google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Entenda Futebol Americano: regras básicas

Atualizado: 29 de jun. de 2021

A temporada da NFL começou essa semana, entenda um pouco desse esporte que tem ganho cada vez mais espaço no Brasil!



Como funciona o futebol americano?


O campo de futebol americano é medido em jardas (1 jarda = 0,9144 metros). As jardas são marcadas no campo uma a uma. São 2 endzones (área no final das duas pontas).


O jogo funciona basicamente como uma "conquista de território" a estratégia definida por cada time é ponto crucial para vitória, sendo que o objetivo é chegar o maior número de vezes na endzone do time adversário, ou seja, no decorrer do jogo o time deve avançar o máximo de jardas possíveis a cada jogada que acontecem no decorrer de 4 quartos de 15 minutos.


Cada time terá 11 jogadores em campo por jogada, o time que tem a posse de bola é chamado de time de ataque e o objetivo é avançar as jardas com passes ou corridas, enquanto o adversário é chamado de time de defesa, que tem que parar o adversário impedindo que o mesmo avance e se aproxime de sua endzone, quando o time do ataque perde a posse de bola ou marca pontos, invertem os papéis.


No começo do jogo os times sorteiam na moeda quem começa, assim é dado o pontapé inicial pelo time que for começar sem a bola, enquanto o outro time se prepara para receber o kickoff (quando o time adversário chuta a bola para o time que tem a posse começar o seu ataque).


O jogo começou, e agora?

Quando o time do ataque recebe a bola ele tem 4 chances para alcançar 10 jardas, ao conseguir conquista-se o "first down", também conhecido como primeira descida, conquistando o first down a equipe ganha a chance de continuar avançando mais jardas, outra possibilidade para avançar é o punt, um chute com a bola para tentar avançar as 10 jardas.


Como funciona a descida?

Cabe ao quarterback, que recebe a bola da linha ofensiva executar a jogada, na primeira ação ele pode lançar a bola para um recebedor (wide receiver) que estará mais à frente, ou passar a bola para um corredor (running back) que tentará driblar a defesa adversária e avançar o máximo possível de jardas; uma terceira possibilidade é o próprio quarterback correr com a bola.


Do outro lado a defesa tem como objetivo impedir que o time do ataque avance e conquiste o famoso "touchdown", portanto o objetivo é derrubar o adversário, para o atacante com a posse de bola ser considerado derrubado ele tem que encostar um joelho no chão, assim o jogador da defesa faz um Tackle, a jogada também acaba se o atacante com a posse sai de campo.


Ok, mas e a pontuação?

Existem três formas de pontuar no futebol americano:


Touchdown

O famoso (e almejado), vale 6 pontos, o TouchDown acontece quando o jogador consegue ter a posse de bola dentro da Endzone do time adversário, seja correndo até lá, ou recebendo estando lá, após o TouchDown o time que conquistou tem a possibilidade de tentar conseguir ponto extra, o primeiro e mais comum é com a tentativa do Field Goal, que nesse caso vale 1 ponto (chutar a bola pelo meio do Y que fica na Endzone) ou também podem tentar um MINI TouchDown, que vale 2 pontos.


Field Goal

O Field Goal vale 3 pontos e ele acontece quando o ataque não consegue atingir a Endzone.


Safety

Vale 2 pontos e acontece quando um jogador do ataque é derrubado na sua própria Endzone estando com a posse de bola.



Como o time pode perder a posse de bola?

O time pode perder a posse de bola em algumas situações, quando isso acontece é chamado de "turnover", que significa "virada".


Fumble:

Quando o jogador deixa a bola cair, nesse caso quem pegar (independente do time) terá a posse.


Interceptação:

Quando é feito um lançamento e ele não é finalizado por algum jogador do time adversário pegar a bola.


Os jogadores do futebol americano são:


Jogadores de Ataque:


Quarterback: Organiza jogadas ofensivas, faz passes.

Center: Faz o Snap (passa a bola para traz) e bloqueia defensores

Guards: Bloqueiam defensores que vem pelo meio e tentam abrir espaço para corrida

Tackles: Bloqueiam defensores vindo pelo lado e tentam abrir espaço para corrida

Running Backs: Responsáveis por correr com a bola, mas também podem receber passes

Wide Receivers: Posicionados nas laterais, recebem passes

Tight End: Podem ser bloqueadores ou recebedores de passes


Jogadores de Defesa:


Tackles e Ends: Tentam parar o jogo corrido e atrapalhar passes do quarterback

Linebackers: Tentam parar o jogo corrido

Cornerbacks: Marcam widereceivers e tentam anular o jogo aéreo do ataque


NFL


A NFL é a Liga esportiva de futebol americano dos Estados Unidos, com 32 times é dividida entre duas conferências, NFC (National Football Conference) e AFC (American Football Conference),


Os jogos da temporada começam em setembro e vão até dezembro, cada time joga 16 partidas. Depois do fim da temporada regulamentar, seis times de cada conferência (quatro campeões e 2 de repescagem) vão para os playoffs, onde acontece a morte súbita até chegarem a grande final, o famoso Super Bowl, disputado em fevereiro


Os jogos acontecem de quinta, domingo e segunda-feira e passam em canais de TV fechada, quer ficar por dentro e saber mais sobre NFL? Acompanhe o Dimensão Esportiva nas redes sociais!


37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page