google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Dimensão na Mídia #15 - TV Cidade desiste do Cearense e GOAT pega, Kajuru volta a TV e muito mais!

*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de João Bosco Neto, Chris Henrique e Hugo Rocha.


Clássico-Rei entre Fortaleza X Ceará no Cearense de 2023. Campeonato será exibido no GOAT em 2024, TV Aberta está por definir. Foto: Fabiane de Paula/Diário do Nordeste.

Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia! Sim, dei uma pausa nas minhas férias para escrever a edição 15, e confesso que estava com saudades. Na coluna debutante de hoje, vamos falar da movimentação dos estaduais na televisão, as desistências da TV Cidade e da Globo das transmissões do Cearense e do Paulista, respectivamente, sendo que a primeira já tem casa no streaming, as finais dos estaduais femininos ganhando espaço em TV Aberta e a volta triunfal de nada menos que Jorge Kajuru aos programas esportivos na televisão. Fique com a gente!



A CIDADE NÃO É MAIS SUA, FCF!


Uma notícia caiu como uma bomba na mídia esportiva esta semana. A TV Cidade, afiliada a Rede Record no estado do Ceará, comunicou que desistiu de transmitir o Campeonato Cearense de Futebol, alegando prejuízos financeiros com a temporada deste ano. Por contrato firmado no ano passado, o canal 8.1 de Fortaleza tinha os direitos de mais outras duas temporadas da competição: 2024 e 2025. Com a desistência, a Federação Cearense de Futebol abriu uma nova concorrência para que essas temporadas não fiquem sem transmissão. A disputa está entre a TV Verdes Mares, afiliada da Globo, que transmitiu a competição até 2020, e a TV Jangadeiro, afiliada do SBT, que transmitiu as temporadas de 2021 e 2022. O resultado dessa concorrência está previsto para sair ainda hoje. É esperar pra ver!



ENQUANTO A TV AINDA SE DECIDE, NO STREAMING JÁ É CERTO


Gabriel Vaquer, da Folha, cravou e a FCF confirmou: O Canal GOAT conseguiu os direitos de transmissão do “Manjadinho” para esta temporada. Ao todo serão dezenove jogos transmitidos, sendo oito com exclusividade pela plataforma (incluindo um jogo ida e volta das quartas de final e um jogo ida e volta das semifinais) e todos envolvendo os rivais Fortaleza e Ceará. Este será o primeiro estadual que o canal pega em quase um ano no ar. Boa sorte a todos!



BORA BORA BORA PEGANDO O BECO


Quem também largou de mão dos direitos de transmissão de campeonato estadual foi a Globo, que anunciou a não-renovação com a Federação Paulista de Futebol para a próxima temporada do Paulistão no Pay-Per-View, de acordo com o UOL Esporte. Segundo a emissora fluminense, era inviável a transmissão da competição pelo Premiere, devido a ampla concorrência de exibidores, e com isso o custo-benefício de assinaturas era ruim. Agora, FPF e Livemode estão na procura de quem vai substituir o Premiere na modalidade. Bateu saudade do monopólio, Globo?



SENTIRAM FALTA DE ALGUÉM?


Ainda falando do Paulistão, a FPF realizou ontem (16) o sorteio dos grupos que irão compor a competição no ano que vem. No evento, chamou bastante a atenção o cerimonial e a transmissão, onde CazéTV e TNT Sports fizeram tudo em conjunto. Uma dessas sinergias, foram o comando da live, que foram de Mauro Beting (TNT) e Luís Felipe Freitas (CazéTV), e no palco, dividiram espaço, Taynah Espinoza (TNT) e Fernanda Gentil (CazéTV), entre vários outros. A pergunta que fica é: Faltou alguém nessa sinergia né? Pois é! A Record só mandou o repórter Bruno Piccinato para fazer um link ao vivo para o “Jornal da Record”, além de matérias para os demais jornais. Já diria Ângela Vieira em “Senhora do Destino”: Que situação….



FINAIS DO FEMININO GANHAM A TV ABERTA


Voltando a falar do plim-plim, a emissora fluminense fechou a exibição de duas finais de estaduais femininos para este final de semana: o pernambucano, que terá Sport X Náutico, e o mineiro, que terá Cruzeiro X Atlético nas disputas pela taça. Ambas as decisões serão às 16h do próximo domingo (19). Na mesma data e horário, também será transmitido o jogo de ida da final entre São Paulo X Corinthians, pelo Paulistão, tendo a volta realizada às 10h30 do dia 26/11. Espero que isso seja uma constante e quem sabe, teremos mais jogos de estaduais, fora a final, na TV hein?



MUNDIAL SEM CASA NA TV PAGA


O jornalista Allan Simon trouxe essa semana uma notícia muito importante: Como foi dita na coluna passada, feita pelo nosso colega Hugo Rocha, a Globo e a CazéTV adquiriram os direitos do próximo Mundial de Clubes da FIFA, a ser realizado no mês que vem, porém, diferente do que se imaginava, a Globo só adquiriu os direitos para a TV Aberta, ou seja, SporTV está fora, fazendo apenas cobertura jornalística. Agora resta saber se ficará nisso, ou quem sabe uma ESPN ou um BandSports da vida tentem pegar para que nenhuma mídia fique de fora. É esperar pra ver!



A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!


O jornalista Auvaro Maia confirmou em seu site que o jornalista e senador por Goiás, Jorge Kajuru, vai retornar à televisão a partir desta segunda-feira (20). Kajuru irá liderar o programa “Jogo Duro” (nome que inclusive já foi de um que ele mesmo apresentou no SBT em 2006), que irá ao ar às 12h30 na TV Goiânia, afiliada a Band na capital goiana. Para conciliar com o cargo eletivo, Kajuru irá revezar a apresentação com outra pessoa, cujo nome não foi revelado, e quando estiver em Brasília, vai enviar comentários gravados para o programa. Lembrando que recentemente, Kajuru retornou ao jornalismo esportivo, sendo um dos comentaristas da Rádio BandNews FM de Goiânia, onde emite suas opiniões, gravadas ou ao vivo, remotamente. Boa sorte ao Kajuru, e por favor, procure não se meter em roubada nessa nova fase hein? rs.



RÁPIDAS:


  • Parece notícia repetida, mas um novo papelão brasileiro, gerou novamente uma enorme audiência na Grande São Paulo. A derrota da seleção por 2 a 1 perante a Colômbia rendeu 26,7 pontos para a Globo na capital paulista, sendo a maior audiência da líder no dia, superando até mesmo a novela “Terra e Paixão”, que marcou 23,9 pontos. Vale lembrar que a partida foi praticamente no horário do folhetim e que jogou boa parte da grade para mais cedo. As informações são da Kantar Ibope Media e do Portal NaTelinha.


  • Ainda sobre a Seleção Brasileira, ainda me chama a atenção a falta de perspicácia de Luís Roberto na condução dessas transmissões na Globo. Visivelmente a delegação brasileira está afundada em uma crise nas eliminatórias, porém Luís fica enchendo a bola do time como se fosse uma “derrotinha” qualquer. Ah, pelo amor de Deus! Ok que o narrador tem que vender bem o produto da emissora, mas ignorar a situação e fazer discurso positivista é brincar com a inteligência do torcedor. É nessas coisas que, por mais que o Galvão Bueno tivesse certa rejeição, ele sabia botar os pingos nos Is nos momentos oportunos.


  • A CazéTV surpreendeu de novo e anunciou em cima do laço, a transmissão das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026. A estreia foi ontem (17), na partida entre Egito X Djibouti, que rendeu 167 mil visualizações até agora. Bom demais!


  • Sinceramente não entendi a causa, motivo, razão ou circunstância da Super Rádio Marajoara, de Belém do Pará, apenas plugar o sinal da Super Rádio Tupi para Colômbia X Brasil, sendo que as suas concorrentes, Clube e Liberal, estavam com equipes locais em suas transmissões e não tem restrição alguma da Conmebol para coberturas ao vivo das eliminatórias. E nem se pode dar a desculpa que tem jogo de Remo e Paysandu pois ambos estão de férias hein…


  • Termino o DNM desta semana prestando solidariedade ao colega Smith, do canal “Chaves Remista” que foi hostilizado por um integrante da equipe do presidente eleito do Remo, Antônio Carlos Tonhão, durante a cobertura da apuração dos votos, porque simplesmente criticou a atuação de Fábio Bentes a frente do clube. E detalhe: “Chaves Remista” se declarou neutro nesse pleito, atitude justa e louvável. Porém tem outros canais de torcedores que escancararam tanto o apoio a um certo candidato, que a esposa de um desses youtubers, tentou votar três vezes com nomes diferentes e foi barrada… Ê laiá…



E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais, ou comigo, ou com outro colega, pois ainda estou de férias! Tchau!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.


Kommentare


bottom of page