google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Guia de Críquete Para Iniciantes


Foto: IPL/Facebook

Você sabia que o esporte mais popular de um país com mais de 1 bilhão de pessoas é o críquete? O esporte é uma “versão regulamentada” da brincadeira de taco, popular entre as crianças brasileiras e faz muito sucesso na Índia. Hoje, neste texto, trarei mais informações sobre esse esporte tão popular no mundo, mas tão desconhecido para o público brasileiro!



Diferentes jeitos de se jogar a modalidade

O críquete tem 3 formatos principais. Cada um com suas peculiaridades.


O formato TEST é o mais demorado e o único onde os times atacam mais de uma vez. As partidas costumam durar dias, segundo a ICC (International Cricket Council, o órgão regulador do críquete no mundo), uma partida de TEST dura em média 5 dias com 7 horas de jogo em cada. Além disso, no TEST não tem limite de quantos arremessos um time tem por ataque. O innings (como é chamado o turno de ataque de uma das equipes) só acaba quando atinge 10 wickets, ou 10 eliminações. Se o time tiver rebatendo pela última vez ultrapassar o número de corridas de seu adversário, o jogo acaba ali também.


Já no formato ODI (One Day International), temos limite sim de arremessos por ataque. Além de ser apenas um innings (no plural mesmo), um time arremessa NO MÁXIMO 50 overs. Ou seja, 300 arremessos, já que 1 over são 6 arremessos. Uma partida de ODI dura em média 7-8 horas.


Agora chegamos no formato mais popular! O Twenty20, ou T20! Ele dura em média 3 horas e tem no máximo 20 overs por equipe. Sempre podendo acabar antes, se uma equipe tiver 10 wickets ou superar o número de corridas do oponente.



Placar - Maneiras diversas de mostrar quem venceu uma partida

O críquete tem diversas maneiras de expressar quem venceu e de quanto determinada partida.



Aqui temos uma partida de TEST entre África do Sul e Índias Ocidentais. A África do Sul fez 458 corridas somando os 2 innings. As Índias Ocidentais fizeram 212 no primeiro innings dela e precisavam de 247 no segundo para empatar com os sul-africanos. Como marcaram 159 antes das 10 eliminações. A África do Sul venceu por 87 corridas, como mostra a imagem acima.


Agora vamos para a final da IPL 2022, a liga indiana de T20.


Nela o Gujarat Titans começou defendendo. Os Royals fizeram 130 corridas nos seus 20 overs. Os Titans com 18.1 overs anotaram 133 corridas vencendo assim o jogo. Como eles atacaram DEPOIS, se fala pelo número de wickets (eliminações) restantes o placar. Eles tiveram 3 wickets. Então venceram por 7 wickets, com 11 bolas restantes.



Agora o oposto. O RCB começou atacando e segurou os Super Giants a 193 corridas em 20 overs. Ou seja, o time de Bengaluru venceu por 14 corridas visto que 207-193=14



Principais Torneios de Clubes e Seleções

Aqui vou destacar dois torneios de clubes de críquete, que são os que EU, Amir, gosto de acompanhar.


A CPL é a liga das Índias Ocidentais, ou seja, Liga Caribenha de críquete. Esse ano a CPL ocorrerá entre a segunda quinzena de Agosto e a segunda quinzena de Setembro. Em 2022, o time da Jamaica Tallahawks venceu por 8 wickets o Barbados Royals.


Além dela, vale ver a principal liga do mundo. A IPL, da Índia! Ela está rolando nesse momento, com a temporada regular pegando fogo! A final acontecerá dia 28 de Maio e vale demais ver.


Entre as seleções, vale acompanhar os tours que as nações fazem durante o ano e a T20 World Cup, que ocorre de 2 em 2 anos. Em 2022, a Inglaterra bateu o Paquistão na final e foi campeã em solo australiano (Inglaterra x Austrália é uma das maiores rivalidades do esporte).


E é isso pessoal. O críquete é um mercado em crescimento. Com bastante conteúdo em inglês mas pouquíssimo em português. Os Criquetistas fazem um trabalho fantástico em português para acompanhar e cobrir o esporte, inclusive revisando esse texto. Aproveitem o esporte, pessoas!



*Amir Bliacheris é estudante de jornalismo e comentarista esportivo, passando por diversos meios de comunicação. Atualmente é produtor de conteúdo no blog Sabedoria Enefeu, também atuante nas redes sociais, e engajado em projetos de inclusão social voltado aos esportes americanos, e escreve quinzenalmente para o Dimensão Esportiva.

53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page