google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Dimensão na Mídia #22 - Vasco no SBT e no SporTV, NSports vira canal linear e muito mais!

*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Susana Hernandes, Igor Mendes e Daniel Lopes.



Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia! Na coluna de hoje, vamos falar do Vasco, que não contente só com a “Rede Gordo”, foi atrás da Globo e do SBT para exibir os seus jogos como mandante do Carioca, a NSports, que agora vem pra brigar com as grandes no sistema linear, além de novidades que envolvem o futuro midiático na NFL. Empolgamos! Fique com a gente!



MAIS DOIS PLAYERS AO GIGANTE!


Como havia dito na introdução, o Vasco da Gama realmente não ficou contente com um player apenas e resolveu buscar mais exibidores para os seus jogos como mandante no Campeonato Carioca. Além da CazéTV, que noticiamos na coluna passada, na última sexta-feira (12), o clube fechou um acordo com o Grupo Globo e, através do SporTV e Premiere, exibirá os seis jogos, incluindo a vitória de ontem por 2 a 0, contra o Boavista, na TV Paga. É o retorno do grupo fluminense ao estadual após toda aquela treta entre ela e a FERJ em 2020, que culminou na rescisão e toda aquela história que você tá calvo de saber.


Para fechar a trinca, faltava somente a TV aberta. Faltava, pois na noite de quarta-feira (17), o clube fechou com o SBT para a exibição de 5 jogos do carioca como mandante, já que o jogo de ontem, por estar muito em cima da hora, não teria tempo hábil para exibir. Segundo Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo, o acordo dos cariocas com a TV de Silvio Santos, é a divisão das verbas de publicidade, metade para o Senor, metade para o Vasco. Ainda segundo Vaquer, os jogos não serão exibidos para o Brasil todo, mas apenas para o Rio de Janeiro e praças onde a torcida vascaína é forte, como as do Norte, Nordeste, Juiz de Fora, etc. Ficaremos de olho, como sempre!



E O BELO, QUE JÁ ERA GRANDE…


Ainda no assunto Lei do Mandante, quem também surpreendeu o mercado com sua movimentação, foi o Botafogo da Paraíba, que não aceitou ir para a Rede Paraíba (Globo) e fechou com a TV Arapuan, que recentemente se afiliou a Band no estado, para a exibição dos seus jogos como mandante no Campeonato Paraibano. A informação é do jornalista Gabriel Botto. Inicialmente, o Canal 14 de João Pessoa terá direito a 5 jogos do Belo, que pode ser mais, caso avance para as fases finais. A estreia foi ontem, na goleada de 5 a 1, contra o São Paulo Crystal.



MAIS UMA PÚBLICA EM CAMPO


Quem acompanhou as edições passadas do DNM, lembra que eu fiz uma indagação de porque que a TV Ceará, nunca aproveitou a oportunidade e os exemplos com as coirmãs para transmitir o Campeonato Cearense. Pois bem, acho que o governador Elmano de Freitas (PT) leu a coluna e atendeu nossas preces. A emissora pública anunciou na tarde de ontem uma parceria com a Federação Cearense de Futebol para a exibição de várias modalidades do Cearense, entre eles, o Feminino, Sub-20, Taça Fares Lopes, Série B e, surpreendentemente, a Série A do estadual. A estreia da TVC será em Fortaleza X Horizonte, amanhã (20), às 16h30. Lembrando que em sinal aberto, ela dividirá os direitos com a TV Verdes Mares, além do GOAT no streaming. 



A2 COM EXIBIDORES DEFINIDOS


Para encerrarmos de uma vez por todas o assunto estaduais, o canal Camisa 21, do YouTube, fechou com a Federação Paulista de Futebol e também vai transmitir a Série A2 do Campeonato Paulista com imagens para o seu público. A transmissão é em parceria com a loja de artigos esportivos Centauro e será de forma gratuita. A estreia do canal foi na vitória do São Bento, sobre o Juventus da Mooca, por 1 a 0 na última quarta-feira (17).


Quem também vai exibir a segundona paulista é a TV Cultura, que estreará no próximo sábado (20), com Oeste X São José às 15h. Horário este, que será fixo na emissora pública. A narração será de Geferson Kern e comentários de Paulo Jamelli. As informações são do portal Máquina do Esporte e do jornalista Allan Simon, do UOL. 



CANAL NOVO NO FRONT


Após nascer em 2018 como plataforma de streaming, a N Sports agora vai se aventurar como canal linear de esportes. A nova fase iniciou nesta quarta-feira para os assinantes da operadora SKY e terá como atrativo nesse primeiro período os jogos dos Campeonatos Paranaense e Mineiro. Segundo Gabriel Vaquer, a intenção do Grupo Tellescon, que adquiriu a plataforma no ano passado, é competir com ESPN e SporTV, por esta razão, tenta entrar nas demais operadoras de TV Paga. Além dos estaduais, a emissora tem um portfólio gigantesco de esportes olímpicos, alguns em parceria com diversas Confederações Brasileiras, o que pode incomodar a concorrência. Ficaremos de olho, e claro, a cada passo do novo canal, informaremos aqui. Boa sorte a todos do N Sports nesta nova fase, e estendo o meu desejo a todas as equipes das emissoras que cobrirão os estaduais citados por esta edição da coluna!



VAMOS JUNTAR OS TROÇOS…


Na semana passada, o site estadunidense “Front Office Sports” noticiou que a possível fusão da Paramount com a Warner Bros Discovery, cujas negociações estão em andamento, pode proporcionar a volta da TNT Sports às transmissões da National Football League (NFL) após 26 anos nos Estados Unidos. Isso acontece porque o grupo da montanha possui os direitos do campeonato para a WBD Sports, canal de esportes no país, além da rede de TV aberta CBS. Tá, mas o que o Brasil tem a ver com isso? Significa que, caso a fusão seja consolidada, a figura dos direitos mundiais de transmissão pode ter sinais de mudança em breve. Lembrando que a ESPN possui eles atualmente. Fiquemos de olho!



“FICA, MONOPÓLIO”?


E por falar em ESPN, a página “O Quarterback” no X, repercutiu no último sábado (13) uma matéria do “New York Post”, onde dizia que a Disney, dona da ESPN, está com a negociação avançada com a NFL para comprar parte das ações da NFL Media, responsável pela geração das partidas da competição, além de plataformas de streaming, produtora de filmes, portais de notícias, entre outros. Segundo a matéria do NYP, o fechamento ou não do negócio ainda pode demorar meses, pois as associações dos jogadores estão sendo comunicadas aos poucos sobre essas transações, até para saber o quanto esses jogadores teriam direito com uma possível compra. Será que rola o Mickey eternamente na competição ou tudo isso se dará com os burros n’agua? Vamos também ficar de olho!



RÁPIDAS: 


  • Segundo o comentarista Shams Charania, a Netflix irá produzir uma série de documentários sobre a vida de vários jogadores da NBA, no mesmo estilo de "O Quarterback", feito com atletas da NFL. Os jogadores escolhidos para a primeira temporada foram Domantas Sabonis, Anthony Edwards, LeBron James, Jayson Tatum e Jimmy Butler. É a promessa de ser imperdível.


  • O DAZN anunciou esta semana uma ação para aproximar o grande público do Futebol Feminino em todo o planeta. A plataforma passa a disponibilizar todo o seu portfólio de competições femininas de forma gratuita para quem quiser assistir. Nomeada como “New Deal for Women’s Football”, a ação teve o consentimento das organizadoras e de seus patrocinadores, como mais uma forma de quebrar preconceitos e popularizar a participação e protagonismo das mulheres dentro das quatro linhas. Estamos na torcida para que dê certo e que incentivem outros players a fazerem o mesmo!


  • O Campeonato Goiano deste ano teve algumas novidades: Além da TV Brasil Central e da FGFTV, a competição também contará com a cobertura da TV da Assembleia Legislativa de Goiás, até aí, tudo bem. O mais bizarro é que alguns jogos do estadual também serão retransmitidos por um aplicativo chamado DEPUTADOS AQUI. Imagina o pobre torcedor ser obrigado a baixar um app de sessão legislativa para ver futebol? Como diria um radialista famoso daqui de Belém: “São essas coisas que eu não entendo”....


  • Por falar em Belém, hoje tem novidade no dial paraense: A Rádio Liberal Mais FM 98.9 recebe o seu mais novo nome: o do radialista esportivo Paulo Fernando. O comunicador, que também é conhecido pela alcunha de “Bad Boy”, será o apresentador do programa “Liberal Mais Esportes - Segunda Edição”, que vai ao ar de segunda a sexta, às 17h. Boa sorte ao Bad Boy nesta nova empreitada!


  • A gente encerra a coluna com uma info rápida de Gabriel Vaquer: O SporTV irá transmitir o amistoso do Flamengo contra o Philadelphia Union, da MLS, no próximo domingo (21). A Band, para não confrontar com o Carioca, optou por fazer apenas o jogo contra o Orlando City, no dia 27. Então, anota aí na agenda, Flamenguistas, para não esquecer!



E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais, porém, desde já estou aceitando uns pix’s de presente de aniversário, já que o mesmo é na segunda-feira (Zoeira, me parabenizando nas redes já tá ótimo)! Tchau!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.


Comments


bottom of page