google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Dimensão na Mídia #14 - Final da Libertadores bomba no RJ, Record monta equipe pro Paulista e mais!

*Escrita hoje por Hugo Rocha, com contribuição de Rui Guilherme Filho e Susana Hernandes.

(Foto: Fluminense / Divulgação)

Fala, pessoal! Caros amigos que leem a coluna Dimensão na Mídia desta sexta-feira, hoje a edição de número 14 é comigo, Hugo Rocha, e você é nosso convidado mais que especial para descobrir o que houve de melhor na mídia esportiva nacional nessa segunda semana de novembro. Globo e ESPN em alta com Fluminense campeão da Libertadores, Record à procura de equipe de transmissão para o Paulistão de 2024 e muito mais a partir de agora, vem com a gente!



COM TRICOLOR DEITANDO E ROLANDO NA LIBERTA, GLOBO E ESPN DEITAM E ROLAM NO IBOPE


A decisão da CONMEBOL Libertadores no último sábado registrou números positivos em audiência na TV Aberta e na TV Paga com a conquista inédita do Fluminense diante do Boca Juniors no Maracanã. O índice marcado no PNT (nacional) pela Globo atingiu a casa de 29 pontos e superou as últimas três edições exibidas pelo SBT, envolvendo dois brasileiros na disputa da grande decisão. Enquanto em São Paulo, o plim-plim alçou 23 pontos e se manteve à frente da Band e da Record, exibindo F1 e a crise energética na grande São Paulo, respectivamente, no Rio, a emissora atingiu 41 pontos, e viu a audiência da decisão crescer 93% comparada à final anterior entre Flamengo e Athletico-PR no SBT.


Na TV Paga, a ESPN como detentora única da final ao vivo, tendo SporTV fora do caminho e o Paramount Plus exibindo a decisão em VT de sábado para domingo, liderou na audiência, obteve crescimento de 505% em relação ao segundo lugar, e superou canais da TV Aberta, como SBT e Record ao longo da decisão. O canal do Grupo Disney conquistou seu melhor resultado no jogo de volta da semifinal entre Palmeiras e Boca, onde o verdão caiu nos pênaltis. Fica aqui o nossos parabéns às detentoras pelos resultados conquistados e a torcida pra que esse trabalho evolua cada vez mais a partir da próxima temporada. Luís Roberto e Paulo Andrade junto de suas equipes de transmissão fizeram do título do Fluzão algo histórico para seus telespectadores.



PROCURA-SE EQUIPE DE TRANSMISSÃO PARA O PAULISTÃO

(Interessados, dirijam-se à Barra Funda)


Sim, a Record está à procura de uma equipe esportiva completa para cobrir as transmissões do maior estadual do país após tirá-lo à peso de ouro da Globo durante a pandemia. Depois de demitir e desativar o departamento de esportes da emissora, a direção corre contra o tempo na busca de resolver uma sinuca de bico na qual tem apenas dois meses para contratar narradores e comentaristas. Tendo o SBT no páreo por 2026 caso dê uma bola fora com a FPF (Federação Paulista de Futebol) e com a Livemode, a emissora da Barra Funda tem contrato vigorando até 2025, tendo manifestado interesse em manter o produto consigo na TV Aberta, mas, caso não se organize a tempo, pode jogar toda sua logística no lixo.


Lembrando que essa logística foi criticada na edição passada por não enviar narradores e comentaristas in loco no campeonato inteiro, e por substituir Lucas Pereira na decisão por Cléber Machado como convidado especial. Claro que, numa estratégia compreensível de audiência, assim como o SBT demonstra ter feito com Téo José no último jogo da Champions League entre Milan e PSG e colocar Cléber no comando do duelo europeu.



QUE PAPINHO HEIN, CAZÉ?!


Após o anúncio de que irá transmitir os Jogos Olímpicos de Paris 2024 na internet, a Cazé TV surpreende mais uma vez, e anuncia a transmissão do Mundial de Clubes de 2023 a ser realizado entre os dias 12 e 22 de dezembro na Arábia Saudita pela FIFA. O Fluminense representará a América do Sul no torneio como campeão da Libertadores desse ano e estreia nas semifinais dia 18 em Jidá, tendo a oportunidade de encarar o City numa eventual decisão dia 22, caso ambos vençam suas semis. Já pensou no duelo Guardiola vs Diniz, ou melhor, no duelo John Kennedy vs Haaland? No mais, novamente vemos o quão tem sido rentável e histórico o que tem feito Casimiro Miguel e sua equipe na mídia esportiva, transmitindo de Copa do Mundo à campeonatos estaduais. A 'Rede Gordo' literalmente veio pra ficar, e ensinar a todos nós! Lembrando que na TV Aberta, a Globo mantém os direitos de transmissão, assim como na edição de 2022 disputada em fevereiro deste ano, onde o Flamengo caiu nas semifinais para o Al-Hilal.



GP DE SÃO PAULO EM TERCEIRO LUGAR (por pouco) NA BAND


No domingo dia 05, ocorreu em Interlagos mais uma edição do Grande Prêmio de São Paulo na Fórmula 1, e a Band, detentora da maior competição de automobilismo do mundo desde 2021, ficou na terceira colocação durante o evento em décimos contra a Record. Apesar do investimento maciço da emissora do Morumbi na categoria, e da grande cobertura que passou por Jogo Aberto, Donos da Bola (Sim, Craque Neto ao vivo de Interlagos), Jornal da Band e Band Esporte Clube, a audiência se comparada a que teve nas edições passadas e na época em que a Globo exibia as corridas é impensável. Renata Fan e Neto fizeram sua parte na sexta ao vivo do autódromo e conquistaram bons números, porém, no domingo, como citado acima, a vitória da Band sobre a Record na briga pelo terceiro lugar foi por décimos. Na Grande São Paulo, teve média de 4 pontos, sem ameaças à Globo e SBT, que possui no horário o Domingo Legal com Celso Portiolli em boa fase, ao contrário da emissora, e Eliana, programas os quais conseguem segurar o segundo lugar para o canal de Silvio Santos no domingo.



BOLA FORA DE LENDA DO BASQUETE BRASILEIRO EM PODCAST


Em Franca, o assunto do momento é a declaração polêmica do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt sobre a cidade durante entrevista concedida ao podcast "Tiraracaticacast", dos humoristas Marcos Chiesa, o Bola, e Márvio Lúcio, o Carioca, ambos ex-Pânico. O lendário jogador numa colocação infeliz afirmou que Franca era uma cidade de 'm....', sendo rapidamente cortado pelos apresentadores do podcast e pelo também ex-jogador Marcel, que trataram de se retratar à tempo, mas o estrago já estava feito. Oscar foi repreendido pelo prefeito da cidade, Alexandre Ferreira, pelo técnico do Franca Basquete, Helinho Garcia, e por várias outras personalidades do esporte mais importante do município nas redes sociais. Uma tremenda bola fora do nosso gigante do basquete brasileiro, ainda mais com uma cidade considerada vitrine dessa modalidade no país, e que detém atualmente os títulos de campeão estadual, nacional e mundial no basquetebol.



"PARABÉNS, TÁ DEMITIDO."


A frase acima é muito utilizada como brincadeira da nossa equipe de forma interna, porém, o assunto a seguir, que ocorreu no Pará, não teve graça nenhuma. O repórter Magno Fernandes foi demitido do portal Diário Online após ter uma matéria negativa ao treinador do Paysandu, Hélio dos Anjos, publicada no portal no mesmo dia do acesso bicolor a Série B do Brasileirão. Em declaração visando apaziguar a polêmica criada em torno de seu texto, o jornalista relatou ter escrito oito matérias durante os dias antecedentes ao jogo do acesso contra o Volta Redonda, sendo quatro pela promoção, e quatro para a eliminação, tendo sido uma dessas negativas publicadas sem o seu consentimento. Magno pontuou na mesma nota publicada em seu Twitter pessoal todo seu respeito à instituição recém-promovida à segundona nacional e a suas lideranças, além de estar recebendo ameaças de supostos torcedores do Papão. Vamos aguardar o que virá pela frente diante do exposto pelo profissional e as manifestações do Paysandu após o constrangimento.



"SIUUUUUU" NEWS


O tópico em si nada tem a ver com Mídia Esportiva, mas tem a ver com esporte de qualquer forma: O jogador português Cristiano Ronaldo, que dispensa quaisquer apresentações, simplesmente comprou 30% das ações do Grupo Cofina Media, dona do jornal Correio da Manhã e do canal de notícias CMTV, um dos mais assistidos de Portugal, por simplesmente 70 milhões de euros, equivalente a mais de R$ 366 milhões na atual cotação, segundo o portal TV Pop. CR7 e o CM não tinham uma relação amistosa, chegando até mesmo jogar o microfone da CMTV em um lago ao se recusar a dar entrevista em 2016. Vamos ver se o "robozão" tem tino para o ramo da comunicação (e se tiver que abrir uma sucursal no Brasil, reserva uma vaguinha pra nós aí, rsrs).



RÁPIDAS:


  • Após renegociar seu contrato com o Comitê Olímpico Internacional, a Globo abriu mão da exclusividade de transmissão dos Jogos Olímpicos até 2032 para TV Paga e internet, e abriu caminho para Casimiro Miguel levar o evento para a Cazé TV em plataformas como YouTube e Twitch. Na TV Aberta, a emissora voltou a ter exclusividade após a edição de 2021 em Tóquio e promete para Paris 2024, 100 horas de cobertura, das 06h às 18h. Na TV Paga, cinco canais de SporTV e transmissões 4K, fora 35 sinais para cada modalidade disputada em solo francês via Globoplay.


  • A última terça-feira foi marcada pelo dia do radialista e por uma notícia triste de ser dada para o escrete do rádio nacional. A Rádio Clube AM 720 de Pernambuco anunciou o encerramento de suas atividades a partir do dia 07 de dezembro, dia seguinte à última rodada do Brasileirão Série A. Aos 104 anos de existência, a emissora pioneira que cobriu diversos Mundiais, Jogos Olímpicos, amistosos da seleção e outros grandes eventos, se despede dos pernambucanos após decisão da diretoria por seu fechamento. Nossa solidariedade aos ouvintes que ficarão órfãos da emissora patrimônio cultural e imaterial do Recife e de Pernambuco.


  • Depois de 23 anos na CBN, o comentarista Juca Kfouri foi mais uma das vítimas da leva de demissões que assombram o Sistema Globo de Rádio por todo o país. Juca teve sua demissão oficializada também na última terça-feira (7), e conciliava sua atuação no Portal UOL com a coluna "Momento do Esporte" no jornal matutino da rádio. O SGR vive uma fase tenebrosa desde o final da década de 2010, e não mostra sequer alguma reação, tendo sobrevivido por aparelhos.


  • Após perder o Pan de Santiago, o Grupo Globo anunciou acordo com a Panam Sports e transmitirá o Parapan na mesma cidade chilena a partir do dia 17, com disputas a serem realizadas até o dia 26. O evento reúne atletas das Américas que possuam algum tipo de deficiência, e o Time Brasil terá sua maior delegação da história, buscando fazer mais uma vez história conquistando grande número de medalhas e batendo recordes continentais, boa sorte, Brasa!!


  • Voltando ao Pará, e falando do Clube do Remo, a RedeTV! Belém que havia programado um debate presidencial entre os candidatos ao executivo do Leão para a última quinta-feira, dia 09, foi obrigada pela rede em SP a cancelar o evento. O motivo do cancelamento do debate é a exibição do programa "Show da Fé" em horário nobre, respeitando questões contratuais com o Missionário R.R. Soares e a Igreja Internacional da Graça de Deus. Há de se reconhecer que apesar do alcance da RedeTV! no estado ser baixa, a audiência do canal 47.1 seria interessante de se consultar num evento que podemos considerar como pioneiro para o telespectador paraense, ainda mais se tratando de futebol local.


  • E logo depois de ter ficado de fora do Pan de Santiago, visto que perdeu força midiática nas coberturas de 2015 e 2019, a Record mais uma vez surpreendeu e anunciou a transmissão do Pan de e-sports a ser realizado no Rio de Janeiro em 2024. Durante dez dias de competição entre jogadores de 22 países no estado do Rio, a emissora terá conteúdo exclusivo na programação da TV, no portal R7, e 24 horas de cobertura ao vivo no Playplus, streaming do canal de Edir Macedo. Vamos dizer que essa aquisição foi um tanto surpreendente, tendo em vista que o mercado de videogames sempre foi considerado uma ameaça para os jovens e para as crianças segundo o que foi muito difundido pela Igreja Universal do Reino de Deus. Agora, é saber no que vai virar a cobertura do evento pela primeira vez realizado no Brasil.


  • Há de se registrar também nesta semana o anúncio feito pela Federação Paulista de Futebol, da Copa Feminina São Paulo de Futebol Júnior, a ser disputada nos dias 4 e 17 de dezembro entre 16 clubes na capital paulista. A FPF lançou e sorteou as chaves do torneio na noite dessa quarta-feira, sendo 4 equipes em quatro grupos, semifinais entre os líderes de cada chave e a grande decisão, todas em jogo único. Poderão ser inscritas pelas equipes, jogadoras nascidas a partir de 2003 e até cinco jogadoras nascidas entre 2007 e 2008, vamos aguardar agora quem serão os responsáveis pela cobertura do torneio o qual traz expectativas de se consolidar e revelar novos talentos do futebol feminino brasileiro.



TRÊS MIL DIMENSIONISTAS NO YOUTUBE, MAIS DE MIL E SEISCENTAS MATÉRIAS PUBLICADAS NO SITE DO DE, "MERCI".


Para finalizar o DNM 14, me permita quebrar o protocolo de texto do nosso Rui Guilherme Filho e adicionar mais um tópico para registrar este feito:


Novembro começou trazendo para nós do Dimensão Esportiva os seguintes resultados: Mais de três mil inscritos no canal do DE no YouTube, e a marca de mil e seiscentas matérias publicadas nesse site desde o início, ali por volta de 2019/2020. E fazer parte deste time desde fevereiro como redator e editor, e como comentarista desde julho é de uma imensa satisfação e gratidão. Posso dizer o quanto evoluí profissionalmente de lá pra cá, e o quanto fui acolhido por esta grande equipe, que busca trazer sempre o que há de melhor no esporte em geral. Agora falando não só por mim, mas em nome de todos que atuam direta e indiretamente pra que o Dimensão Esportiva evolua e espalhe sua palavra cada vez mais longe, o nosso muito obrigado. Pois algo que começou a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso de um dos idealizadores do projeto, tornou-se hoje algo sério e que pretende voar cada vez mais alto. Gente do Brasil todo trabalhando e falando de futebol, vôlei, esportes americanos, mídia esportiva, rendeu até correspondente internacional na França, dando à mim a liberdade de dizer a você que lê e curte o nosso trabalho um 'merci', obrigado pela preferência, e vamos juntos por mais, muito mais!




Bom, como você reparou hoje o DNM rendeu assunto pra caramba logo na minha vez. E a você que chegou aqui, muito obrigado e o Dimensão na Mídia volta na próxima semana, aguardem!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.

27 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page