletta são duas peças decisivas ofensivamente na equipe de Márcio Zanardi, saindo deles oito dos dezoito gols que o São Bernardo marcou em 2023, encaminhando assim a classificação para o mata-mata e deixando o rival Santo André de fora.


Além deles, deve ser visto as boas partidas defensivas de Matheus Salustiano e Alex Reinaldo, peças que estavam no elenco do Tigre no acesso para a Série C, além de Rafael Vaz, que chegou neste ano ao ABC paulista.


Encerro essa análise refletindo que o São Bernardo pode ser mais uma equipe fora da capital a fazer sua história crescer cada vez mais. Assim como Ituano, Mirassol e Novorizontino vem fazendo, mostrando assim que o futebol paulista é o mais bem jogado do Brasil na atualidade.

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page