google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Dimensão na Mídia #26 - Band garante “24 Horas de Le Mans” por duas temporadas, Liga Forte quer pulverizar direitos e muito mais!

*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Chris Henrique, Vinícius Barboza e Hugo Rocha.



Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia! Aproveitamos o Carnaval para tirar um descanso e agora, com as baterias carregadas, vamos matar as saudades. Na coluna de hoje, vamos falar da Band que adquiriu a Liga dos Campeões da África e mais duas temporadas das 24 horas de Le Mans para o BandSports. E a Liga Forte Futebol que quer seguir um caminho diferente da LIBRA e não vai ficar só na Globo, entre muitas outras novidades! Fique com a gente!



MAIS 48 HORAS DE CORRIDA!


A World Endurance Championship (WEC), ligada a Federação Internacional de Automobilismo, anunciou ontem em sua conta no X/Twitter que a Band será a emissora oficial das “24 horas de Le Mans” e das “6 Horas de São Paulo” por duas temporadas, a deste ano e a do ano que vem, através do BandSports e nas plataformas digitais da emissora. No ano passado, as duas corridas foram transmitidas e tiveram uma grande aceitação do público e dos fãs das competições. O narrador Aldo Luiz, que foi a voz de ambas, celebrou a renovação em sua rede social, considerando “Uma conquista para todos os fãs da categoria, que agora tem a visibilidade que merece”. E que assim seja! 



A CASA DO FUTEBOL AFRICANO É NO MORUMBI!


Ainda sobre a emissora dos Saad, aproveitando o sucesso da última Copa Africana de Nações, que teve a Seleção da Costa do Marfim como a grande vencedora, no último dia 15, a Band anunciou que vai transmitir a Liga dos Campeões da África, a maior competição de clubes do continente, em seu BandSports. A largada foi dada no dia seguinte com a transmissão do empate da Belouizdad com o Al Ahly em 0 a 0, informou Gabriel Vaquer. É a primeira vez que a liga desembarca no Brasil e fica perto de fechar a trinca de competições continentais na TV Brasileira. Além da Africana no BandSports, tem a UEFA Champions League no SBT e TNT Sports, Libertadores na Globo, ESPN e Paramount+, e as ligas asiáticas e da Concacaf, são da ESPN. Faltando apenas a Liga da Oceania que ainda não tem sua casa. Vamos ver se a aceitação será bacana igual a Liga das Nações, é esperar pra ver! Boa sorte a Band nas novas empreitadas!



DESESPERO NA VON MARTIUS


Gabriel Vaquer essa semana trouxe na Folha uma revelação de bastidor que deixa os fãs de Olimpíadas com a pulga atrás da orelha: A Globo demonstrou profunda preocupação com a não-classificação da Seleção Brasileira de Futebol Masculino para Paris 2024. Segundo a matéria de Vaquer, os jogos que a Seleção Masculina estava nas duas últimas olimpíadas transmitidas pela emissora, e que tiveram a mesma vencedora da Medalha de Ouro, traziam bastante público para a frente da tela. A final de 2016, contra a Alemanha, deu 38 pontos com 43 de pico na Grande São Paulo. Tudo isso resultava no aumento na média final do evento, um chamariz para o Comitê Olímpico Internacional e para os patrocinadores. Agora sem o seu maior pico, a aposta dos fluminenses é nas demais modalidades coletivas e atletas populares, como Rebeca Andrade, por exemplo, para preencher as 200 horas prometidas. Só espero que não exagerem a ponto de zicar os atletas, pela “cabeça de burro” que tem enterrada naquele Jardim Botânico…



PASSARALHOS CHEGAM NO ESPORTE


Por falar em cabeça de burro, a semana foi cheia de passaralhos na Globo e afiliadas, afetando o setor esportivo, a começar pela sede paulista da emissora, onde um dos demitidos foi o jornalista Zé Gonzalez, editor-chefe da versão paulistana do “Globo Esporte”. Zé estava na Globo há 17 anos e havia coordenado no início a equipe do Globoesporte.com, chegando a chefia da TV em 2016. Segundo Gabriel Vaquer, a demissão era um desejo do Rio de Janeiro para unificar comandos. Sei não, viu…


Outra demissão sentida essa semana foi a do comentarista esportivo e apresentador eventual do “Globo Esporte” baiano, Gustavo Castelucci. Segundo o portal BNews, ele e mais 5 pessoas foram vítimas de uma onda de demissões em vários setores da Rede Bahia, afiliada global no estado homônimo. Gustavo estava no Canal 11 de Salvador há 8 anos e passou por diversos setores da casa, como produção, edição e enfim a apresentação. Em nome de toda a equipe da coluna, desejamos sucesso aos dois profissionais em suas novas jornadas!



ANOTE NA AGENDA!


Por falar em nova jornada, encerrando de vez o assunto Globo, Eric Faria já tem data para estrear como comentarista no SporTV. Ele irá compor a equipe com Luiz Carlos Jr e Ramon Motta para Marcílio Dias X Vasco, na próxima terça-feira (27) às 21h30, em jogo válido pela Copa do Brasil. Em entrevista à Folha de São Paulo, o jornalista, que está há 27 anos no Grupo Globo como repórter, afirmou estar com frio na barriga, mas sente que vai dar tudo certo no dia. E que assim seja! Boa sorte, Eric! 



MONOPÓLIO? AQUI NÃO, BEBÊ!


A Liga Forte Futebol anunciou esta semana, que pretende se inspirar no modelo de negócios do Paulistão e vai pulverizar os direitos em várias plataformas, TV Aberta, Paga e Streaming. A intenção da LFF na pulverização é aumentar as receitas dos clubes e equiparar ou ultrapassar o valor que a Globo ofereceu à LIBRA, em R$ 1,3 bilhão. Segundo Rodrigo Mattos do UOL, já existem conversas com diversas emissoras, e proposta a Globo também foi feita, mas não foi respondida. A Forte Futebol corresponde a 55% do Brasileirão, ou seja, metade do torneio. Vamos ver o que vai sair daí, mas se seguir nesse caminho, será ótimo ao meu ver. 



GAÚCHA FAZ MUDANÇAS PARA O GRENAL


A Rádio Gaúcha anunciou esta semana a aquisição de dois novos integrantes para as transmissões das jornadas de Grêmio e Internacional, estreando já no clássico GRExNAL a ser realizado neste domingo (25) às 18h, em jogo válido pelo Gauchão. Vagner Martins será o comentarista do Inter e irá compor a bancada com César Cidade Dias, representando o Grêmio. Já Quetelin Rodrigues será repórter de torcida tricolor e irá compor dupla com Vini Moura, representando os colorados. Além da atuação nas jornadas, Vaguinha e Queki, como são conhecidos, também irão movimentar as redes sociais do Portal “GaúchaZH” e escrever sobre os clubes para o Jornal Zero Hora. Boa sorte aos estreantes e toda a equipe da Gaúcha em mais um clássico do chimas!



RÁPIDAS: 


  • Ainda sobre rádio, no último sábado (17), deu a maior polêmica entre os torcedores cearenses a questão de Jussie Cunha, da Rádio Jangadeiro/BandNews FM, narrar com problemas na voz o clássico-rei entre Fortaleza X Ceará que terminou em 3 a 3 no Castelão. Não é a primeira vez que isso acontece com o profissional, em uma narração da TV, também já ocorreram problemas de sua voz sumir e ter que utilizar um tom mais baixo que o comum. Na boa, Jangadeiro, tão esperando o Jussie perder seu precioso instrumento de trabalho para arranjar outro narrador pra auxiliá-lo? Isso não é gasto indevido, é PLANEJAMENTO e OBRIGAÇÃO. Jussie, mais do que nunca, merece respeito!


  • A CazéTV está tendo audiências bem expressivas com a Copa do Mundo de Beach Soccer no YouTube. A Live do jogo entre Brasil X Portugal, classificando os brasileiros pras quartas chegou a 1 milhão de views. No jogo entre Brasil X Japão, que terminou em 8 a 4 pra nós, deu 763 mil views. Um show da seleção para um show de audiência, Parabéns a todos da Rede Gordo pela conquista!


  • Ainda sobre audiência, o SporTV 2 conseguiu a liderança na TV Paga ao transmitir o clássico FLAxFLU pela Superliga Feminina de Vôlei, que terminou 3 sets a 1 para as flamenguistas. O canal esportivo angariou 2 pontos no PNT, com share de 64%. Diferente da aferição da TV Aberta, 1 ponto equivale a 141 mil pessoas que assinam as operadoras, ou seja, de 100 TVs, 64 estavam ligadas no jogo. Parabéns ao canal campeão pelos recordes!


  • Quem não tá muito de parabéns é outro núcleo da Globo, o Globoesporte.com, que transmitiu os jogos da primeira fase da Copa do Brasil de qualquer jeito. Placares malfeitos, lives com imagens ruins e que vivem caindo e, pasmem, teve jogo transmitido em formato 4:3 (Formato usado na TV Analógica) e em um momento chegou a vazar cenas da novela das 7. Um crime o torneio mais democrático do futebol, ainda viver em uma ditadura na questão de transmissão…

  • Começou a Copa do Brasil e com ela as "Zebras", e por curiosidade, muitas pessoas procuram o Google pra conhecer os times que venceram, foi o caso de Sousa e Águia de Marabá que surpreenderam os experientes Cruzeiro e Coritiba e passaram de fase, fazendo o Google Trends explodir em até 600% sobre um dos clubes. Todos os detalhes você confere em uma matéria especial de Vinícius Barboza para o DE. Vale a pena ler: https://www.dimensaoesportiva.com/post/explodem-buscas-no-google-por-sousa-e-águia-de-marabá-após-jogos-da-copa-do-brasil

  • Termino o DNM de hoje anunciando que ainda neste semestre, o site do Dimensão Esportiva terá algumas novidades. Não posso contar ainda, mas digo aos senhores: Vai ser daqui pra melhor, podem ter certeza disso. Aguardem!



E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais! Tchau!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.



Comments


bottom of page