google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

As curiosidades, novidades e retornos da UEFA Champions League 2023/24

A fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa terá início nesta terça-feira (19) a partir das 13h45 (horário de Brasília), tendo como destaque o confronto entre Milan e Newcastle United.


Fase de grupos da UEFA Champions League começa nesta terça-feira | Reprodução

E para essa edição, existem algumas curiosidades e novidades que envolvem clubes e treinadores, retornos à competição de equipes depois de uma década ou mais sem disputá-la, e até novos palcos para a realização das partidas. Algumas delas:


Começando pelo Newcastle, o clube do Norte da Inglaterra volta a disputar uma Liga dos Campeões depois de 20 anos, na última vez, em 2002/03, a equipe não passou da fase de grupos, que contava com Barcelona, Inter de Milão e Bayer 04 Leverkusen.


A grande novidade no Magpies estará na área técnica, com o técnico Eddie Howe, que comandará uma equipe em competições internacionais pela primeira vez.


Semelhante ao Newcastle, está o Lens, clube do norte francês também volta a Champions 20 anos depois sem ter avançado da fase de grupos (Milan, Bayern e Deportivo La Coruña) e também contará com um técnico iniciando sua jornada em competições internacionais, trata-se de Franck Haise.


A capital alemã volta a ser representada na fase de grupos da Liga dos Campeões com o Union Berlin debutando na competição. Agora, o palco das partidas na cidade será o Estádio An der Alten Försterei, que fica à 30km ao leste do Olympiastadion (final em 2014/15).


Campeão como jogador em 2006 com o Barcelona, o ex meio campista neerlandês Mark van Bommel é o treinador do clube belga Royal Antwerp. Van Bommel guiou o Antwerp a conquistar as duas competições nacionais na temporada passada, quebrando um jejum de 66 anos do Great Old sem vencer o Campeonato Belga.


E com a vitória sobre o AEK Atenas-GRE nos Playoffs, levou o Antwerp a disputar o novo formato da Liga dos Campeões pela primeira vez, a última participação da equipe foi justamente a 66 anos atrás.


O Braga é mais uma equipe que volta para a Liga dos Campeões, esse, após um período de 10 anos. Artur Jorge, técnico do clube também irá debutar na principal competição da Europa. Assim como Arne Slot, do Feyenoord.


O clube ucraniano Shakhtar Donetsk realizou um acordo com a entidade continental, para que o clube mande os seus jogos para a cidade de Hamburgo, Alemanha, no estádio Volksparkstadion, casa do já campeão da Champions, o Hamburgo SV.


Outra novidade no clube ucraniano também está na área técnica, com o técnico neerlandês Patrick van Leeuwen que irá comandar um clube na fase de grupos da Champions League pela primeira vez.


Mikel Arteta (Arsenal), Imanol Alguacil (Real Sociedad), José Luis Mendilibar (Sevilla) e Gerhard Struber (RB Salzburg) são técnicos que também irão comandar uma equipe na Champions League pela primeira vez e que possuem experiência de disputar pelo menos a Europa League.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page