google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Dimensão na Mídia #13 - Final da Sula surpreende em SP + TNT Sports anuncia novo nome e muito mais!

*Escrita hoje por João Hudson, com contribuição de Susana Hernandes e Hugo Rocha.


Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC

Olá! Enquanto Rui Guilherme Filho tira suas merecidas férias, hoje estou no comando da 13ª edição do seu, meu e nosso Dimensão na Mídia, a sua coluna semanal da mídia esportiva aqui no portal do Dimensão Esportiva! Na edição desta semana vamos falar das audiências da final da Copa Sul-Americana, entre Fortaleza e LDU, a contratação de Bianca Molina pela TNT Sports, e as coberturas de Globo e ESPN para a finalíssima da Libertadores!



TOC, TOC. QUEM É? É A FINAL DA LIBERTADORES!


E a final da CONMEBOL Libertadores se aproxima. Neste sábado (4), às 17h, Boca Juniors e Fluminense se enfrentam no Maracanã em jogo único que decidirá o título do torneio continental. E as emissoras detentoras dos direitos já estão aquecendo as turbinas para as coberturas.


A Globo dará início ao seu pré-jogo às 16h20 (de Brasília), logo depois do Caldeirão com Mion. Mas, porém, a emissora dos Marinho começará dez minutos antes, para o Rio de Janeiro, às 16h10. Na TV fechada, quem detém o direito de exibir a decisão é a ESPN. O canal esportivo do Grupo Disney começará logo cedo a falar das coisas do duelo, com edição do SportsCenter no início da tarde, e o Abre o Jogo às 15h.



FORNADA DE PÃO DE QUEIJO GARANTIDA


E a Globo renovou os direitos de transmissão do Campeonato Mineiro para o ano de 2024. As partidas do certame da terra das alterosas serão exibidas na Globo Minas, SporTV, Premiere e GE, num total de 16 datas de exibição na TV Aberta. O conselho arbitral está previsto para este mês, com o campeonato tendo doze participantes e sendo realizado entre os dias 21 de janeiro e 7 de abril do ano que vem.



TNT SEGUE RENOVANDO


E tem reforço chegando na TNT Sports! Trata-se de Bianca Molina. A jornalista que começou na área em 2011, se junta ao casting do canal esportivo da Warner Bros. Discovery. A estreia da gaúcha foi em 1° de novembro, no De Placa, tradicional programa esportivo do canal. Ao longo da carreira, Molina já cobriu a Copa do Mundo Masculina do Qatar em 2022, e a Feminina de 2023, disputada na Austrália e Nova Zelândia.



IMPRENSA x CLUBES - o inimigo agora é outro!


E não foi só no Ceará que tivemos casos de imprensa sendo proibida de exercer suas atividades. No estado do Pará também. O caso da vez é entre o Grupo Liberal e o Paysandu. O conglomerado que gere a TV Liberal, afiliada Globo no estado do Pará, foi barrado (pasmem os senhores), pela cor do seu uniforme de trabalho. O uniforme é da cor azul-marinho, que remete ao seu arquirrival, o Clube do Remo. Sabemos que há clubismo, mas não há necessidade desses extremos todos. Que papelão, hein Papão?



FINAL DA SULA LIDERA NO CEARÁ E SURPREENDE EM SP


E no último sábado foi hora e vez da final da Copa Sul-Americana. Fortaleza e LDU se enfrentaram em Maldonado-URU, e a Liga levou a melhor nas penalidades máximas. Em Fortaleza, a TV Jangadeiro anotou 38 pontos, com picos de 46, contra 8 da Verdes Mares e apenas 2 da TV Cidade. Já em São Paulo, a finalíssima chegou a vice-liderança com 8 de média e 12 de pico no SBT, contra 14 da Globo e 6 da Record. Outras praças do Painel Nacional de Televisão, como Belém e Goiânia, também lideraram a audiência. Nada mal hein?



GLOBO QUASE PERDE SUA JOIA


E nas últimas semanas a TV Jornal, afiliada pernambucana do SBT, fez proposta para ter Tiago Medeiros em seu casting mais adiante. O âncora do Globo Esporte PE chegou a ouvir a proposta do canal 2, conversou com seus chefes da Globo, que disseram que ele estava nos planos futuros da emissora dos Marinho. A proposta da Jornal para "Minha Joia" era boa em vários quesitos, e quase o tirou do Plim-Plim. Tiago está na Globo desde o ano de 2005, e desde 2020 é titular da versão pernambucana do Globo Esporte, substituindo George Guilherme, que a ancorou por sete anos (2012 à 2019).



BAND PROMETE MEGA COBERTURA PARA O GP DE SAMPA


E neste fim de semana é hora e vez do GP de São Paulo de Fórmula 1. O circuito de Interlagos promete ferver com as provas da categoria e o Grupo Bandeirantes promete uma mega cobertura em todas as suas plataformas. Na TV, programas esportivos apresentados do estúdio em Interlagos (Band Esporte Clube, Jogo Aberto, Os Donos da Bola e Show do Esporte). Na Rádio Bandeirantes, o programa Nossa Área será feito de Interlagos, com as apresentações de Felipe Melo e Paulo do Valle em dois dias cada. Já na BandNews FM, cobertura da corrida a partir das 8h, e narração de Odinei Edson, com o som da rádio indo para todo o circuito. É esperar pra ver e ouvir!



RÁPIDAS:


  • Como não tivemos coluna na semana passada, vou fazer um pequeno resumo do que rolou nela, começando que a Globo comprou metade da edição 2024 da Eurocopa em todas as suas plataformas. Foram apenas 26 partidas, com apenas 5 jogos entre a fase de mata-mata, semfinais e final que terão exibição em sinal aberto. Quem perde com esse espírito de "Hihi, levei vantagem" é o telespectador.


  • Ainda falando da "Plim-Plim", a emissora fluminense botou quente na proposta de renovação do Brasileirão a partir de 2025. Em parceria com a Amazon, a Globo ofereceu 2 bilhões de reais para a Libra e a Forte Futebol para ter a competição só dela e da plataforma de streaming de Jeff Bezos. A condição é que ambas as ligas tomem decisão em conjunto para fechar o negócio. O SBT também está tentando adquirir os direitos, mas para cobrir essa proposta, precisa fechar parcerias. Seguiremos acompanhando para saber como essa história terminará.


  • E após 12 anos, finalmente a marca Fox Sports vai dizer adeus ao Brasil. A Disney, que comprou os canais e as transformou em ESPN, vai devolver a marca no próximo mês de janeiro após o prazo determinado pelo CADE. Com a devolução, o Fox Sports 2, que ainda estava no ar pela determinação, irá virar ESPN 5, mas (por enquanto) sem eventos ao vivo para priorizar o Star+. Lembrando que o canal principal, no mesmo ano da compra (2020) havia se tornado ESPN 4. Todas as informações até aqui são do jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo.


  • A final da Libertadores Feminina, que sagrou as brabas do Corinthians campeão sobre o rival Palmeiras, por 1 a 0 no dia 21, bateu recordes no Canal GOAT. Mesmo com uma concorrência gigante, com canais clubistas também mostrando com imagens, o GOAT chegou a alcançar 244 mil dispositivos conectados, superando a estreia de Neymar pelo Al-Hilal na Liga Saudita que chegou a 220 mil. Respeita as minas!


  • Encerro o DNM dessa vez com uma notícia de agora: O gordinho mais simpático do Brasil, Casimiro Miguel, não cansa de surpreender a todos e movimentar o mercado. Ontem (02), durante as transmissões do Pan de Santiago, anunciou que a CazéTV irá transmitir também as Olimpíadas de Paris em 2024. O institucional que anunciou a novidade trouxe participação de Luan Santana e atletas do Time Brasil. Boa sorte a todos!



E eu agradeço bastante a você pelo carinho! No próximo DNM, mais notícias da mídia esportiva ao longo da nova semana. Até mais!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.


Comentários


bottom of page