google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Os 5 melhores quarterbacks da temporada da NFL

Joe Burrow, Josh Allen, Jalen Hurts e Lamar Jackson não estão por aqui. A temporada da NFL começou de um jeito imprevisível, com quarterbacks surpreendendo tanto positivamente, quanto negativamente. Trago aqui o meu TOP 5 da temporada regular até a semana 3.


Quarterbacks NFL
Imagem: Reprodução/NBC Bay Area

Menção honrosa

Kirk Cousins escorregou contra o Tampa Bay Buccaneers na estreia, foram três turnovers bastante evitáveis que lhe custou a vitória deste jogo. Esse foi um fator determinante para ele não fazer parte do TOP 5, seus erros comprometeram a vitória dos Vikings contra os Buccs, que era vista como garantida. Mas em compensação, Cousins fez uma grande pártida contra os Eagles sendo o segundo QB com mais jardas passadas (708) e liderando a liga em touchdowns ao lado de Jordan Love (6). Seu passer rating também é o segundo melhor, 114.2. A campanha 0-2 e os erros contra Tampa Bay, o deixam de fora dessa lista. Mas tudo pode mudar.


5. Brock Purdy

Esse texto está sendo publicado na sexta-feira, pós-Thursday Night Football entre Giants e 49ers. Com isso, Purdy possui um jogo a mais do que os demais quarterbacks. Mas essa vantagem não será contabilizada aqui, as estatísticas serão separados.


Purdy vem sendo um quarterback bem sólido e consistente. Seus números persistem em bons patamares. O quarterback dos 49ers encaixou muito bem no sistema de Kyle Shanahan, o jogo de passes curtos e ganho de jardas após a recepção, o típico West Coast Offense de Bill Walsh. Em nenhum jogo este ano ele ficou abaixo das 200 jardas, com uma porcentagem de acerto dos passes de 66.7% nas semanas 1 e 2 e 67.6% na semana 3. Purdy ainda não foi interceptado e tem demonstrado uma boa leitura de defesas. Quando pressionado sabe soltar a bola rápido e em muitos casos encontrou recebedores em janelas curtas nessas situações.


4. Jordan Love

O quarterback do Green Bay Packers fez um excelente jogo de abertura contra o Chicago Bears - chegando a ter rating perfeito em dado momento da partida - e teve um bom jogo contra o Atlanta Falcons. Como dito anteriormente, Love é líder em touchdowns e, em passer rating, Kirk Cousins só não é o primeiro porque Jordan Love ocupa o posto com 118.8. Analisando o jogo contra Atlanta, que pode ser para alguns um fator negativo, Jordan Love jogou sem os dois melhores OLs de Green Bay (David Bakhtiari e Elgton Jenkins), sem Aaron Jones e sem o principal recebedor da equipe, Christian Watson.


Jordan Love passou para 6 touchdowns e nenhuma interceptação em dois jogos. No geral, ele faz uma boa temporada, ainda mais se levarmos em consideração a falta de ajuda ofensiva.


3. Jared Goff

Quem diria que encontraríamos Jared Goff por aqui? Pois bem , ele é um dos quarterbacks com melhores números na liga, nas principais estatísticas ele é um TOP 5, veja só: quinto em jardas totais (576), quarto em touchdowns (4), terceiro em passer rating (109.0) e segundo em jardas por tentativa (8.2). Ao ser interceptado no jogo contra os Seahawks, Jared Goff encerrou uma sequência de 383 tentativas de passe consecutivas sem ser interceptado, a terceira maior da história da NFL. É um quarterback com bons números! Contra Kansas City ele fez um ótimo trabalho e contra Seattle também.


Seu desempenho no elenco do Detroit Lions vem melhorando e com o passar do tempo ele vem se estabelecendo muito bem na franquia. Nos últimos 9 jogos, ele teve um passer rating superior a 85, feito este que nenhum quarterback na história do Detroit Lions chegou a realizar.


2. Patrick Mahomes

O que impressiona no Patrick Mahomes é a capacidade de se virar com pouco. Seu corpo de recebedores é bastante limitado para além do Kelce (que não jogou na semana 1), o jogo corrido não está sendo bem dividido com o quarterback e mesmo assim ele compete os jogos com grandeza. Contra Jacksonville, seu desempenho de 305 jardas e 2 touchdowns foi crucial para a vitória, pois a defesa dos Chiefs estava segurando o ataque dos Jags e o ataque precisava tomar as rédeas do jogo.


Kadarius Toney, Skyy Moore, Rasheem Rice e Marquez Valdes-Scantling estão muito longe de ser um bom corpo de recebedores (vimos isso muito bem no TNF contra Detroit), tanto que são os segundos com mais drops na NFL. Além disso, Mahomes tomou 9 knockdowns, o quarto maior, isso revela uma dificuldade de proteção. Mesmo assim, em meio a tudo isso e em dois jogos contra equipes fortes, Mahomes limitou os Chiefs a uma derrota por um ponto na estreia e venceu o Jacksonville Jaguars na semana 2. Totalizando 531 jardas e 4 touchdowns.



1. Tua Tagovailoa

Líder do melhor ataque da NFL, cada vez mais a dupla com Tyreek Hill vem se tornando formidável. Ele lidera a NFL em jardas passadas, são 715, que em média dão aproximadamente 357 por jogo (foram 466 contra os Chargers e 259 contra os Patriots). E também é o líder em jardas por tentativa, com 9.5. Esse é um grande início de temporada. Se Tua Tagovailoa sustentar uma média de 350 jardas por jogo (o que é absurdo) e permanecer saudável para toda a temporada, passará o recorde de Peyton Manning de mais jardas passadas em uma única temporada (5,477 em 2013). Estou dizendo que isso vai acontecer? Não, não estou. É algo muito improvável. Mas é um dado que escancara a enorme produção do quarterback neste início de temporada.


Mike McDaniel, o corpo de recebedores e claro, Tua Tagovailoa, formaram o ataque mais explosivo da temporada até aqui, com 462.5 jardas de média por partida. Isso é mais de 135 jardas acima da média da liga. A importância de Tua aparece quando vemos que ele lidera a NFL em porcentagem de passes que resultaram em first downs, são 50.7% dos passes. Um quarterback que está fazendo um incrível início de temporada.


Este é o meu TOP 5 quarterbacks da temporada regular da NFL até aqui (semana 2/3). Em breve escreverei outro texto como este e espero que o cenário esteja completamente diferente do que vimos até aqui.


80 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page