google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-5142149462024594, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Blog do Renan #02: Entendendo o beisebol - Posições



No segundo episódio da série de matérias sobre o beisebol que lançamos aqui no Dimensão Esportiva, abordarei sobre as posições do esporte. Buscaremos entender quais são as funções que compõem as equipes e analisaremos qual a importância de cada uma.


Para entender o básico das posições do esporte, é fundamental compreender como funciona a dinâmica do beisebol. Assim como o Futebol Americano, se trata de uma modalidade com inúmeras pausas. Já que um jogo de baseball não possui tempo de duração, o confronto é divido em innings (entradas), com a bola sendo colocada em jogo pelo arremessador.

Posições do beisebol


  • Hitter (Rebatedor):

Considerada mais uma função que uma posição, o rebatedor tem como função enfrentar o arremessador durante as entradas da partida. A rebatida, principal ferramenta de um hitter, tem a finalidade de gerar pontos para o time. O rebatedor só age durante o momento de ataque de sua equipe.

  • Pitcher (Arremessador):

Função principal no ato de defender, o arremessador é o principal componente defensivo de uma equipe. Se o pitcher tem um jogo perfeito (quando o arremessador não cede rebatidas para os rebatedores adversários e não permite avanços de bases), logicamente a equipe contrária não pontua. Em alguns casos o arremessador participa da partida, auxiliando nas eliminações da equipe rival e dando cobertura para o home plate (quarta base). Para entender sobre os recursos de um arremessador, visite a primeira matéria da série.


  • Catcher (recebedor ou catador)

O jogador agachado atrás do rebatedor é chamado de catcher. Membro do time que defende, ele possui grande sintonia com o arremessador, determinando estratégias e até mesmo, qual o arremesso deve ser executado. O recebedor não fica apenas limitado à sintonia com o pitcher, podendo cobrir bases e realizar eliminações em jogadas de velocidade.



  • First Baseman (Primeira base)/ Second Baseman (Segunda base)/ Third Baseman (Terceira base) Como o nome já diz, se trata das posições relacionadas a cada base. Cada uma dessas funções busca guardar a sua respectiva base e auxiliar nas eliminações. Nota-se que cada baseman geralmente atua com os pés em sua base, para adiantar qualquer ação.


  • Shortstop (Interbases)

Uma das posições mais complexas do baseball é o interbases, atuando entre a segunda e a terceira base, o shortstop tem como objetivo receber bolas da segunda base e corrigir falhas de cobertura, exigindo assim, um ótimo condicionamento físico e uma impecável precisão nos arremessos.




  • Left Fielder (Jardineiro esquerdo)

Os jardineiros são como vigias de determinados setores do campo, cada um zela por seu flanco e são responsáveis por executar eliminações e até mesmo impedir home runs.


  • Right Fielder (Jardineiro direito)

Detém a mesma função dos outros jardineiros, especificamente é responsável pela zona oeste do campo e também tem como responsabilidade auxiliar nas eliminações e evitar corridas.


  • Center Fielder (Jardineiro central)

Outra posição de grande responsabilidade, o jardineiro central é responsável pela maior área no momento de uma rebatida. Precisa ter bom tempo de bola, velocidade e muita visão de jogo.


  • Rebatedor Designado

Chegamos à posição mais debatida do esporte. O rebatedor designado ou designated hitter é para aquele jogador que tem como principal qualidade suas habilidades como rebatedor. Na MLB (Liga Americana de Beisebol), o rebatedor designado é utilizado apenas na Liga Americana, já os times da Liga Nacional devem ceder à regra quando são visitantes em encontros com times da Liga Americana.


Continua...

33 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page