google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Dimensão na Mídia #23 - Criciúma assina com a Globo, WWE na Netflix e muito mais!

*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Susana Hernandes, João Hudson e Vinícius Barboza.



Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia. Na coluna de hoje, notícias sobre a contratação de última hora do Criciúma com a Globo, definição de equipes de transmissão no SBT, com direito a retorno de Téo José, e a Netflix que resolveu mergulhar de vez no esporte com os direitos da WWE. Fique com a gente!



CRICIÚMA QUE NÃO É BOBO, AGORA É GLOBO!


O Criciúma fechou na última sexta-feira (19) um acordo com a Globo para que o grupo fluminense realize transmissões de seus jogos como mandante pela Série A do Campeonato Brasileiro, em todas as plataformas. O time catarinense até então era o único recém-promovido à primeira divisão que ainda não havia assinado com a Globo, pois os outros 3, Vitória, Atlético-GO e Juventude já haviam garantido o acordo. O contrato é válido apenas por esta temporada, já que de 2025 em diante ainda é uma incógnita, pois já valerá os acordos com a LIBRA e a Forte Futebol, que seguem empacados. Enquanto isso não rola, é desejar boa sorte ao Criciúma e a Globo a partir do dia 13 de Abril. A intenção é de ser um bom campeonato. Fiquemos de olho!



SERÁ QUE ROLA?


Falando no plim-plim, ainda não é oficial, mas segundo a página SS Deluxe, especializada em Futebol Feminino no X, a Globo está estudando colocar mais jogos do Brasileirão Feminino em sinal aberto e no Premiere, seu Pay-Per-View. Esta possível atitude da emissora pode sanar um pepinão que carregou na temporada passada, onde a maior parte dos jogos ficou no escuro pois não queria abrir mão da sua exclusividade. Enquanto esses estudos não se concluem, segue do modo inicial: SporTV na maioria dos jogos, e Globo aberta na fase final. E não se fala mais nisso. Mas sei lá, ainda estudar pra fazer o óbvio é muito brincar com a inteligência do público do FutFem, né não?



RETORNO AOS MICROFONES


Após 3 meses, Téo José retornou a narração de futebol no SBT na noite de ontem, na vitória do Vasco, sobre o Madureira por 2 a 0, pelo Campeonato Carioca. Téo estava longe das narrações desde a vitória do Real Madrid sobre o Braga por 2 a 1, pela UEFA Champions League em outubro do ano passado, e desde lá, assumiu o “SBT Sports na TV” aos domingos, enquanto Cléber Machado assumia os jogos. Além de Vasco X Madureira, Téo narrará os outros 4 jogos do cruzmaltino, incluindo o clássico contra o Flamengo, segundo Gabriel Vaquer. Bom trabalho ao Téo e a toda equipe do SBT nessa maratona!



ESTREIA COM BONS NÚMEROS


Vamos falar de algo que vocês adoram e eu também: audiência! Segundo dados do Kantar Ibope, no último domingo (21), a estreia das transmissões do Paulistão na Record, entre Corinthians X Guarani, alcançou a vice-liderança a emissora dos bispos e garantiu 9,9 pontos, com picos de 11,9 e participação de 17,4% na capital paulista, sendo então a melhor audiência da emissora em estreias de Paulistão nesta fase atual. Porém, contrariando os planos dos bispos, que mudaram o jogo de faixa para tirar o público da Globo, não conseguiu bater os fluminenses, que colocaram um “Domingão com Huck” sem intervalos no momento do jogo e manteve 14 pontos, informação de Allan Simon. Apesar disso, e das diversas reclamações da narração “empolgante” de Oliveira Andrade nas redes sociais, tiveram motivos para festa sim e de sobra! 



MICARETA ANTECIPADA


Quem também tem motivos pra comemorar é a TVE Bahia, que fez excelentes audiências da cobertura do Baianão em seu terceiro ano. No jogo entre Atlético Alagoinhas X Bahia, também no último domingo, sem citar números, a emissora pública informou nas suas redes sociais que liderou a audiência entre às 16h01 e 18h na Grande Salvador. Já na última quarta-feira (24), conquistaram dois recordes com a transmissão de Bahia X Jacobina: Alcançaram a vice-liderança com 29,4 pontos, com 4 de distância da líder TV Bahia (Globo) com 33,6, e sua live no YouTube alcançou 170 mil simultâneos, sendo a segunda live mais assistida na plataforma de vídeos no Brasil! Parabéns a todos da TVE, e desejamos que esses números possam se repetir ao decorrer do campeonato!



PORRADA COM SOM DE TUDUM


Não é de hoje que a Netflix está interessada em trazer eventos esportivos no seu catálogo e isso se confirmou essa semana, com o fechamento do acordo com a TKO, empresa dona da WWE, onde a plataforma será a casa exclusiva do maior campeonato de telecatch do mundo nas américas, Reino Unido e outros territórios a partir de Janeiro de 2025. O acordo é inédito e abrigará todos os espetáculos da WWE, como também documentários e séries originais. Segundo o portal MKT Esportivo, o acordo das duas empresas vale por 400 milhões de dólares ao ano e dependendo do progresso, pode durar mais de 5 anos. Esta será a primeira vez que a modalidade RAW ficará fora da TV em 30 anos, então torcemos para que a Netflix faça valer o acordo e faça um bom uso dele. Pelo menos na gringa não tem gente pedindo volta do monopólio da NBC ou da CBS, não que eu saiba…



TNT FECHADA COM O MENGO


No último sábado (20), a Warner anunciou que irá transmitir o amistoso entre Flamengo X Orlando City, que será realizado amanhã (27) às 16h no canal da TNT Sports no YouTube. Com a TNT Sports, fecha o ciclo das plataformas presentes no amistoso, já que terá Band em TV Aberta e SporTV na TV Paga. Este amistoso fecha o ciclo da tour rubro-negra nos Estados Unidos, que teve também o amistoso contra o Philadelphia Union, onde os cariocas venceram por 2 a 0. É escolher a opção e ser feliz, flamenguista!



RÁPIDAS


  • Ainda sobre a Warner, a HBO Max já tem data para mudar de nome no Brasil: A plataforma se torna apenas MAX no dia 27 de Fevereiro. A mudança é resultante da fusão entre a Warner Bros e a Discovery e abrigará todos os canais das duas empresas, entre eles a TNT Sports, que pode estar vindo com novidades para o país devido a essa união. Como bons observadores, fiquemos de olho!


  • A Federação Paulista de Futebol fechou com a Vivo e a SKY para disponibilizar o Pay-Per-View do Paulistão para clientes de ambas as operadoras, através do Paulistão Play. Segundo Allan Simon, a Vivo irá fazer essa disponibilização através do Vivo Play, e a SKY, pelo SKY+ (Antigo Directv GO). Pela Vivo, a assinatura está alçada em R$ 19,90/mês e R$ 49,90  pela temporada inteira, com exceção de 13 jogos exclusivos do TNT Sports. Tá bom ou tá salgado, torcedor?


  • Na primeira rodada do Campeonato Cearense, um fato surpreendeu o mercado: A Federação Cearense de Futebol abriu o sinal das transmissões do “Manjadinho” para o exterior. Quem abriu essa transmissão exclusiva para os cearenses de fora do Brasil foram dois jogos: Horizonte X Fortaleza no sábado (20) e Maracanã X Ceará no domingo (21). A narração de ambos foi de Igor Holanda. Coisa boa, hein?


  • Ainda no nordeste, habemus transmissões da primeira rodada da Lampions League na TV. O SBT vai de Náutico x Botafogo-PB e Fortaleza x América-RN no sábado (03) e a ESPN vai de Bahia x Sport no domingo (04), ambos às 16h. As demais partidas terão transmissão da Nosso Futebol e do DAZN. Anota aí na sua agenda!



  • Não posso fechar a coluna sem deixar de falar de toda a situação envolvendo a Livemode nas transmissões do paulista no último fim de semana. Uma fatalidade que eu espero que a empresa e a produtora responsável achem a origem do erro imediatamente e que continuem fazendo uma transmissão de qualidade como sempre fizeram, não prejudicando as detentoras de direitos, rádios e webrádios, muito menos abrindo margens para um bando de preguiçosos que exigem a volta do monopólio global nas redes sociais. Monopólio esse, que a Globo não quer e expliquei no artigo de opinião que publiquei na última segunda-feira (22). Quem não prestigiou, prestigie agora: https://www.dimensaoesportiva.com/post/opinião-a-globo-não-quer-mais-monopólio-e-vocês-precisam-aceitar-isso



E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais! Tchau!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.


Comments


bottom of page