google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Dimensão na Mídia #03 - Brasil sem Portuguesão, Libertadores sendo internacional e muito mais!

*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Tiago Lima e João Hudson.


Taça da Copa Libertadores no Rio de Janeiro. Evento será transmitido para Europa e Ásia pelo GOAT. Foto: Divulgação/CONMEBOL.

Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia. Na coluna de hoje, vamos falar de mais um campeonato gringo dando sopa no Brasil, Libertadores e Sula com transmissão internacional, o Carnaval que virou os direitos da Bundesliga e muitos outros assuntos. Fique com a gente!



ACONTECEU, VIROU MANCHETE!


Na última edição desta coluna, falei sobre a reestreia da Rádio Manchete AM em jornadas esportivas com Flamengo X Grêmio pelas semifinais da Copa do Brasil, que terminou 1 a 0 para o rubro-negro (3 a 1 no agregado) na noite de ontem. Tive o prazer de escutar o retorno e gostei bastante do que ouvi. Apesar do problema técnico que houve no início do pré-jogo (o que para uma estreia é normal), a Manchete mostrou que veio para brigar e não tem nada abaixo das concorrentes. Fernando Bonan fez uma ótima estreia na narração, comentaristas pontuais, repórteres entrando na hora certa, vinhetinhas engraçadas em momentos de descontração… Para quem ama o rádio, como eu, e para quem é fã da Manchete, ficou bastante orgulhoso do que viu. E, com certeza, Seu Adolpho, lá de cima, também está bastante.


E as novidades na Manchete não param por aí! No final da transmissão, houve o anúncio de mais um programa esportivo na programação da 760, na verdade um retorno triunfal, o “Manchete Esportiva”, clássico da emissora nas noites cariocas, tanto no rádio, quanto na extinta TV, retorna na próxima segunda-feira (21) às 19h. Desejamos boa estreia a todos e muito sucesso!



BUMBUNDES PATICUMBUNDES PRUGURUNDUNDES


O título desse tópico baseado no clássico samba da Império Serrano de 1982, já define o que se transformou a distribuição dos direitos da Bundesliga: Um carnaval! Na primeira edição da coluna informei que a CazéTV tinha adquirido um jogo por rodada, até aí, ok. Na segunda edição informei que o Onefootball adquiriu os direitos do campeonato completo, mais a segunda divisão, até aí ok, também. Fechando a segunda edição da coluna, surgiram mais QUATRO EXIBIDORES do torneio: GOAT e Nosso Futebol (Streaming com dois jogos por rodada), SporTV (Sim, o canal da Globo - TV Paga com dois jogos por rodada), TV Cultura e RedeTV! (TV Aberta com um jogo cada). Meu amigo, ok que é um campeonato importante e tals. Mas pra que tudo isso de exibidor? Enquanto a terceira divisão do brasileirão pena pra ter um canal… Eu, hein.



SEM PASTELZINHO DE BELÉM, Ô PÁ!


Enquanto os alemães distribuíam direitos pelo ar, uma liga europeia ficou sem exibição no Brasil: A Liga Portuguesa de Futebol. A ESPN transmitiu a competição até o ano passado, focando nos jogos do Benfica, Porto e Sporting, porém a parceria não foi renovada para a temporada 2023, segundo a página “Futebol na TV". Agora resta saber se haverá grupos de comunicação ou canais esportivos de internet interessados no torneio ou se o público terá realmente que recorrer aos “piratex” da vida para ver os jogos dessa temporada.



GLÓRIA ETERNA EXPORTADA


O Canal GOAT fecha com a Conmebol e irá transmitir os jogos da Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana para países da Europa e Ásia em língua portuguesa, segundo o jornalista Gabriel Vaquer, da Folha. Os países atendidos são Reino Unido, Irlanda e Japão e preveem atender cerca de 700 mil brasileiros alocados nessas nações e que desejam ver seus times nas competições continentais. Vaquer também comentou em seu twitter que estas transmissões também são uma opção para moradores de outros países da América do Sul que vivem nestes três países pela disponibilidade fácil e gratuita, já que elas estarão hospedadas no YouTube.



MANDE NOTÍCIAS DO MUNDO DE LÁ…


Esta semana também foi cheia de chegadas e partidas no mundo da mídia esportiva, a começar pelo jornalista Héverton Guimarães que anunciou nas suas redes sociais na última terça-feira (15) o seu desligamento da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte. Ele alegou que possui projetos pessoais e profissionais em desenvolvimento e que isso impactaria na sua permanência na emissora. Lembrando que o jornalista segue contratado da TV Bandeirantes Minas, onde faz parte do elenco da versão regional do programa “Os donos da Bola”.

Outra saída registrada foi a do radialista Márcio Bernardes da Rede Transamérica, por onde ficou por 22 anos e meio. Bernardes apresentava o “Debate Bola”, programa exibido nos pós-jogos da emissora, que também saiu do ar. No lugar, entrou o programa “Fim de Papo” , apresentado por outro Márcio, o Spimpolo.


Agora terminamos com uma chegada: O jornalista Júnior Cunha, que tem no seu currículo passagens pela Rádio CBN Amazônia Belém, Portal Roma News, ASCOM do Clube do Remo e por último a Agência Futpress, anunciou em suas redes sociais que é o mais novo coordenador de esportes da TV Cultura do Pará. Cunha terá pela frente coordenar um projeto esportivo de sucesso há 15 anos na televisão paraense, tendo como produto principal, a Série A do Campeonato Paraense de Futebol, cobertura que é modelo para as demais emissoras públicas no país, tendo sido adotada até pela TV Brasil.


Desejamos boa sorte e sucesso aos três profissionais nos novos caminhos que trilharem!



EMPOLGOU OU ENLOUQUECEU?


Como tentativa de salvar a audiência, a CNN Brasil faz pela milionésima vez, mudanças na programação. Uma delas é um novo programa esportivo no lugar do problemático “O Grande Debate” na hora do almoço. Segundo o jornalista Leo Dias, a direção do canal de notícias esperava que Benjamin Back assumisse a nova atração, mas negou e disse que ficaria apenas no seu “Domingol”, que rapidamente virou um dos grandes sucessos da filial brasileira, batendo o então inoxidável “Põe na Roda” da Jovem Pan News, com Tiago Asmar, o Pilhado, na audiência.



NOVIDADES NA BAND


Na primeira edição desta coluna falei que a Liga Saudita passaria na Rede 21, além da Band principal na TV Aberta, onde seria implantado um novo canal esportivo. Pois bem, Flávio Ricco do Portal R7 trouxe mais detalhes sobre isso. Segundo o jornalista, o novo canal tem lançamento previsto para Setembro e terá o diretor de esportes da Band, Denis Gavazzi, à frente do projeto. Como bons curiosos, fiquemos de olho!



RÁPIDAS:


  • Ainda falando em Band e Flávio Ricco, falei aqui na segunda edição da coluna de que a Série D no BandSports começaria a partir das semifinais, segundo o jornalista do R7. Só que misteriosamente, transmitiram um jogo das quartas de final, entre Bahia de Feira X Nacional-AM, que terminou com vitória dos baianos por 2 a 0. Então tá…


  • Por falar na Bahia, após quase três meses, a TV Bahia, afiliada da Globo, voltará a fazer uma transmissão esportiva local. Bahia X Red Bull Bragantino, válida pela Série A do Brasileirão, será às 16h e terá a narração de Thiago Mastroianni, comentários de Gustavo Castellucci e Renan Pinheiro e Tiago Reis nas reportagens.


  • Após ter criticado a Federação Paraense de Futebol em meu artigo sobre alguns problemas que deveriam ser prioridade na Segundinha do Parazão ao invés de banir o apelido, temos boas notícias: A Norte Brasil Televisão, afiliada da Rede NGT em Belém, anunciou a transmissão dos jogos da Série B1 ao vivo. O primeiro jogo transmitido foi Paragominas X Capitão Poço na última quarta (16), com vitória dos capitão-pocenses por 3 a 2. O próximo será Santa Rosa X Capitão Poço no sábado (19) ás 09h30.



  • A jornalista Larissa Balieiro, da ASCOM do Nacional do Amazonas, publicou uma nota no seu twitter pedindo desculpas em nome do clube pelo departamento ter deixado passar aquela brincadeira de péssimo gosto com o elenco do clube fazendo um “velório” justo no local da morte do jogador Deon do Bahia de Feira. A alegação foi que não sabiam de todo o contexto da situação. Não saber o timing da situação para uma ASCOM é complicado, viu…


  • O Dimensão Esportiva dá início a sua primeira e gigantesca cobertura da temporada de esportes americanos no próximo dia 26 de Agosto com a transmissão em áudio de Notre Dame x Navy, pelo College Football em Dublin, na Irlanda. A narração será de Igor Mendes. Nas próximas edições da coluna, daremos detalhes de como será essa cobertura, tim tim por tim tim. Se não der, me cobrem nas redes sociais!


E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira (ou segunda-feira, caso o noticiário esteja quente) tem mais! Tchau!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.




Comments


bottom of page