google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Coritiba x Athletico: Tudo sobre o clássico paranaense deste domingo (01)

Athletiba 393 agita a rodada do Brasileirão no Dimensão Esportiva, opondo rivais em momentos distintos no campeonato.

Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes

Domingo é dia de futebol, dia de Brasileirão, e dia de nada mais que um Athletiba no Dimensão Esportiva, clássico entre duas camisas pesadas do futebol paranaense e do futebol nacional. Coritiba e Athletico se enfrentam pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A e o DE transmite o duelo das 16h a partir de 15h30, com o link e a equipe de transmissão desse confronto disponíveis ao final desta matéria.

Coxa e Furacão protagonizam o clássico número 393 de suas longínquas histórias de conquistas e frustrações (como faz parte do imaginário do futebol), e a partida de hoje no estádio Couto Pereira em Curitiba, opõe os rivais em momentos distintos no brasileiro. O Coritiba se encontra na lanterna com 14 pontos ganhos de 72 possíveis nas últimas 24 partidas, e o Athletico está em sexto lugar, com 40 pontos ganhos, e na zona da Libertadores.


Em 393 encontros, 27 foram pelo Brasileirão na era dos pontos corridos, e nesses vinte e sete confrontos, a vantagem é rubro-negra de 12 vitórias contra 7 do alviverde paranaense, e 8 empates, sendo 28 gols do Furacão e 23 do Coxa. Os donos da casa possuem também um jejum de seis anos sem vencer o rival no Brasileirão. Desde 2017 a equipe não vence o clássico pelo campeonato nacional, tendo empatado duas oportunidades e perdido quatro para o Athletico, e conquistado a última vitória no próprio Couto Pereira.


Encontro do primeiro turno

Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes

Em um duelo travado do começo ao fim na Arena da Baixada (também chamada de Ligga Arena), o Furacão mostrou poder de reação e conquistou uma virada histórica a partir dos 45 minutos da etapa final. O Coxa vencia por 2 a 1, porém nos acréscimos, William Bigode empatou e viu Canobbio decidir o clássico e manter um tabu de 23 anos sem perder para o adversário na Arena, 3 a 2.


O comando técnico das equipes nesse primeiro confronto eram de Paulo Turra no Athletico, e Antônio Carlos Zago no Coritiba. Mas ambos terminaram demitidos ainda na primeira metade desse campeonato, Zago caiu após ser goleado pelo Grêmio por 5 a 1 e cobrar publicamente seus comandados durante entrevista coletiva, e Turra foi desligado do Athletico após a saída de Felipão da diretoria técnica do clube para assumir o Atlético-MG.


COMO VEM O CORITIBA?

Com uma sequência de 8 derrotas nos últimos 8 jogos e praticamente rebaixado para a Série B de 2024, a equipe fora de campo convocou reunião com forças de segurança para impedir a invasão do Couto Pereira e evitar cenas semelhantes à da queda diante do Fluminense em 2009. O time do técnico Thiago Kosloski busca uma virada de chave na reta final através do clássico e quebrar o jejum de seis anos sem vencer o rival no Brasileirão.


COMO VEM O ATHLETICO?

O Furacão vem de uma sequência de 10 jogos sem derrotas, porém, o técnico Wesley Carvalho terá desfalques importantes e dúvidas para a montagem da escalação deste domingo. O goleiro Bento, lesionado ainda no final de agosto, é dúvida para o clássico, três já estão no departamento médico, inclusive o atacante Vitor Roque, que corre o risco de não atuar mais em 2023 após romper dois ligamentos do tornozelo. Pablo está fora após tomar seu terceiro cartão amarelo diante do Inter, e Canobbio, autor do gol da vitória do Athletico no confronto do primeiro turno, estará em campo entre os onze iniciais.


POSSÍVEIS ESCALAÇÕES:

Coritiba: Gabriel Vasconcelos; Hayner, Henrique, Maurício Antônio e Victor Luis; Samaris, Willian Farias e Sebastián Gómez; Robson, Marcelinho Moreno e Slimani.

Técnico: Thiago Kosloski.


Athletico: Léo Linck (Bento); Madson, Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick, Alex Santana e Zapelli; Canobbio e Pablo.

Técnico: Wesley Carvalho.



ARBITRAGEM:


  • Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)

  • Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA-RJ)

  • Assistente 2: Thiago Henrique Neto (RJ)

  • Quarto Árbitro: Murilo Ugolini Klein (PR)

  • VAR: José Claudio Rocha Filho (FIFA-SP)

  • AVAR: Fabricio Porfirio de Moura (SP)


TRANSMISSÃO:


Dimensão Esportiva:


A transmissão começa às 15h30 no player acima, com exibição ao vivo no YouTube, no Facebook, no Twitter, na Twitch e no Trovo do DE!


Narração: Murilo Augusto

Comentários: Felipe Assis e Vitória Dantas

Técnica: Felipe Assis



Outros meios:

TV Aberta: Globo (para o estado do Paraná)

TV Paga: Premiere



Comentários


bottom of page