google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Dimensão na Mídia #16 - Copa América toda na Globo, GOAT com novos direitos e muito mais!

*Escrita hoje por Susana Hernandes, com contribuição de Hugo Rocha, Chris Henrique e Rui Guilherme Filho.


Foto: Buda Mendes/Getty Images.

Olá, bem-vindos e bem-vindas à edição 16 do Dimensão na Mídia, com um resumo das últimas notícias envolvendo a mídia esportiva essa semana. Ainda no rodízio de colunistas, porque o dono da lojinha, Rui Guilherme Filho, está em descanso, e eu, Susana Hernandes sou a responsável por assinar a coluna de hoje. Bom, chega de papo porque a semana não pode ter sido recheada de notícias na quantidade, mas na reverência delas...



GLOBO CONQUISTA A AMÉRICA NOVAMENTE!


E a primeira nota é uma bomba! Segundo o colunista da Folha, Gabriel Vaquer, tá 99% certo que a Globo transmita a Copa América de 2024 com exclusividade em todas as midias. O acordo da emissora carioca foi feito com a Brax, que ganhou a licitação dos direitos da competição da própria Globo. O SBT também estava na briga pelos direitos, mas perdeu de novo. Pelo acordo, a Globo vai transmitir os jogos do Brasil e a final do campeonato, independente se tiver o Brasil ou não; o SporTV ficaria com todos os jogos e o Globoplay, streaming do grupo, retransmite o sinal na internet.



NOVO VEXAME BRASILEIRO BATE RECORDE DE AUDIÊNCIA


Não foi todo mundo que ficou com raiva da derrota do Brasil na última terça-feira no Maracanã. A queda para a Argentina por 1 a 0 rendeu à TV Globo novamente maiores audiências em jogos de Eliminatórias da Copa do Mundo desde 2017 em São Paulo e no Rio de Janeiro. Segundo o jornalista Allan Simon, do UOL, de acordo com dados consolidados da Kantar Ibope Media, a emissora marcou média de 29 pontos e 51% de participação em São Paulo, maior índice desde a vitória brasileira sobre o Chile, por 3 a 0, em 10 de outubro de 2017. A TV Globo conseguiu aumentar a média do horário em 38%, ou 8 pontos a mais que o normal para as últimas quatro terças-feiras. No Rio de Janeiro, a média do jogo foi de 35 pontos de audiência, com 58% de participação. O aumento na comparação com as quatro semanas anteriores foi de 12 pontos. Também foi o maior índice desde o Brasil x Chile de 2017. É aquilo que a gente ouve nos bastidores da televisão há anos: DESGRAÇA DÁ AUDIÊNCIA!



GOAT DESBRAVA O NORDESTE!


Tem gente que se inspirou em um canal que fez sucesso nos últimos 10 anos e descobriu o Nordeste! O Goat já tinha anunciado na semana passada a compra dos direitos do Campeonato Cearense (guarde essa informação porque a seguir tem informação nova) e que foi noticiada na edição anterior desta coluna. Mas ainda não satisfeito, essa semana o canal anunciou a compra dos direitos de transmissão de mais um estadual nordestino: o Campeonato Pernambucano de 2024. O acordo, confirmado pela FPF, foi no valor de R$ 2,5 milhões e dará direito à 19 transmissões, sendo 8 com exclusividade. Além do Goat, o Pernambucano também será transmitido pela Globo em TV aberta.



DESISTIU DE DESISTIR


Lembra que disse que teria informação nova sobre o Cearense 2024? Então, ao contrário do anunciado na semana passada, e vendo que a Verdes Mares tava de olho, o Grupo Cidade de Comunicação voltou atrás e vai transmitir o campeonato estadual no ano que vem. A notícia de que a TV Cidade abriu mão dos direitos do Campeonato Cearense pegou todos de surpresa, visto o tamanho sucesso de audiência que foi a competição nesta atual temporada, garantindo diversos momentos de liderança na Grande Fortaleza, derrotando a TV Verdes Mares. Agora, a expectativa é que a emissora cumpra o contrato até o fim, garantindo a exibição das temporadas de 2024 e 2025.



FESTA DA "DEMOCRACÊA"


Este ano a tendência das emissoras é realizar debates presidenciais dos clubes de massa, aconteceu na Gazeta com os candidatos do Corinthians, quase rolou na RedeTV de Belém com os do Clube do Remo (se não fosse o R.R. Soares), e agora quem entra na onda é a TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, que vai realizar o embate entre os candidatos a presidência do Esporte Clube Bahia no próximo domingo (26) ás 10 da manhã. A mediação será do jornalista Pablo Reis. Ótima escolha para os tricolores conhecerem bem quem vai ter o clube nas mãos nos próximos anos.



AMISTOSO ESPECIAL NO SBT


Ainda falando na emissora de Sílvio Santos, mas dessa vez da matriz, o SBT será um dos exibidores do Amistoso entre São Paulo X Milan, em comemoração aos 30 anos da última conquista mundial do Tricolor Paulista no dia 16 de dezembro, ás 17h no Morumbi. Junto da equipe de Cléber Machado, Mauro Beting e companhia, também estarão nessa a CazéTV e a ESPN. Vai ser imperdível! Inclusive, nós do Dimensão Esportiva também estaremos nessa!



A FAVELA VENCEU!


A TV Globo transmitiu mais uma vez a final da Taça das Favelas, torneio de futebol organizado pela CUFA - Central Única das Favelas, em 9 estados do Brasil: SP, MG, RJ, BA, RS, GO, CE, PR e ES. Todos os jogos foram transmitidos na tarde do último sábado, exceto a o Rio, que foi adiada para o dia seguinte por conta do forte calor. A Vênus foi líder nas finais paulistas, masculina e feminina, com 9 pontos.



RÁPIDAS:


  • As novidades sobre o Goat não param por aí, o canal continua garantindo transmissões! Na última quarta-feira (22), o GOAT fechou acordo e transmitirá as duas últimas etapas da Stock Car Pro Series, que acontecerão nos finais de semana dos dias 26 de novembro e 17 de dezembro, em Cascavel e em São Paulo, respectivamente. Band e Canal do Galvão Bueno estarão nessa também.


  • A Rádio Brahma FM de Goiânia entra de cabeça nas jornadas esportivas neste final de semana. A emissora, que é fruto de uma parceria entre a cervejaria AmBev e o Grupo RCI, inicia os trabalhos no jogo entre ABC X Vila Nova, ás 17h deste sábado (24), que decide o acesso ou não do Tigre para a Série A do Brasileiro. A narração será de Victor Roriz, que foi da TV Anhanguera/Globo por muitos anos, e comentários de Thaís Freitas, ambos direto do Frasqueirão, em Natal. Boa sorte a toda a equipe e que, diferente da cerveja que leva o nome da rádio, o pé seja bem quente para o Vila!


  • Quem também aproveitou as rodadas decisivas do Brasileirão para estrear é a Web Rádio Maravilha, pertencente a ninguém menos que Dirceu Maravilha, narrador que possui uma carreira vasta nas rádios paulistas, como Record, Bandeirantes, Tupi (Atual Super Rádio) e BandNews FM. Os primeiros jogos que abrem o novo empreendimento de Dirceu, será Corinthians X Bahia, hoje ás 21h, e Palmeiras X Fortaleza, ás 18h30 de domingo (26). Boa sorte ao Dirceu nessa nova fase e como bons admiradores do seu trabalho, desejamos e queremos sempre mais o seu sucesso!


  • Esse próximo fim de semana está movimentando tudo e a todos. Com a Série B chegando a sua última rodada, mirando o possível acesso do Vila, BandNews FM e Rádio Bandeirantes Goiânia mandaram equipes para Natal para cobrir a partida de sábado. A Rádio Caxias também mandou equipe para Fortaleza para cobrir o provável jogo do acesso do Juventude contra o Ceará. Saindo do Masculino, pro Feminino, a GaúchaZH transmitiu na última quarta-feira (22) o jogo de ida da final do Gaúcho entre Internacional X Grêmio, com vitória das gurias coloradas por 2 a 0. A volta será no domingo, ás 10h30, com transmissão da RBSTV. Bom trabalho, galera!


  • Abrimos a coluna com uma bomba e fecharemos com outra: Gabriel Vaquer, da Folha, informou que Eric Faria pode se tornar o mais novo comentarista do Grupo Globo. O jornalista, que atua como repórter desde 1998, está sendo testado pela função desde o início do mês. A escolha por Faria se deu pois comentaristas jornalistas estão em falta no Rio de Janeiro. Caso seja aprovado, o jornalista começa primeiro no SporTV e posteriormente na Globo aberta. Enfim, ficaremos de olhos bem abertos!



Ufa! E assim encerramos o Dimensão na Mídia desta semana. Na próxima, teremos mais notícias da mídia esportiva nacional. Mas fique ligado nas nossas redes sociais, tudo a gente posta por lá!


Um grande abraço e um ótimo final de semana!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.


Comments


bottom of page