google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

OPINIÃO: Falta de visão e planejamento levam esporte brasileiro ao declínio

Atualizado: 20 de jul. de 2023


Foto: Divulgação/FIVB.

Acabei de ver que o Brasil foi eliminado na Liga das Nações de Vôlei. E isso me fez pensar: o que será do esporte brasileiro daqui pra frente?


No basquete, esporte que amo, até acho que o Brasil pode ter futuro, mas falta muito investimento e valorização do esporte por aqui. Temos talentos, mas que não são aproveitados. Ademais, apesar dos talentos que sempre surgem, persevera a falta de investimento em estrutura e competições locais de base. Sem caminho adequado para desenvolvimento, muitos jovens acabam se perdendo.


No futebol, estamos desde 2002 sem uma Copa e eu não vejo o futebol brasileiro a altura de uma competição internacional. Qualquer time europeu humilha a seleção. Perdemos para Senegal, inclusive. Há muito estrelismo e pouca coletividade na minha opinião. Não é um futebol bonito como o jogado na Europa.


Além disso, vemos o reflexo de uma mentalidade imediatista e pouco estratégica. Falta visão de longo prazo na formação de atletas e na preparação das equipes. O individualismo se sobrepõe ao espírito de equipe, o que fica evidente na seleção brasileira quando enfrenta adversários europeus mais entrosados.


No vôlei, a mesma situação. O Brasil foi eliminado nas quartas de final por 3 sets a 0 pela Polônia. Na época do Bernardinho como treinador, era lindo de ver a seleção jogar. Posso dizer até que éramos temidos. Mas, agora, aparentemente, tornamo-nos uma seleção qualquer. A saída de Bernardinho deixou claro o quanto dependíamos de sua liderança e preparação meticulosa. Sem seu comando, o time perdeu em técnica, tática e mentalidade vencedora.


O declínio do esporte brasileiro nos últimos anos é um sintoma de problemas mais profundos em nossa cultura esportiva. Apesar de termos um enorme talento natural em diversas modalidades, não estamos sabendo aproveitá-lo da melhor forma.


É hora de encararmos com seriedade e humildade os desafios do esporte brasileiro. Mais do que reclamar, cabe a cada um fazer sua parte. Gestores precisam planejar e investir no longo prazo. Atletas devem se dedicar e buscar sempre evoluir. Torcedores devem apoiar incondicionalmente, nos bons e maus momentos.


Temos plenas condições de voltar a ser potência com trabalho sério e constante. Com paciência, mas também com determinação, chegará o dia de comemorarmos juntos as vitórias do esporte verde e amarelo. O Brasil tem história, talento e paixão!



*As opiniões aqui emitidas são de total responsabilidade dos seus autores, e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.

56 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page