google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Blog do Julião #01: Acredite, aconteceu.


Anderson Batatais levantando o troféu de Campeão da Copa do Brasil 2005 pelo Paulista Futebol Clube. Reprodução: Instagram/@paulistafc

O Paulista Futebol Clube fundado no dia 17 de maio de 1909 na cidade de Jundiaí, interior do estado de São Paulo. Clube centenário que já figurou na elite do futebol Paulista por anos e que hoje está na 5º divisão do Paulistão. Mas afinal, o que aconteceu?


O pontapé inicial para essa história foi na década de 90, quando o Paulista assinou um contrato com uma empresa brasileira chamada Lousano, que atuava no ramo de condutores elétricos e eletrônicos. Com direito a aporte financeiro no futebol o Paulista Futebol Clube virou o Lousano Paulista Futebol Clube, seu primeiro grande feito foi o acesso da Série A3 para a A2 do campeonato estadual. O único titulo dessa parceria veio em 1997 com a Copa São Paulo de Futebol Júnior que é uma competição disputada com a base dos times.


Com o fim do acordo com a Lousano, o Paulista fechou um acordo com a Parmalat com vigência de 1998 até 2002. Durante esse período o Paulista se transformou no Etti Jundiaí Futebol, logo em 1999 conquistaram a Copa Paulista de 1999 e em 2001 conquistaram o seu titulo mais importante até então: o Campeonato Paulista da A2 e o Campeonato Brasileiro Série C. No ano seguinte, a Parmalat retira todo os seus investimento vinculados ao futebol com a acusação de fraude na sua sede na Itália.


Enfim o Paulista volta as origens com o seu nome de batismo, o Paulista Futebol Clube. Em 2004 a equipe chegou a final do Campeonato Paulista da A1, acabou sendo derrotado pelo São Caetano, pela boa colocação a equipe garantiu vaga na Copa do Brasil de 2005.


Para o torcedor do Galo da Japi (como é conhecido o torcedor do Paulista), o ano de 2005 é aquele que deve ser contado para todas as gerações. Não conseguiu repetir o feito e ficou apenas com a 6º colocação do Paulistão, mas isso não deve nem ser lembrado pelos seus torcedores. Nesse mesmo ano, o Paulista eliminou Juventude, Botafogo, Internacional, Figueirense, Cruzeiro e bateu o Fluminense na grande final da Copa do Brasil. Garantindo esse título inédito para a história do clube e se classificando pela primeira vez para um torneio continental, a Libertadores da América.


Chegado o ano de 2006 e sua estreia na competição internacional, por 2 pontos o clube não avançou a fase eliminatória. Porém contou com feito histórico, o time venceu o River Plate da Argentina por 2 a 1 em casa no Estádio Dr. Jayme Cintra. Ainda nesse ano a equipe por pouco não conseguiu o acesso a elite do futebol brasileiro.


Foto: Reprodução/Facebook.

Desde então o Paulista de Jundiaí convive com problemas financeiros, sua dívida fez com que os times competitivos fossem se desfazendo e culminando no seu rebaixamento tanto no campeonato estadual quanto no nacional.


Conquistaram ainda em 2010 e 2011 a Copa Paulista, mas isso não foi o suficiente para o clube se manter em alta no mundo do futebol.


Esse ano o clube foi rebaixado no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (corresponde a quarta divisão do futebol estadual), com isso disputará a Quinta Divisão do Paulistão que terá sua primeira edição criada em 2024.


Recentemente o presidente do clube comunicou seus torcedores via nota oficial o interesse de virarem Sociedade Anônima do Futebol (SAF), porém até a postagem dessa matéria não temos atualização sobre o projeto SAF.


2 komentáře


Neznámý člen
05. 9. 2023

Baita história! 👏🏻👏🏻👏🏻

To se mi líbí

Neznámý člen
05. 9. 2023

Os argentinos é nosso patinho kkkkkkkk post muito bom!!!

To se mi líbí
bottom of page