google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Chris Paul merece ser campeão?

Polêmica em torno se CP3 merece ter um título da NBA

( Chris Paul nos Phoenix Suns; Reprdoução: Instagram/@suns)
( Chris Paul nos Phoenix Suns; Reprdoução: Instagram/@suns)

Após o jogo 7, nas semi-finais de conferência contra o Dallas Mavericks, Chris Paul acumula mais uma derrota nos playoffs ao currículo. O armador Patrick Berverley, do Minnesotta Timberwolves, levantou uma polêmica após muitos torcedores e jogadores dizendo que Paul deveria receber um anel de campeão.


A performance do CP3 na série contra os Dallas ficou muito abaixo do esperado, o armador conhecido por fazer assistências não conseguiu envolver os seus companheiros em jogadas e muito menos pontuar, fazendo apenas 10 pontos na última partida. Nessa atuação muito fora do comum, ele pecou pelo excesso de turnovers, custando a eliminação do Phoenix Suns aos playoffs.


No entanto, usando o questionamento de Berverley, por que "ele merece mais" um campeonato? A discussão entre os torcedores e analistas gira muito em torno se dá pela construção de sua longa carreira e sua atuação impressionante em jogo.


Draftado em 2005, na quarta posição pelo New Orleans Hornets (hoje, New Orleans Pelicans) apesar de considerado baixo (para o basquete, apenas), com seus 1,83, o potencial do jogador estava na sua inteligência em quadra, que sempre conseguiu achar brechas para passar a bola em assistências miraculosas. A sua vontade por mostrar mais, melhorar seu desempenho, liderar e, principalmente, ganhar, foi o que ele ser ainda melhor, mesmo tendo levado a equipe algumas vezes à pós-temporada, não foi o suficiente fazendo que ele mudasse para os Los Angeles Clippers, em 2011.


Na california, foi onde ele encontrou o seu auge, formando uma dupla com Blake Griffin, recém-draftado, e comandados pelo técnico Doc Rivers, se esparavam-se muito deles. O potencial da franquia era muito alta, CP3 era um mestre nos dribles, acertava arremessos a média e longa distância, e acima de tudo encontrava Griffin e Deandre Jordan para fazerem ponte áreas desmoralizadoras, e sendo um dos líderes de assistências.


Depois de problemas com o dono dos Clippers, Paul foi para Houston formar uma dupla James Harden para conquistar o título. Acabou ficando somente duas temporadas, com algumas lesões e com pouca química em quadra com o "barba". Já com mais de 30 anos, não se esperava muito mais dele e o trocaram ao Oklahoma City Thunder, uma franquia em reconstrução. Essa foi a chance de Chris Paul se revitalizar sua carreira, assumiu ainda mais o papel de líder, sendo um mentor a nova geração e fazendo com que eles pontuem mais. A passagem foi rápida, no entanto, eles foram aos playoffs e perderam para sua antiga equipe, Houson Rockets, nos últimos segundos do jogo 7 por uma cesta.


Em Phoenix, ele chegou com intuito de elevar o patamar da equipe e dos jogadores, que tinham joias brutas com Devin Booker e Deandre Ayton. De fato, a missão foi cumprida, com mais de 35 anos, foi vice-campeão e teve a melhor campanha (64-18) nessa temporada. Entretanto, o desempenho deles na série contra o Dallas Mavericks ficou muito aquém do esperado, e resultou nessa eliminação inesperada no último jogo.


Como visto, a carreira de Chris Paul é marcada por eliminações na pós-temporada, sendo até conhecido por sofrer viradas enquanto sua equipe liderava por 2 a 0, que ocorreu também em 2008, 2013 e 2016. No entanto, é nítido por toda sua longa e brilhante trajetória no basquete, sendo listado entre os 75 maiores da NBA, o terceiro jogador com mais assistências e um dos melhores armadores da história. Charles Barkley, Allen Iverson, Karl Malone e outros Hall of Fame acabaram a carreira sem serem campeões. Mesmo se Chris Paul se aposentar sem título, nada interfere no grande líder e jogador, sempre será respeitado pela genialidade e história que construiu no basquete.



(Texto escrito por: Ian Casalecchi)

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page