google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Dimensão na Mídia #08 - TNT renova equipe pra UCL, Brax pega Copa América e muito mais!

*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Susana Hernandes.


Foto: Divulgação/TNT Sports Brasil.

Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia! Na coluna de hoje, vamos falar da TNT que fez uma renovação em sua equipe para a transmissão da UEFA Champions League, a Brax que comprou os direitos da Copa América 2024 e pretende revender para a Globo, Série D levando o SBT nas alturas no Ceará e muitos outros assuntos. Fique com a gente!



DIMENSÃO NA MÍDIA AVALIA


Tava com saudade desse quadro, né? Pois é, eu também, então chegou a hora de avaliar a estreia que marcou a semana: A do narrador João Guilherme na Rádio Manchete AM, durante a ida de Flamengo X São Paulo, pela final da Copa do Brasil. Era notório na jornada de que João estava com saudades de fazer rádio. Apesar de longe por muito tempo, mostra que ainda sabe manejar uma transmissão com maestria e a familiarização com os colegas foi imediata, fazendo o ouvinte não se arrepender de escolher a 760 para escutar o jogo. Sem contar a música de gol, que foi uma escolha sensacional da rádio em fazer valer o bordão “Toca a música que é gol”, que virou marca dele (e que sinceramente poderia ser a trilha padrão em todas as narrações da emissora).


As únicas críticas que eu faço é o excesso de hora certa no jogo que vem do nada e que, sinceramente, atrapalham a compreensão do ouvinte, além da pulverização de públicos no YouTube, onde foi dividido entre o canal da rádio e o canal do narrador. Um pecado imenso. Espero que a Manchete olhe isso com mais carinho, pois ela está engatinhando nesse setor e necessita de ainda mais alcance. No mais, desejamos ainda mais sucesso ao Mestre do Deboche através das ondas do rádio!



PERDEU, MAS PODE LEVAR?


Em notícia divulgada pelo jornalista Rodrigo Mattos do UOL Esporte, e repercutida por Allan Simon em seu canal, a agência brasileira Brax teve mais grana que a Globo e levou os direitos de transmissão da Copa América 2024, que será sediada nos Estados Unidos, para o Brasil. Para quem não manja muito de mídia, a Brax é a que atualmente possui os direitos da Série B do Campeonato Brasileiro, e do Campeonato Carioca, onde pulverizou para diversas mídias, com um preço abaixo do mercado, como Band e Daleapp.


O negócio é que a agência irá fazer a mesma coisa com a Copa América, pois garantiu a Conmebol que irá reverter o valor comprado com essa pulverização. Por esta razão, Mattos afirmou que já iniciaram as negociações entre a agência e a Globo para a revenda dos direitos na TV aberta. Se tratando de Brax, podemos esperar zilhões de exibidoras por aí, mas é esperar pra ver se a emissora fluminense aceitará o negócio ou não.



CHAMPIONS DE CARAS NOVAS


No início desta semana, a Warner Media divulgou nas redes sociais da TNT Sports Brasil uma nova equipe de narradores e comentaristas para a temporada 2023/2024 da UEFA Champions League nos canais pagos e para a plataforma de streaming HBO Max e que já estrearam essa semana mesmo. Alguns nomes são provindos de projetos esportivos longevos, como o do narrador tocantinense, Aldo Luiz, que já narrou as 24 horas de Le Mans pelas plataformas da Band, além dele temos Juliane Santos, Maicon, Rodrigo Bitar, Ennio Ricanelo, Felipe Leite e Júlio Lampard compõem as caras novas do canal. Desejamos boa sorte a todos!


Um adendo que faço, e mais pro lado pessoal, é a felicidade que tenho em ver colegas, pelos quais já trabalhei, alcançando as grandes mídias. Aldo Luiz, que eu citei aí em cima, foi meu colega na webrádio Esportes Total e é referência em automobilismo e futebol europeu por lá. Já falei isso pessoalmente e agora deixo público: Que Deus te abençoe e que você faça ainda mais sucesso na TNT, arrebenta mano! Você merece!



TOCA O SINO, SACRISTÃO!


Como falei na edição passada, a TV Jangadeiro, afiliada do SBT no Ceará, transmitiu a grande final do Campeonato Brasileiro da Série D, onde o Ferroviário foi o grande campeão, vencendo a Ferroviária de Araraquara por 2 a 1. Mas não foi apenas o Tuba, de cearense, que saiu ganhando não, a emissora dos Jereissati também. A transmissão da partida alcançou a liderança de audiência em Fortaleza com 13,1 pontos, contra 6,7 da TV Verdes Mares (Globo) e 4,1 da TV Cidade (Record), com o detalhe de que a partida também era transmitida pela TV Brasil, através da TV Ceará. Parabéns às equipes, tanto do Ferrão, quanto da Janga!



TÁ NA TELA!


Ainda falando em audiência, a Band também se deu bem transmitindo futebol na última sexta-feira (15). A partida da Liga Saudita entre Al Hilal X Al Riwady, onde o brasileiro Neymar estreou no time comandado por Jorge Jesus, alcançou 3,2 pontos na Grande São Paulo, com picos de 5, alcançando o terceiro lugar de audiência, perdendo apenas para as milésimas reprises de “Os Dez Mandamentos” na Record (6,0) e “Mulheres de Areia” na Globo (11,0), a última líder. A Goat também conseguiu bons números com a partida, alcançando 190 mil simultâneos na live. Não faltou ousadia e, principalmente, alegria.



PINTOU RENOVAÇÃO, Ô PÁ!


Nas edições anteriores eu informei que a ESPN não havia renovado com a Liga Portuguesa para a temporada de 2023/2024 e que estava sem transmissão no Brasil. Pois bem, estava, pois informou Gabriel Vaquer, da Folha, que a Disney resolveu adquirir novamente o campeonato de maneira exclusiva, tendo direito a cinco jogos por rodada nos seus canais pagos e no Star+.


As cinco primeiras rodadas ficaram no apagão devido ao impasse entre o Mickey Mouse, a Liga e a Gol TV do Uruguai, que tinha adquirido os direitos para toda a América Latina, exceto o Braza. Agora com tudo resolvido, o primeiro jogo será entre Sporting X Rio Ave na próxima segunda-feira (24), e na sexta (29), o clássico Benfica X Porto, ambos às 16h15 no ESPN 4. Pegue o seu pastelzinho de Belém e prestigie!



RÁPIDAS:


  • O último fim de semana foi recheado de tretas na frente e atrás das câmeras, e ambas tendo como tema a final da Copa do Brasil. A começar pela discussão entre o comentarista Flávio Prado e o repórter Rodrigo Viga, durante o “Canelada” da Rádio Jovem Pan. Sinceramente foi lamentável a mistura de estações dos dois, botando advocacia no meio de um debate sobre a reação de Gabigol a provocação da torcida ao ser substituído, e ainda o Viga tendo que ouvir que por ser advogado, o Prado era “melhor” que ele, foi ridículo. Passaram do ponto total.


  • Outra treta foi o vazamento de um áudio de bastidor, onde o repórter Eric Faria detonou o técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli, pela atuação do time na mesma final, dizendo que ele tinha “problema cognitivo”, além de chamá-lo de “imbecil”. Após a divulgação, o áudio viralizou e virou assunto na última segunda-feira (18). A Globo já está investigando quem vazou os áudios e providências serão tomadas. Acho incrível que a emissora não tenha aprendido nada com o caso da entrevista do ex-ministro Rubens Ricupero em 1994. Nadinha.


  • De tretas para uma queixa: É incrível a inoperância das emissoras paraenses ao verem a possibilidade do Paysandu subir para a segunda divisão e nenhuma delas chegar no DAZN e pedir um sublicenciamento só para os torcedores poderem ver esse momento histórico em TV aberta. Ficar recluso à internet, com todo respeito, é um absurdo.


  • E pra encerrar de maneira boa essa edição, faço uma divulgação legal pra você que curte futebol na rádio e na TV: Há um canal no YouTube, chamado “Bruno32”, que reúne todas (ou quase todas) as narrações de grandes jogos nacionais em compilado, mostrando como foram os gols em cada emissora. O canal é de propriedade do carioca Bruno Alexandre e possui quase 200 mil inscritos. Vale a pena a inscrição: https://www.youtube.com/c/BrunoAlexandre.




E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais! Tchau!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.



Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page