google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Com ajudinha, Portugal bate a Turquia por 3 a 0 com tranquilidade e garante vaga para as oitavas da Eurocopa

Com um primeiro tempo bem controlado, Portugal bateu a Turquia com autoridade e conquistou a sua vaga para as oitavas de final da Eurocopa com antecedência


Divulgação/euro2024 e championsleague no instagram


A partida teve um início com Portugal já buscando as oportunidades contra o gol de Bayindir, Bernardo Silva fez boa inversão de jogo, depois de uma troca de passes, e sobrou para Cristiano Ronaldo chegar finalizando de primeira nas mãos de Bayindir. A Turquia chegou com perigo aos 6', Akgün cruzou para o meio da área para Aktürkoglu tentar finalizar, mas pegou muito mal na bola, perdendo uma grande oportunidade. Portugal respondeu na sequência com Cristiano Ronaldo, João Cancelo cruzou para o meio da área e o robozão bem posicionado cabeceou, porém foi sem direção. 


O início bem proativo da seleção portuguesa animou o time, a seleção de Roberto Martínez passou a ter um domínio sobre a equipe turca que tinha dificuldades para trabalhar a bola na transição de campo. Portugal diminuía o espaço da Turquia para trabalhar a bola, onde buscava suas movimentações com Aktürkoglu e Kökçü, mas faltava aproximação dos companheiros. A seleção portuguesa cozinhava o jogo, e aos 20', Nuno Mendes encontrou Rafael Leão pelo lado esquerdo, Leão partiu pra cima de Celik e fez o passe na medida para Bernardo Silva chegar finalizando e abrir o marcador, 1 a 0 para Portugal com um domínio incrível na partida. 


O jogo continuou com essa tônica, Portugal chegava com perigo mas falhava no momento mais decisivo, porém aos 28', Portugal foi beneficiado. A Turquia trocava passes tranquilamente, até que Akaydin recuou a bola para Bayindir que estava fora do gol, e a bola acabou entrando, 2 a 0 para Portugal, com um gol bizarro para abalar a seleção turca, que na sequência, até fez boa jogada pelo lado esquerdo com Aktürkoglu depois de passe de Bardakci,  a batida parou em Diogo Costa mandando para escanteio, a chance acordou a Turquia que passou a arriscar com um pouco mais de perigo Kökçü e Çalhanoglu tentaram assustar o goleiro Lusitano que pouco precisava ser acionado. 


As chances da seleção Turca acordaram a seleção Portuguesa, que tentavam ganhar campo com as inversões de jogadas buscando, principalmente, Rafael Leão, que descia nas investidas em velocidade e passou por um tempo a ser uma escapatória para a seleção Portuguesa, mas Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo em sequência buscaram aos 36' o terceiro gol, entretanto, sem grande sucesso.


A reta final passou a ficar mais pegada, com a seleção Turca não conseguindo acompanhar o ritmo implantado pelos portugueses e só conseguindo atrapalhar as jogadas a partir de faltas, Akaydin foi um dos premiados com cartão amarelo por uma entrada forte em Rafael Leão. Çelik e João Palhinha também tomaram um cartão amarelo por faltas mais perigosas.


SEGUNDA ETAPA COM MUDANÇAS QUE SURTIRAM EFEITO


Reprodução Instagram @euro2024



A volta para a segunda etapa contou com mudanças nas duas equipes. A Turquia colocou Yazici na vaga de Kökçü, para tentar segurar a bola no campo de ataque, enquanto Roberto Martínez colocou Ruben Neves e Pedro Neto nas vagas de João Palhinha e Rafael Leã - mudanças que potencializaram a posse de bola para a construção das jogadas.


A Turquia voltou tentando arriscar contra a meta de Diogo Costa, Yazici de fora da área, tentou tirar um pouco da desvantagem, todavia parou no arqueiro português, a Turquia sofreu com os contragolpes portugueses, como aconteceu aos 10 minutos da segunda etapa, mais uma trama bem trabalhada pela seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo recebeu em profundidade e apenas rolou para Bruno Fernandes no meio da área empurrar para o fundo das redes, 3 a 0 e Portugal já tinha ali decretado o resultado da partida. 


A Turquia tentava trazer perigo, inclusive Vincenzo Montella já havia feito uma mudança pensando nessa reação. Yildiz entrou na vaga de Aktürkoglu para retrair mais a bola no ataque, em que havia dado uma certa reação. Aos 15', Yazici chutou de fora, mas havia sido bloqueado pelo sistema defensivo, um pouco depois, Yildiz tentou mandar a meta de Diogo Costa, mas acabou mandando pra fora.


A sequência de lances desperdiçados quase castigou a Turquia mais uma vez. Bernardo Silva fez grande jogada pela direita e cruzou para Cristiano Ronaldo que cabeceou muito mal e sem direção contra a meta de Bayindir. Roberto Martínez passou a renovar o fôlego da equipe, Nélson Semedo entrou na vaga de João Cancelo para renovar as energias, também  Vincenzo Montella colocou Güler e Demiral nas vagas de Akgün que acabou ficando abaixo e de Akaydin que vinha tendo dificuldades na marcação.


As mudanças ajudaram a tirar a Turquia do campo defensivo, Güler foi o que mais tentou arriscar para diminuir o prejuízo, os turcos também haviam conquistado diversas oportunidades de escanteio para diminuir o marcador, mas o sistema defensivo Lusitano já estava bem reorganizado. Entretanto, tirando um pênalti que Portugal reclamou de um pênalti sofrido por Bernardo Silva cometido por Çalhanoglu, porém, nada foi marcado, dando assim números finais para a partida.


COMO FICA

Com o resultado, Portugal garantiu a sua vaga para as oitavas de final com seis pontos em dois jogos disputados, enquanto a Turquia disputará contra a República Tcheca (jogo direto) e, terá que torcer contra a Geórgia, que também tem chances de classificação, que por sua vez enfrentará a seleção Portuguesa.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page