google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Messi vs Moisés, Vina e CR7: Os 10 encontros mais aleatórios do futebol cearense!


Reprodução: @fortalezaec.

O futebol do estado do Ceará é um celeiro de grandes craques, sejam eles revelados aqui ou que alcançaram holofote nacional pelo nosso futebol. Alguns deles tiveram projeção internacional e enfrentaram alguns jogadores bastante conhecidos e nesse texto, você irá ver 10 encontros "aleatórios" de jogadores que passaram pelo futebol cearense.


1 - Juninho Quixadá vs Cristiano Ronaldo:

Reprodução: arquivo pessoal.

Juninho Quixadá talvez seja um dos jogadores cearenses de maior sucesso no futebol Europeu. Com uma longa passagem pelo Ludogoretes, da Bulgária, teve chances de enfrentar alguns gigantes do futebol mundial, como Liverpool e Lazio.


Contra Lazio, marcou um gol no último minuto e classificou a equipe para as oitavas da Liga Europa, em cima de Miroslav Klose. Contra o Liverpool, um jogo consistente e um 2x2 contra os reds em Champions League, na ocasião, trocou de camisa com o astro brasileiro Phillipe Coutinho.


Contra o Real, a atuação do time de Juninho não foi tão boa, 4x0 á favor dos merengues e um Cristiano Ronaldo enraivado pela marcação e pelas faltas duras que recebeu durante o jogo.


Por ter garantido que arranjaria alguma lembrança do encontro contra o astro português, o tímido cearense pediu ao lateral Marcelo para que falasse com Cristiano. O carioca bem humorado e muito amigo do atacante, rapidamente se dirigiu ao mesmo, explicou toda a situação de Juninho e hoje temos esse belo registro.



2 - Lúcio Maranhão marcando contra a Inter de Milão:

Divulgação: Figueirense/Luiz Henrique

O centroavante Lúcio Maranhão é um jogador que a torcida do Fortaleza não sente saudades. Destaque no ASA que foi vice campeão do Nordeste em 2013, chegou ao tricolor em 2015 como o camisa 9 definitivo.


Com apenas dois gols, um ano lotado de atuações abaixo e nada que justificasse sua manutenção, retornou ao futebol alagoano, para jogar no rival CRB. Após bons 6 meses no clube de Maceió, rumou ao futebol Israelita, para atuar no Hapoel Beer Sheva.


Chegou a um clube que estava nos grupos da Liga Europa, e já na sua estreia pela competição marcou um gol e deu uma assistência em pelo Giuseppe Meazza e sendo o grande destaque da equipe na partida, chocando não só os italianos mas também os tricolores.



3 - Derley marcando o Messi:

Reprodução: @derley8_oficial.

Se você cresceu nos anos 2000, com certeza se lembra da comunidade do Orkut conhecida como: Amaral marcando o Zidane. Pois bem, o aficionado cearense também tem a sua versão da imagem, com o volante Derley, ex Fortaleza e Ferroviário, marcando nada menos que Lionel Andrés Messi.


Tendo atuado de 2018 á 2020 no leão do Pici, foto em questão foi tirada em um amistoso no Camp Nou, onde Derley jogava pelo Léon.


O brasileiro entrou aos seis minutos do segundo tempo e não conseguiu evitar a acachapante vitória dos dos donos da casa, pelo placar de 6x0.


Na ocasião, os tentos foram anotados por: Neymar (2x), Messi (2x), Munir e Sandro Ramírez.



4 - Arigol vs Piqué:

Reprodução: @ari_gol1000.

Ari foi uma das grandes revelações do Fortaleza na década de 2000. Vendido muito novo ao futebol europeu, se destacou no mercado holandês e sueco, mas teve seu auge jogando na Rússia.


Com passagens de muito sucesso por Spartak Moscow, Krasnodar e Lokomotiv, o atacante disputou várias edições de Champions League e ficou muito próximo de disputar a copa de 2018. Na ocasião, defenderia a Rússia, sendo o primeiro negro a fazer tal feito.


Na foto acima, o "Arigol" relembra seu duelo contra o Barcelona, em 2012, já sem Pep Guardiola mas com uma marcação muito forte de Gerard Piqué.



5 - Raffael vs MSN:

Reprodução: @raffael_ce.

O meia Raffael foi um dos jogadores mais constantes do Borussia mönchengladbach. Filho do lateral Caetano, ex Fortaleza e Ceará, Raffael fez carreira no futebol Europeu, iniciando sua trajetória no Zurich e passando muito tempo na Bundesliga.


Entre inúmeros confrontos com Lewandowski, Marco Reus e Leroy Sané o destaque para a longínqua carreira de Raffael foram as duas partidas disputadas contra o Barcelona em 2016, onde a equipe perdeu de 4x0 no Camp Nou e de 1x2 no Bourussia Park.


Uma curiosidade sobre o atleta é que em 2013 foi contratado pelo Dínamo de Kiev, com a intenção de substituir Andriy Shevchenko, maior futebolista ucraniano da história e idolo do clube, utilizando a tão lendária 7 do Dínamo.



6 - Ronny vs Cristiano Ronaldo:

Reprodução: Álbum da Champions da Panini/Last Sticker.

O canhotinho Ronny surgiu nas categorias de base do Fortaleza e logo rumou a São Paulo, junto do irmão Raffael, para jogarem na base do Juventus da Mooca. Com um bom destaque na rua Javari, desembarcou no Parque São Jorge, ainda na base, e com alguns bons jogos foi alçado aos profissionais.


Com pouco tempo entre os titulares, em 2004 é alçado aos profissionais, mas ainda fazendo sombra ao titular Gustavo Nery teve poucas oportunidades, em 2005 ganha mais minutos, chegando a marcar gol, de falta e em cima do Brasiliense, na campanha do titulo de 2005.


Em 2006 após sondagens de vários times, entre eles os a época pouco badalados PSG e Manchester City, mas acabou optando pelo Sporting, onde sofreu para se adaptar mas foi titular em alguns jogos de Champions League, entre eles o retorno de Cristiano Ronaldo ao estádio José Alvalade.


Na ocasião, o Sporting perdeu por 1x0 para o United misto, onde o próprio Cristiano fez o gol. Ronny jogou como meia nessa partida, acelerando o jogo e mostrando bons dribles.


Após anos figurando entre os reservas em Lisboa, rumou ao Hertha Berlim jogar ao lado do irmão. Com boas atuações, já jogando de meia esquerda, teve uma passagem consistente e é lembrado com um dos grandes jogadores do clube.


Após um final de passagem marcado por lesões, voltou ao lar, Fortaleza, onde apesar de não estar 100% fisicamente, fez o gol que classificou o time para o mata-mata daquele ano e que posteriormente se concretizou em acesso.


Após o acesso, o jogador foi dispensado e anunciou aposentadoria.



7 - Jean Mota jogando com Messi:

Reprodução: @jeanmota93.

Jean Mota chegou no Fortaleza na metade de 2015, sem muitas oportunidades foi um dos poucos remanescentes para o elenco de 2016, onde ganhou muito espaço com Marquinhos Santos.


Sendo o melhor meia do time no primeiro semestre, ficou marcado por atuações antológicas contra América-MG, Flamengo e Internacional. Pós titulo cearense, acertou sua transferencia para o Santos.


No peixe, viveu altos e baixos, com grandes momentos com Jorge Sampaoli e algumas intrigas com a torcida, teve seu nome ventilado varias vezes no próprio Fortaleza, mas optou por ir ao emergente mercado norte-americano, acertando com o recém criado Inter-Miami de David Beckham.


O que Jean mal sabia é que poucos anos mais tarde, ele estaria sendo o garçom de quem? Acertou quem disse Lionel Messi!



8 - Jardel quase cunhado de Cristiano Ronaldo:

Reprodução: @mariojardelofficial.

Jardel é atacante de bastante sucesso no futebol Europeu. Duas vezes chuteira de ouro, ídolo em Portugal e na Turquia, conheceu Cristiano Ronaldo ainda garoto, recém promovido da base do Sporting.


No auge de sua carreira, Jardel era a grande estrela da equipe alviverde de Lisboa, que visava destronar o Porto como a grande força em Portugal.


A jovem promessa que acabara de subir encontrou no cearense um mentor. Jardel deu conselhos e lições de finalização, cabeceio e movimentação dentro da área, coisa que o futuro astro executaria com maestria 12 anos depois.


Fora as lições em campo, Cristiano Ronaldo foi durante dois meses cunhado de Jardel, namorando sua irmã mais nova. O ex jogador do Grêmio algumas vezes brinca dizendo que: "Se eu soubesse que ele seria 5x melhor do mundo, teria ajudado mais."


Fora Jardel, o lateral Cesar Prates foi um dos grandes responsáveis a ensinar Cristiano como cobrar faltas.



9 - Vina versus CR7:

Reprodução: @alhazm.

Vinicius Góes foi um dos maiores expoentes técnicos que o Ceará teve nos últimos anos. Após o rebaixamento da equipe, o meia rumou ao futebol gaúcho a pedido de Renato Portaluppi.


Ironicamente, a passagem de Vina em um tricolor não foi positiva e o meia foi repassado ao Al Hazm, do estrelado Campeonato Saudita.


No emergente clube, Vina estreou marcando um golaço contra o Al Ahli de Mahrez, Saint Maximin, Ibañez e Roberto Firimino.


Apesar do gol, o resultado foi desfavorável e sua equipe perdeu por 3x1, com hat-trick de Roberto Firmino.


No ultimo sábado, o meia enfrentou o Al Nassr de Cristiano Ronaldo, Mané, Brozovic e Laporte. 5x1 para a equipe de Luis Castro e o meia brasileiro pouco pode ajudar sua equipe a conseguir um resultado mais positivo.


O primeiro de muitos encontros entre Vina e CR7 foi um dos motivadores desse texto.



10 - Messi versus Moisés:

Reprodução: @FortalezaEC.

E para fechar a lista, a venda mais cara do Nordeste, Moisés, teve a honra de estar em campo durante a estreia de Lionel Messi pelo Inter Miami, através do Cruz Azul.


Pelos grupos da Leagues Cup, a equipe mexicana foi até o Drive Pink Stadium enfrentar a equipe rosada que recém tinha assinado com Busquets e Messi. O primeiro não estava relacionado, e o segundo, para a surpresa de muitos, começava do banco.


Fora de posição, Moisés fez uma partida tímida com alguns poucos dribles e longe de ser aquele ponta agudo dos tempos de Fortaleza. O dono da festa, começou sua trajetória no futebol norte-americano com o pé direito, fazendo um golaço de falta e tendo uma assistência anulada.


No fim, os torcedores tricolores tiveram que engolir Messi vencendo o xodó tricolor, mas podem desfrutar da foto onde seu antigo jogador encontra com o maior jogador do século XXI.



E aí, lembra de algum outro caso? Fala para gente nas redes do Dimensão Esportiva, ou nas minhas (@OBosquin no X e @jornalistaobosquin no Instagram) que no futuro isso pode virar uma parte dois.



Comments


bottom of page