google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Brasileirão: rodada final define o último participante da edição 2020

Ceará e Cruzeiro disputam a permanência na elite nacional; também será decidido o sexto e último time brasileiro da Sul-americana

Fotos: Fabio Barros/Agência F8/Gazeta Press (esquerda) e Júlio Caesar (direita)


O Brasileirão vai acabar neste domingo (8). Várias coisas já foram definidas: Campeão: Flamengo. Os 8 classificados à Libertadores: Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, Athletico-PR, São Paulo, Corinthians e Internacional. 5 dos 6 classificados à Copa Sul-americana: Fortaleza, Goiás, Bahia, Atlético-MG e Vasco. 3 dos 4 rebaixados: Avaí, Chapecoense e CSA. Alguns times citados acima ainda vão definir suas posições finais, que mudam apenas o tamanho da premiação que vão receber, mas nada além disso. Já as definições do 6° time da Sul-americana e do 4° rebaixado sairão nesta última rodada. 3 jogos irão definir essas vagas:


Corinthians X Fluminense Botafogo X Ceará Cruzeiro X Palmeiras Curiosamente, as decisões estão diretamente ligadas: Fluminense e Botafogo disputam a última vaga na Sul-americana, enquanto Ceará e Cruzeiro são os concorrentes à última vaga na Série A. E Botafogo e Ceará se enfrentam no Rio de Janeiro.


Panorama das disputas:


Copa Sul-americana: no momento, o Fluminense ocupa a 14° posição com 43 pontos, ou seja, só depende se suas próprias forças. Basta o tricolor vencer o Corinthians, fora de casa, para se classificar.


O Botafogo está em 15° com apenas um ponto a menos, precisando que o Flu, no máximo, empate com o time paulista para ter a chance de passar o rival. Caso o jogo da Arena Corinthians termine com vitória dos mandantes, bastará o empate ao Glorioso para se garantir na Sula. Rebaixamento: quem está fora da zona maldita é o Ceará. O vozão ocupa a 16° colocação com 38 pontos, precisando apenas empatar com o Botafogo para se garantir na primeira divisão.


Para o Cruzeiro, 17° colocado com 36 pontos, a situação é muito delicada. Apenas 1 das 9 combinações de resultado possíveis salva a Raposa: uma vitória diante do Palmeiras combinada à derrota do Ceará contra o Botafogo. Caso não vença o Palmeiras, o time estará rebaixado independentemente do resultado do Rio de Janeiro.



O drama celeste

A raposa precisa de uma combinação de resultados para se salvar do rebaixamento (Foto: Vinícius Costa/BP Filmes)

Começando o campeonato como dos favoritos ao título, o Cruzeiro passou por tudo: denuncias contra a diretoria, processos na FIFA, 4 treinadores diferentes, atraso em salário, lesão de Rodriguinho, afastamento de Thiago Neves, quase tudo de negativo que um clube pode passar. Resultado: o time que começou o campeonato como candidato ao título, chega à ultima rodada do Brasileirão por um fio. O time celeste precisa de combinação de resultados para escapar do rebaixamento.


Se o descenso vier, será o primeiro na história do time mineiro. Será para agravar uma crise que já é gigante. O time já tem dividas gigantes, e podem ser pioradas com a possível queda.


Mas e aí torcedor? Quem vai para a Sula? Quem cai? Tudo isso será definido neste domingo.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page