google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

LUTO: Cosmo Damião, fundador da Torcida Jovem do Santos, morre aos 67 anos


Homenagem do Santos (Comunicação do Santos FC)


Um sábado triste para a Nação Santista: Cosmo Damião Freitas Cid, fundador e presidente de honra da Torcida Jovem, a maior organizada do Santos, faleceu. Ele estava internado desde o último final de semana após sofrer um AVC.


O clube em nota oficial decretou três dias de luto e a bandeira hasteada a meio mastro.


Nascido em 27 de setembro de 1955, na cidade de São Paulo, Cosmo se tornou santista ainda menino, após assistir a uma partida entre Santos e Comercial. Já adolescente, passou a acompanhar o clube não só no Pacaembu, mas viajando para Santos em todas as oportunidades.


E no dia 26 de setembro de 1969, quando o Santos FC retornava de mais uma excursão vitoriosa e invicta, após uma série de sete partidas pela Europa, 13 garotos reunidos numa velha casa no tradicional bairro do Brás em São Paulo, decidiram fundar oficialmente a Torcida Jovem. E aquela casa, era onde residia Cosmo Damião, e ficou sendo a primeira sede oficial da primeira torcida uniformizada e organizada do Santos FC.


Foram cinco mandatos na presidência da Torcida Jovem e foi vice-presidente da ATOESP (Associação das Torcidas Organizadas do Estado de São Paulo) em 1974. As experiências fora das arquibancadas fomentaram iniciativas para o espaço do torcedor, como a campanha para o fim da garrafa de vidro nos estádios e “um palavrão a menos, uma mulher a mais no estádio de futebol”.


SEGUE A NOTA OFICIAL DO SANTOS:


"O Santos Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Cosmo Damião Freitas Cid, um dos maiores símbolos da nação santista. Fundador da Torcida Jovem, Cosmo faleceu neste sábado (09).

Cosmo foi um exemplo de paixão incondicional para todos aqueles que dedicam sua vida ao futebol, e com certeza deixou um grande legado a milhares de santistas.

Foi decretado três dias de luto e a bandeira hasteada a meio mastro. Nossos sentimentos aos familiares e amigos desta lenda alvinegra."


O Dimensão Esportiva presta total solidariedade aos familiares e amigos do Cosmo e à toda Torcida Jovem do Santos; que tenham forças para passar por este momento difícil.

3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page