google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

AMG Cup - Automobilismo Nacional para todos

Com a criação de novas categorias nacionais, o automobilismo fica torna-se mais popular entre o público e volta a ser, aos poucos, uma paixão nacional.


AMG Cup chega para trazer mais gente para dentro dos autódromos. - Imagens: AMG cup


Começar no automobilismo tem várias formas e caminhos. Tem quem prefira iniciar a carreira por meio do Kartismo, tem quem parta direto para os Formulas (monospostos) e tem quem recorra aos campeonatos regionais de Turismo (que tem carros de rua como base) para ingressar no mundo das corridas. Esse último é, sem dúvida, o caminho mais barato para quem quer se tornar um piloto.


Nessas categorias temos carros preparados para pista, mas que foram criados em cima de carros de rua, geralmente com diferenças de suspensão, motores mais fortes e também interior depenado (para alívio de peso) e com reforços estruturais. Existem diversas categorias, como "Campeonato de Marcas e Pilotos", "Nascar Brasil", "Old Stock" e "Stock Car" - a mais famosa delas - mas uma dessas categorias tem se destacado no cenário do automobilismo nacional, e é sobre ela que falaremos hoje: A AMG Cup.



A categoria tem como premissa trazer o público para acompanhar o automobilismo nacional de forma mais democrática, oferecendo corridas de nível internacional com arquibancadas livres para o público visitar. Neste mesmo evento, outras categorias dividem espaço com a copa monomarca baseada nos Mercedes, mas 90% do público está lá para conhecer a AMG.


A copa conta com 9 etapas, divididas entre 3 autódromos - Interlagos (São Paulo), VeloCitta (Mogi Guaçu) e Goiânia (Goiás), e nós do Dimensão Esportiva acompanhamos de perto - bem perto - a segunda etapa, que foi sediada no autódromo de Interlagos. A experiência de imersão na modalidade já começa no próprio portão 7 (entrada principal do autódromo), com carros da categoria te 'esperando' logo no estacionamento, junto de inúmeras propagandas da empresa de ônibus Sambaíba, patrocinadora Master da categoria, que também foi a responsável por trazer toda a estrutura da corrida pro Brasil, junto à Mercedes-AMG do Brasil.


Arquibancadas são próximas da pista. - Imagem: Acervo Pessoal

Nas arquibancadas - estrategicamente localizadas em frente à reta principal, é possível ver as equipes mexendo nos carros, assim como os pilotos andando no Paddock, fazendo com que nós, espectadores, tenhamos a impressão de que fazemos parte desse mundo, e de que temos uma conexão com esse cenário todo. Entre arquibancadas e Paddock, só uma coisa separa esses dois mundos: a pista e os carros.


Os carros são divididos em 2 subcategorias: CLA 45 AMG e C300 - nomes de modelos da Mercedes - a primeira é a categoria mais potente e rápida, e a segunda é a divisão de entrada pra copa. Na CLA, os 17 pilotos contam com carros com tração nas 4 rodas e motores 2.0 de até 380cv, enquanto na C300, os 18 pilotos contam também com motores 2.0, mas com até 180cv e tração apenas nas rodas traseiras.


Todos os carros correm ao mesmo tempo - Imagens: Divulgação/ Instagram @amgcupbrasil

E se você acha que os pilotos correm em horários diferentes, você está enganado. Ambas as divisões correm ao mesmo tempo, divididos em 2 pelotões, mas largando ao mesmo tempo e dividindo o mesmo espaço. As CLA's, por terem mais força, chegam a dar mais de uma volta em torno da outra categoria, e as etapas seguem a seguinte regra: a corrida termina com 12 voltas ou 30 minutos, o que ocorrer primeiro. No mesmo dia, 2 corridas são realizadas: as 9h da manhã e ao Meio dia.


Durante as disputas, é possível acompanhar os carros próximo à grade do autodrómo (quando passam na reta) ou pelo telão instalado no Paddock do outro lado da pista (pra quando estiverem do outro lado do circuito).


Durante as baterias, era notável o número de espectadores que estavam lá por meio da indicação do Youtuber automotivo Lucas Fontana, do canal AutoSuper (fenômeno do cenário automotivo, que junto com o outro apresentador/fundador, Filipe Bueno, conquistaram mais de 1 milhão de seguidores no Youtube), que corre na divisão C300 e ostenta as cores vermelha e preta no design do seu carro, arrastando seus seguidores para interlagos para vê-lo - inclusive eu, que escrevo este texto estava torcendo por ele, mas infelizmente seu carro deu problema e ele teve um desempenho abaixo do esperado.


Lucas e a AutoSuper contribuem para a divulgação da categoria. - Imagens: Divulgação/ AMG Cup


E é nesse aspecto que a categoria tende a se fortalecer e crescer mais dentro do cenário das competições nacionais: esses influenciadores que trazem o público para dentro do autódromo e incentivam os espectadores para inclusive experimentarem um dia de TrackDay (dia de pista livre, onde se paga determinado valor para andar com seu próprio carro no autódromo ou em Kartódromos, como o Kartódromo de Aldeia da Serra), ao invés de mostrar corridas ilegais de rua.


Considerando a grande quantidade de pessoas em um domingo frio pela manhã, em uma localização distante da maior parte dos bairros de São Paulo, a categoria faz sucesso, e tende a crescer mais e mais com a ajuda de Youtubers e da divulgação em massa da empresa que detém o patrocínio master. E para aumentar a popularidade, o canal da AutoSuper, assim como a Rádio Jovem Pan e a Band Sports transmitem as corridas via rádio e internet.


E se você, assim como eu, quer acompanhar a categoria de perto, a próxima etapa será nos dias 17 e 18 de Junho de 2023, no autódromo de Interlagos, ou se você for de outra cidade/estado, acompanhe pelo Instagram do Dimensão Esportiva (@dimensao.esportiva) ou pelos canais de Youtube da AutoSuper, Jovem Pan e Band Sports. A agenda da categoria você confere abaixo.






11 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page