google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Dimensão na Mídia #06 - Cléber Machado no SBT, Seleção em Belém com bola fora e muito mais!

*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Tiago Lima e Susana Hernandes.


Foto: Divulgação/SBT.

Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia. Na coluna de hoje, vamos falar da contratação de Cléber Machado no SBT e o que isso significa para a emissora e ao mercado, a cobertura da estreia da seleção brasileira em solo papa-chibé, o adiamento da estreia da Rede 21 por questões técnicas, além de muitos outros assuntos. Fique com a gente!



BOLINNNNJOGO PRA VOCÊ LIGADO… NO SBT?


Não podia começar a coluna de hoje sem falar da bomba da semana. Do mais absoluto NADA, o SBT contratou o narrador e jornalista Cléber Machado para a sua equipe de esportes. Equipe essa que devido a muitas derrotas em questão de direitos de transmissão e demissões a rodo, muitos pensavam que acabando os contratos vigentes, iria morrer.


Cléber veio para emissora do silvião para dar um gás ao projeto em atividade desde 2020 e também sinalizar ao mercado que a emissora está sim, viva no setor e que vai atrás de novos direitos esportivos para si. Vale lembrar que o SBT ainda está na luta para renovar com a UEFA para as próximas três temporadas da Champions League e já corre boatos de que vai sim tentar os direitos do Brasileirão de 2025 com uma das ligas de clubes que foram formadas. Enfim, vamos ver que bicho dará essa história toda.



E JÁ TEM ESTREIA MARCADA!


Ainda sobre Cléber e SBT, habemus os primeiros jogos na emissora sob a voz do ex-global, e serão justamente as semifinais da Copa Sul-Americana entre Corinthians X Fortaleza, o confronto das duas maiores audiências da rede no Brasil. Além de logo menos, o narrador ser o novo titular do “Arena SBT”, principal esportivo da emissora, que segundo alguns jornalistas de TV, cogitam mudar de nome e remontar elenco do zero. É esperar pra ver.



ENQUANTO UMA ESTREIA VAI, A OUTRA ACABOU “FONDO”


Durante a transmissão da Liga Saudita no último sábado (02), o narrador Oliveira Andrade deu um banho de água fria a quem estava ansioso desde já para ver a nova Rede 21 no ar: Por questões técnicas, a nova programação do canal de esportes da Band na TV Aberta foi adiada da segunda-feira passada (04) para a próxima, dia 11 de setembro. Agora é botar fé que dessa vez vai… eu acho!



DEBOCHANDO NAS ENTRELINHAS…


Durante toda essa semana, a Rádio Manchete AM do Rio de Janeiro fez diversas postagens em seu Instagram fazendo uma expectativa de uma nova contratação para a equipe esportiva da emissora dos Bloch. Quem é da área de esporte, reconhece alguns bordões colocados nos anúncios, que tudo indicam que o novo contratado é João Guilherme, narrador que passou por FOX Sports e ESPN e atualmente está no Paramount+. João chegou a trabalhar na 760 na época do arrendamento do Grupo Nasseh, que findou em 2015. É, Raphael de França não vai deixar a gente desfazer o M tão cedo.



ENQUANTO UMA LETRA CRESCE, A OUTRA DIMINUI…


Ainda no assunto rádio, recebi com muita tristeza o apequenamento da equipe esportiva da Rádio Banda B AM/FM de Curitiba, informação dada pelo portal “Um Dois Esportes”. O setor era um dos carros-chefes da emissora desde a sua fundação em 1999. Programas clássicos como “Balanço Esportivo” saíram do ar e oito profissionais do setor foram dispensados. Agora, as transmissões esportivas serão exclusivas para as plataformas digitais e no dial, foram dirimidas em boletins durante a programação. Triste fim!



VAI LÁ, BRASIL, QUE A HORA É ESSA….


Essa semana foi bem movimentada na Mídia Esportiva nacional e paraense, pois hoje teremos a volta da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, contra a Bolívia no Mangueirão, em Belém. Além de termos profissionais gabaritadíssimos em nosso chão, como Eric Faria, da TV Globo, e Wellington Campos, o “Meu ídolo” representando 1 milhão de rádios pelo Brasil afora, vários profissionais de rádios tradicionais do estado como Clube e Marajoara, que já cobriram Copas a fio, e equipes novas como Liberal, CBN e Metropolitana estão podendo ter o privilégio de cobrir um jogo de Seleção no estado após 12 anos sem pisar aqui. A experiência e a cobertura estão sendo excelentes, tanto por parte da seleção, quanto por parte da nossa torcida que, mais uma vez, está dando aula. Que possamos nas arquibancadas fazer um jogo de paz e muita festa (e que a nossa seleção canarinho vença), amém!



MAS NEM TUDO SÃO FLORES EM NOSSA CLASSE


Ainda sobre a seleção no Pará, pegou muitíssimo mal a pergunta do repórter Lino Machado da RBATV, afiliada da Band no Pará, ao goleiro Lucas Perri, onde exigia uma opinião do atleta do Botafogo sobre o caso da suposta agressão do jogador Anthony a ex-namorada.


Primeiro, Perri nunca atuou com Anthony para poder emitir opinião alguma, e mesmo que atuasse, com o assunto sendo público, o mesmo em nenhum momento compete a ele e aos colegas de seleção, que estão se preparando para um jogo importante;


Segundo, a pergunta em si veio com toques de maldade, pois veio com alguma intenção de puxar uma "comoção" entre eles, gerando um auto-cancelamento, ou uma "militada" de um jogador que ajudasse a incitar um linchamento público a um acusado de um crime ainda em investigação.


Pelo amor de Deus, isso é vergonhoso e antiético em muitas esferas. Espero que o Lino Machado, em anos de carreira, onde é consolidadíssimo, pense no que falou e brevemente peça desculpas, pois o que vimos aqui, foi uma aula de como não perguntar em uma entrevista coletiva. E isso também é nada mais que um pedido de “Socorro” a um mercado que, infelizmente, mais atrapalha que ajuda o esporte paraense com muitas brigas de egos inflados e imposições fajutas. Fica aqui o meu protesto, como jornalista e como paraense.


A RBA divulgou uma nota repudiando a fala de Lino, afirmando não compactuar com quaisquer tipos de preconceitos e que providências internas a respeito disso serão tomadas.



RÁPIDAS


  • Ainda no assunto “close errado” jornalístico, mas dessa vez nacional, Walter Casagrande criticou no UOL esta semana as justas desconvocações de Anthony, pelo motivo citado no tópico acima e de Lucas Paquetá, pelo suposto envolvimento em esquema de apostas, cobrando a CBF de por que o Neymar não sofrer a mesma sanção pelas acusações de crime ambiental. Ok que o assunto Meio Ambiente é bastante importante e deve ser debatido, mas achar que isso tem o mesmo peso de gravidade que golpes financeiros e, principalmente, violência doméstica e ameaça de feminicídio é um pouco demais né, Walter? Nos poupe!


  • Depois de ser o rosto da Band na cobertura do Brasileirão Feminino, Aline Calandrini voltou a dar as caras na TV aberta na cobertura de Santos X Corinthians pela semifinal da competição, dessa vez pela TV Globo. E todos nós esperamos que apareça mais vezes pois ela é espetacular nos comentários, viu?


  • Ainda sobre Globo e Brasileirão Feminino, mais uma má notícia aos amantes do Futfem: Globo exibirá a final com tempo de tela A MENOS que os jogos do masculino no domingo, com o mesmo cisma de pré-jogo curto e sem exibição da entrega da taça… Ai ai essa sororidade de Taubaté, viu…


  • Os próximos fins de semana no Dimensão Esportiva serão cheios de coisas, principalmente nos próximos três domingos com coberturas de até 5 HORAS das finais do Brasileirão Feminino e Copa do Brasil. O que posso antecipar, é que na final do BRFEM começamos 12h e só paramos ás 20h, com muitos convidados especiais e a melhor cobertura da web brasileira, viu? Não percam por nada!


  • Terminamos com duas boas novas: O nosso colega de DE, meu conterrâneo, e colaborador desta humilde coluna, Renan Camargo, agora também faz parte do time do portal “MKT Esportivo”, um dos mais respeitados portais de publicidade esportiva do país. Toda semana, tem matéria dele lá no portal, mas continua aqui com a gente trazendo tudo de MLB. Voa, garoto!


  • E agora é uma sobre esta humilde coluna aqui: Desde a última sexta (01) ganhamos página própria aqui no site do Dimensão Esportiva. É só ir no site e na aba “Blogs e Colunas” e lá você encontra a aba “Dimensão na Mídia”. Lá você tem acesso a edição desta semana e todas as edições passadas também. Você vai amar!



E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais! Tchau! Bom feriadão e, antes que eu me esqueça, VAAAAAAI BRASIL!!!!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.



Comments


bottom of page