google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Dimensão na Mídia #28 - CBF confirma rompimento com a Brax, LIBRA fecha com a Globo sem Corinthians e muito mais!

*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Hugo Rocha, João Hudson, Susana Hernandes e Vinícius Barboza.



Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia. Sim, Dimensão na Mídia excepcionalmente em uma segunda-feira! Alguns compromissos externos impossibilitaram de publicar no seu dia habitual, mas o importante é que vem recheada, como a CBF confirmando a desistência da Brax da Série B do Brasileirão e Band fica fora, A LIBRA assinou com a Globo para jogos de seus associados como mandantes, com o Corinthians fora e negociando com o SBT, dentre muitos outros assuntos. Fique com a gente, que você (dessa vez) inicia a sua semana sabendo de tudo!



OFICIALMENTE FORA DA SEGUNDONA


O que só era “fofalhas da gentoca” se confirmou neste último fim de semana, a CBF rescindiu o contrato com a Brax e empresa está fora das gerações da Série B do Brasileirão. Segundo Rodrigo Mattos, do UOL, o contrato que valeria até 2025 foi interrompido após a empresa alegar que a Confederação não honrou com os seus compromissos, como a distribuição de ativos (como faz em outros campeonatos chefiados pela empresa), e não conseguiu pagar os times beneficiados pelo acordo. Com o rompimento, a Band, que tinha contrato com a empresa, está fora das transmissões e a Globo está interessada em pegar todo o campeonato para as suas plataformas, seja diretamente com a confederação, seja com os clubes, igual fez com o Santos (que iremos falar mais no próximo tópico). Mas não tem nada confirmado ainda, a CBF disponibilizará os jogos para o mercado para ver se há interessados. Tendo, será informado em breve. Ficamos de olho!



GLOBO COMEÇA A ATACAR


Na coluna da semana retrasada, tínhamos falado que a Globo havia fechado com o Santos para seus jogos como mandante na Série B apenas na TV a Cabo, via SporTV e Premiere. Mas uma notícia divulgada pela própria Globo, através do globoesporte.com, confirmou também a presença dos jogos em sinal aberto. Ao todo, os fluminenses têm direito a 19 partidas do Peixe, iniciando com a partida contra o Paysandu, em data a ser oficializada pela CBF. 


Mas a Globo, ainda mais com a confirmação do rompimento da CBF com a Brax, não está sossegada somente com o Santos, pois segundo Gabriel Vaquer, da Folha, o grupo está negociando os jogos do Sport como mandante no mesmo campeonato. O interesse do Leão Recifense aumentou após ver como foi a tratativa com os alvinegros praianos e procurou os fluminenses para fechar negócio. Com isso, seriam mais 19 jogos como mandante que a Globo teria direito. Se conseguir, Globo terá um cardápio grande, mas seguiremos de olho no que vier por aí.



CONFIRMOU, ESTÁ CONFIRMADO!


Ainda falando do plim-plim, após um namoro de meses, finalmente foi assinado o acordo dos fluminenses com a Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA) para os jogos da Série A a partir do ano que vem. O contrato será de 2025 a 2029 e abrigará todos os times associados da liga e mais quem quiser se aconchegar (Alô Corinthians, senti a indireta hein?) a associação. O acordo abrigará apenas os jogos dos clubes da LIBRA como mandantes e serão transmitidos em todas as plataformas do Grupo. Como já havia informado em outras edições do DNM, o acordo previa ofertas bem gordas de dinheiro que envolviam Pay-Per-View e cotas de título e que precisarão ser recalculadas com a saída do Corinthians do acordo, que segundo o globoesporte.com, venderá seus direitos separadamente (apesar de outras fontes disserem que vão para a Liga Forte União, mas nada apalavrado ainda). Enfim, desejamos boa sorte à Globo em suas novas negociações!



ESCORPIANO, CORINTHIANS PROCURA O SBT!


Depois da Globo fechar com a LIBRA e sem acordo para entrar na Forte União, o Corinthians, na pessoa de seu presidente, Augusto Melo, procurou o SBT para negociar os direitos dos seus jogos no Brasileirão. A informação é do Blog Teleguiado e confirmada pela Folha de São Paulo. Segundo as informações, o bom desempenho de audiência nos jogos do alvinegro na Copa Sul-Americana e na Libertadores, feitas pela emissora de Silvio Santos, animaram o clube no fechamento do negócio. A procura do clube é de uma proposta que chegue na mesma altura a dada pela Globo ao Flamengo, tanto que aposta na pulverização de direitos, o que o aproxima da proposta da Liga Forte União. Ainda segundo a Folha, os dirigentes do Grupo Silvio Santos se animaram com o interesse, mas viram que ainda não era a hora de avançar no negócio, apesar da aproximação que possuem devido ao patrocínio da Telesena. Outras emissoras ainda serão ouvidas para as negociações. Ficamos de olho!



TV BRASIL AUMENTA LEQUE ESPORTIVO


Para fechar de vez o assunto direitos de transmissão, notícia bem importante para o mundo do Futebol Feminino: A TV Brasil fechou com a CBF e será a segunda casa do Brasileirão Feminino em TV Aberta. A informação é do Portal NaTelinha. Após uma temporada com jogos totalmente no escuro pela Globo não abrir mão para concorrentes exibirem, o ministro da Secretaria de Comunicação Pública (SECOM), Paulo Pimenta (PT-RS), em entrevista ao podcast Sintonia Pública, anunciou que a competição nacional mais importante da modalidade terá transmissão do canal público, com o interesse de dar ainda mais visibilidade a competição e aos clubes. Ainda segundo o petista, a EBC está em negociação para trazer campeonatos de outras modalidades, como Vôlei, Handebol e Atletismo, almejando ser a casa referência do esporte feminino. Ainda no mesmo podcast, Pimenta anunciou a renovação dos direitos da Série D do Brasileirão para esta temporada. O BRFEM inicia no dia 15 de Março e a Série D no dia 21 de Abril. Boa sorte a EBC nessa empreitada e que saiba explorar bem as competições!



PAULO ANDRADE É O NOVO NOME DA GLOBO


No ramo de contratações, a bomba da semana foi essa: Após 20 anos atuando na ESPN, o narrador Paulo Andrade aceita convite da Globo e integra casting da líder de audiência. A notícia foi dada primeiramente por Flávio Ricco, do Portal R7, e confirmada horas depois pela própria Globo. Andrade foi referência em vários campeonatos, como Premier League e Libertadores, no canal da Disney, e neste primeiro momento, passará a integrar o elenco do SporTV e do Premiere. Em entrevista ao globoesporte.com, Andrade diz que “é a realização de um grande sonho trabalhar no maior grupo de comunicação do país” e que irá trabalhar com “energia, alegria e disposição” para esta nova fase. A estreia de Andrade nos veículos globais será nas primeiras rodadas do Brasileirão. Boa sorte ao Paulo Andrade nessa nova empreitada, que, com certeza, será feliz para ambas as partes!



DEBOCHE E DESCULPAS


Na última terça-feira (05), aconteceu um episódio dantesco na Rádio Liberal Mais 98.9 Mhz de Belém. Durante a cobertura da apresentação do novo técnico do Clube do Remo, Gustavo Morínigo, no programa “Liberal Notícias”, o repórter Luizinho Moura entrevistou o influenciador Smith, do canal “Chaves Remista”, para dar a sua opinião sobre o posicionamento do novo treinador. Durante a entrevista, os radialistas Abner Luiz e Paulo Fernando ignoraram solenemente o influenciador, fazendo deboches ao mesmo, constrangendo tanto ele, quanto Luizinho. A cena viralizou e provocou a revolta de torcedores de Remo e Paysandu, como também criadores independentes de esporte, onde encararam como uma “afronta” à classe. 


Após a polêmica estourar, no mesmo dia, os comunicadores que protagonizaram a cena, durante o programa “Liberal Mais Esportes - 2° Edição”, pediram publicamente desculpas pela situação e disseram que “de forma mal intencionada, tentaram jogar a rádio, contra a mídia independente e ao público” e justificaram que tais brincadeiras também eram feitas com colegas da própria emissora e de concorrentes e que possuem amizade nos bastidores. No mesmo programa, Smith também foi chamado para “selar a paz” e apaziguar a polêmica ao vivo. Então tá, né?



SEGURARAM A BARRA


Ainda falando em bola fora, a TV Jangadeiro, do Ceará, estreia hoje as novidades para a sua grade, uma delas foi a volta do clássico programa policial "Barra Pesada" no horário do almoço. O problema é que para que o policialesco ocupasse a faixa, o programa esportivo "Futebolês" saiu do ar como programa independente na última sexta-feira (08) e será diminuído a quadro no "Jornal Jangadeiro" que terá uma edição única à noite. A decisão, anunciada também na terça-feira passada, gerou revolta no público, que considerou desnecessária a extinção do programa e que daria sim para caber os dois. Incrível como para dar um passo à frente, a afiliada do SBT dá 500 atrás, contratar narrador reserva pro Jussiê, ninguém quer…



RÁPIDAS


  • O ex-diretor de jornalismo da Record e fundador da CNN Brasil, Douglas Tavolaro, anunciou a criação da filial brasileira da CNBC, canal de notícias da rede americana NBC. Segundo Tavolaro, apesar da franquia ser noticiosa, o canal não ficaria apenas no jornalismo e também irá produzir conteúdos voltados ao entretenimento, realitys, lifetime e esportes. Lembrando que a NBC é dona de parte dos direitos da NFL e quer explorar isso mundialmente. De qualquer forma, fiquemos de olho!


  • A Band não conta mais com Magno Navarro e Marília Ruiz nos veículos do grupo. O comentarista e humorista, que fazia parte do quadro esportivo do “Melhor da Noite”, deixou a emissora após relatar que o que foi prometido a ele não foi cumprido. Já Marília, de forma inesperada, pediu o boné do programa “G4” do BandSports, onde atuava. Porém, seguirá como integrante do “Apito Final” de Neto, na Band aberta. Desejamos boa sorte a ambos em suas novas caminhadas!


  • O SBT diminuiu a quantidade de praças que assistirão aos jogos do Vasco pelo Campeonato Carioca. Agora, somente Rio, Brasília e Manaus que ainda seguem a mini-rede da colina na emissora de Silvio Santos. A partida entre Vasco X Nova Iguaçu, realizada ontem, já entrou em vigor com as mudanças. Resta saber se, caso o cruzmaltino passe para final, como ficará.


  • Após um ano e nove meses de bons serviços prestados, o narrador Igor Mendes deixará o projeto Dimensão Esportiva. O anúncio foi feito em sua conta no Instagram, na última quarta-feira (06), expressando a sua gratidão pelo projeto, onde também atuou como diretor e implantou o setor MVP, com transmissões de grande sucesso da NFL. Sua última jornada no DE será na partida entre Sport X Murici, pela Copa do Brasil, nesta quarta (13), às 18h30, e eu, estarei comentando esse jogo. Não percam!


  • Aproveito o espaço para agradecer a todos(as) que prestigiaram as entrevistas com Alessandro Oliveira e Osvaldo Luís, onde fiz parte da bancada. Dois grandes profissionais, que não tiveram medo de expressar as suas opiniões e pessoas muito acessíveis. Desejo ainda mais sucesso a ambos! Que Deus os abençoe em suas caminhadas! Aqueles que ainda não assistiram as entrevistas completas, estão no canal do DE no YouTube, pesquisando “Dimensão Entrevista”. Creio que não irão se arrepender!



Encerro a coluna desta semana prestando nossas sinceras condolências à família do nosso colega de profissão, o narrador Diego Almeida, da Web Rádio Gol de Placa, que nos deixou no último sábado (09) após ser assassinado por um policial alcoolizado após uma briga de trânsito em São Paulo. Apesar de não ter o conhecido, é revoltante ver um garoto tão novo, que tinha o mesmo sonho que o nosso, perder a vida dessa forma. Que Deus o receba em sua infinita misericórdia e conforte a família, amigos e colegas de profissão.


O Dimensão na Mídia volta na próxima sexta. 



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.


Comments


bottom of page